‘As tecnologias de comunicação no cotidiano de famílias rurais: (re)configuração de uma ruralidade’

18 de junho de 2019

Foi lançado no último dia 12 de junho o livro “As tecnologias de comunicação no cotidiano de famílias rurais: (re)configuração de uma ruralidade” (UNISC), que apresenta os resultados de pesquisa coordenada por Ana Carolina Escosteguy e Ângela Cristina Trevisan Felippi.

A investigação, realizada no município gaúcho de Vale do Sol, buscou compreender os usos de mídias tradicionais, tais como rádio e televisão, e de novas mídias, como telefone celular e computador, artefatos onipresentes na vida contemporânea, não só da cidade como do campo.

No livro, são abordados temas sociais importantes em torno das mídias, a exemplo da questão de gênero. Naquele contexto familiar, os pesquisadores notaram que as mulheres têm um papel central na aquisição das tecnologias de comunicação; porém, o manejo delas, especialmente do computador, da internet e dos smartphones, é intermediado pelos filhos, netos e maridos.

A pesquisa foi desenvolvida por investigadores da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), das áreas de Comunicação e Desenvolvimento Regional. O estudo teve financiamento do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

A versão e-book está disponível para download gratuito no site da editora UNISC.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br