JAN RIJKENBERG FAZ CONFERÊNCIA NO CENTRO CULTURAL DA INTERCOM

O professor professor Jan Rijkenberg fez, no dia 27 de novembro, a conferência “Comunicação na Holanda e perspectiva com o Brasil”. Fundador da Be as you are (Bsur) - Agências, o pesquisador é membro do conselho da Escola de Negócios Internacionais de Amsterdam da HvA, professor de pós-graduação na Universidade de Groningen e TU Delft e regularmente escreve artigos sobre inovação em marketing e comunicação em publicações nacionais e internacionais. É, também, autor do livro Concepting, um best-seller em literatura de marketing e comunicação.


MEMÓRIA AFETIVA DA CULTURA POPULAR

A VI Jornada Beltraniana aconteceu no dia 8 de agosto. Além do debate científico sobre as contribuições beltranianas para os estudos acadêmicos do campo da comunicação, o evento celebrou o 99º aniversário de nascimento de Luiz Beltrão.

A primeira mesa-redonda do evento contou com a participação de Cremilda Medina, professora e pesquisadora do PPGCOM (ECA/USP) e PROLAM (USP), que assim como Luiz Beltrão vivenciou os primeiros passos dos estudos da comunicação no Brasil. Também participaram os professores Marcos Zibordi e Elinaldo Meira, que trabalham as narrativas visuais urbanas da contemporaneidade. A mediação foi feita pela professora Monica Martinez.

Na segunda mesa-redonda, os professores Jorge Miklos e Agnes Arruda debateram a “metamorfose urbana dos processos sociais, religiosos e comunicacionais. Uma devoção e expressão que se configuram como um pagamento de promessa cultural e de vida”. Estiveram presentes, também, o grafiteiro Chuck, Alexsando Santos, que fez uma análise pessoal e coletiva sobre o movimento dos grafiteiros em São Paulo, e a mediadora Cristina Schmidt.



INTERCOM PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE ALTERNATIVAS À MÍDIA TRADICIONAL

Em sua primeira edição, o Seminário Temático Intercom/Novas Mídias tratou do tema “Alternativas à mídia tradicional”, no dia 24 de março, no Centro Cultural José Marques de Melo, em São Paulo. O encontro, coordenado pelo diretor Editorial da Intercom, Felipe Pena, foi resultado de uma parceria firmada entre a entidade e diferentes atores no cenário de produção midiática alternativa, no intuito de proporcionar uma maior integração entre a academia e os profissionais de instituições e coletivos. Participaram: Mino Carta, da Carta Capital; Luis Nassif, do Jornal GGN; Paulo Henrique Amorim, do Conversa Afiada; Kiko Nogueira, do DCM; Felipe Altenfelder, da Mídia Ninja; Miguel do Rosário, de O Cafezinho; André Miguez, do coletivo O Mariachi; e Vinícius Souza, do coletivo Jornalistas Livres.


INTERCOM PROMOVE SEMINÁRIO “ARAUTOS DA TELEVISÃO BRASILEIRA”


A Intercom e o Curso de Rádio, TV e Internet da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da UMESP promoveram, no dia 4 de março, o seminário “Arautos da Televisão Brasileira”. Realizado no Centro Cultural Marques de Melo, em Pinheiros, o evento contou com palestras e debates sobre a história da TV no país e a contribuição de Silvio Santos a esse meio de comunicação.

Sônia Jaconi, diretora da Intercom e uma das coordenadoras do seminário, relata que, na abertura, “Marcelo Briseno, coordenador do curso de RTVi da Universidade Metodista de São Paulo, deu boas-vindas aos alunos e falou sobre a importância do evento para a formação profissional deles. Anamaria Fadul, ex-presidente da Intercom, e eu apresentamos a entidade aos alunos de RTVi e os convidamos a participar das várias atividades que a Intercom oferece aos seus sócios e aos interessados em estudos da Comunicação, ao longo do ano. Em seguida, o professor e pesquisador Antonio de Andrade (UMESP) compartilhou seu vasto conhecimento sobre a história da TV brasileira, exibindo imagens raras de seu arquivo pessoal, e o professor Rodolfo Bonventti (UMESP), outro grande pesquisador da TV brasileira, falou sobre a história do SBT e de Silvio Santos”.

Durante o encontro, os alunos participaram ativamente das palestras. Ao final, foi feita uma visita à exposição em homenagem a Silvio Santos, em cartaz no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. O comunicador tem 86 anos e estreou seu primeiro programa em TV há mais de cinco décadas.


LIVRO REÚNE ANÁLISES DE TEXTOS DE LUIZ BELTRÃO

Foi lançado no dia 2 de fevereiro, no Centro Cultural Marques de Melo, o livro Mutações na Comunicação: ampliando as fronteiras do Jornalismo (Coedição Intercom/UMESP). Contando com a organização dos professores José Marques de Melo e Marli dos Santos, a obra reúne 22 textos de Luiz Beltrão, jornalista e pesquisador pioneiro em Comunicação no Brasil, analisados por pesquisadores de várias instituições brasileiras. O livro traz contribuições acerca do pensamento do autor no cenário de transformações que o mundo e o Brasil vivenciaram durante as décadas de 1960, 70 e 80, revelando um rico universo e ampliando as fronteiras na pesquisa e na prática da comunicação e do jornalismo no passado e no presente.


Entre os eventos realizados no Centro Cultural Marques de Melo em 2016, destacam-se:

Junho

Comunicação rumo à sustentabilidade

Um Café Intercom foi realizado com o tema “Diálogos: o lugar da comunicação rumo à sustentabilidade”. No encontro, promovido em parceria com o Instituto Communità, discutiram-se questões como modelos de desenvolvimento e conciliação de interesses econômicos com demandas sociais e ambientais, além do papel do comunicador frente aos desafios impostos pela sustentabilidade.

Estiveram no debate Backer Ribeiro, diretor do Instituto Communità; Dal Marcondes, jornalista e presidente do Instituto Envolverde; Eliel Cardoso, gerente de Marketing Institucional da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo; e Vivian Paes Barreto, consultora especialista em sustentabilidade e responsabilidade social.

Palestra de Massimo Ragnedda

O pesquisador italiano Massimo Ragnedda tratou, em sua palestra, do tema “Desigualdades sociais já existentes são reproduzidas e reforçadas online?”. No encontro, promovido pelo Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura, o pesquisador lembrou que, em relação às desigualdades digitais, a discussão não deve se concentrar apenas nos aspectos econômicos, mas também no que diz respeito a prestígio e pertencimento, pois, como na "vida real", a estratificação social na esfera digital é o resultado da interação dos três fatores.



Agosto

Atualidade e Vigor do Pensamento de Luiz Beltrão

• A 5ª Jornada Beltranianas teve como tema “Atualidade e Vigor do Pensamento de Luiz Beltrão”,. No evento, houve apresentaçõe sobre os temas "Luiz Beltrão, um clássico brasileiro do jornalismo", com Sonia Jaconi e Antonio de Andrade; "Luiz Beltrão, o homem e o mito", com Marli dos Santos; "Luiz Beltrão, singular e plural", com Maria Cristina Gobbi; "Luiz Beltrão e o jornalismo", com Fátima Feliciano; "Folkcomunicação", com Iury Parente Aragão; e "A obra aberta de Luiz Beltrão", com Fátima Feliciano.


Setembro

III Encontro Internacional do Colégio de Brasilianistas da Comunicação

O III Encontro Internacional do Colégio de Brasilianistas da Comunicação foi realizado de 1 a 6 de setembro e teve como um de suas sedes o Centro Cultural Marques de Melo. Ao longo dos seis dias, houve diversas mesas de debate, que trataram de temas como “Conceitos e Métodos: Taxionomia, Periodização e Tipologia” e “Matrizes Brasileiras: Matriz Contemporânea”. No final do primeiro dia, o encontro foi encerrado com um sarau musical.


intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br