Diretoria da Intercom planeja ações para 2019

21 de dezembro de 2018

A atual Diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) se reuniu em dezembro para discutir o planejamento da entidade para 2019. As atividades planejadas têm o intuito de dar continuidade ao trabalho de fomento e consolidação da pesquisa em Ciências da Comunicação no Brasil. Algumas dessas ações são de mais longo prazo e irão para além de 2019.

Entre as decisões tomadas na reunião, está a manutenção dos valores de anuidade para os sócios e de inscrição para os congressos regionais e nacional da Intercom. Assim, não haverá reajuste em 2019, mantendo-se os valores praticados nos últimos cinco anos. A gestão planeja, ainda, a implantação de um sistema de recompensas para os sócios e a realização de uma nova campanha voltada a eles. E, para melhorar cada vez mais o relacionamento da Intercom com sua comunidade, deverão ser criados um portal de transparência e uma ouvidoria.

Também no que tange ao relacionamento e à comunicação da Intercom com seus sócios, o planejamento prevê dar seguimento ao trabalho nas redes sociais digitais, que, além de Facebook e Instagram, poderão incluir um perfil oficial na rede profissional LinkedIn. Outro projeto a ser elaborado e iniciado será um novo sistema digital, que seja mais amigável e agregador e que, futuramente, possibilite a criação de versão mobile e aplicativo. E o Projeto Memória, que busca recuperar a história da Intercom e registrar as realizações atuais, deverá ser retomado.

No esforço de contribuir para a formação de pesquisadores, profissionais, docentes e gestores, a Intercom também pretende passar a oferecer cursos de curta duração, a serem definidos de acordo com as demandas em cada região e eventuais parcerias firmadas.

Alguns itens da organização e do funcionamento da Intercom deverão ser atualizados no próximo ano, com a revisão do Estatuto e a elaboração de um Regimento da entidade. Também serão feitas a revisão e atualização do Regulamento da Expocom, o que deve ser finalizado antes do início das inscrições. A Intercom pretende, ainda, empreender uma revisão de seu Conselho Editorial.

CONGRESSOS INTERCOM

Os congressos regionais e o congresso nacional da Intercom, cujos locais já haviam sido definidos anteriormente por meio de votação, também terão novidades. A Intercom planeja instituir troféus para as instituições anfitriãs, como forma de reconhecer seu empenho na organização dos congressos.

Em 2019, um evento internacional bilateral será realizado pela primeira vez em um congresso regional: o Colóquio Brasil-Argentina fará parte da programação do Intercom Sul, em uma ação-piloto que testará a viabilidade dessa ideia. O congresso nacional será mais uma vez palco do Colóquio Latino-Americano, mas provavelmente com um diferencial: aproveitando que a 42ª edição do congresso ocorrerá na região Norte, o colóquio se voltará a pesquisas e questões da região panamazônica.

Como já é tradição, o livro do congresso nacional de 2018 e o e-book do Intercom Júnior 2018 serão produzidos ao longo do ano para serem lançados em setembro de 2019, durante o nacional.

Confira os locais e as datas dos seis congressos da Intercom em 2019:


CONGRESSO

DATA

LOCAL

Intercom Centro-Oeste

22 a 24/05/2019

Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia

Intercom Nordeste

30/05 a 01/06/2019

Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís

Intercom Sudeste

03 a 05/06/2019

Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória

Intercom Sul

20 a 22/06/2019

UniRitter, Porto Alegre

Intercom Norte

24 a 26/06/2019

Universidade Federal do Amazonas (Ufam), campus Parintins

42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019)

02 a 07/09/2019

Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém


Acompanhe as novidades e a implementação do planejamento 2019 no JORNAL INTERCOM e nas redes sociais oficiais da Intercom.

Facebook

Instagram

YouTube

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br