GP Ficção Seriada


Ementa

O Grupo de Pesquisa Ficção Seriada propõe a reunião de pesquisadores interessados em discutir, a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas do Campo da Comunicação, os diversos aspectos que envolvem a produção, circulação e consumo da ficção seriada em seus diferentes formatos (telenovelas, séries, seriados, minisséries e demais produções teledramatúrgicas, similares ou aparentadas, com conteúdo predominantemente ficcional), incluindo assuntos emergentes no campo dos estudos das narrativas ficcionais, como a convergência midiática, a transmidiação e os estudos de fãs. Este Grupo de Pesquisa tem por objetivo dar continuidade ao intercâmbio e debate entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, ampliando, socializando e difundindo o conhecimento sobre as produções ficcionais televisivas que constituem parte substancial da programação das emissoras de TV.

Coordenadora: Fernanda Castilho (USP/FATEC/UFSCar)

Pós-doutoranda na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professora do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (FATEC) e do curso Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutora e Mestre pela Universidade de Coimbra (Portugal). Graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela PUC Campinas. Pesquisadora do Centro de Estudos de Telenovela da ECA-USP (CETVN) e do Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva OBITEL. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em narrativas de ficção e não-ficção, atuando principalmente nos seguintes temas: ficção televisiva, telenovela, narrativas transmídia, consumos digitais, práticas digitais estudantis, representação e minorias.

Vice-coordenadora: Clarice Greco (UNIP)

Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista (Unip). Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), mestre pela mesma Instituição. Graduação em Publicidade e Propaganda pela PucMinas. Pesquisadora do Centro de Estudos de Telenovela da ECA-USP (CETVN) e do Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva OBITEL. Vice-coordenadora do grupo Obitel Brasil- USP. Principais áreas: comunicação, com ênfase em cultura, ficção televisiva, crítica televisiva, telenovela, qualidade na televisão e estudos de fãs.

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h



Coordenação : Ana Paula Goulart Ribeiro
Edição : Cláudio Ornellas

intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA