GP Geografias da Comunicação


Ementa

O objetivo do grupo é instituir espaço para a circulação de produção científica interdisciplinar, debater os conceitos que permeiam o campo e divulgar trabalhos de pesquisadores vinculados principalmente às áreas de comunicação e de geografia. Inclui estudos relativos a: espaços; comunicação local, regional, internacional e intercultural; fronteiras midiáticas; comunidades em redes; diáspora e mídia; geografia humana e estudos de mídia. Privilegia análises de meios de comunicação públicos e privados; pesquisas comparadas de sistemas e grupos midiáticos; legislação de mídia e aspectos da convergência multimídia. Pretende contribuir para o referencial teórico do campo identificado como geografias da comunicação – hoje centrado em países da Europa e nos Estados Unidos – e agregar pesquisadores interessados em gerar conhecimento nesse eixo temático para que o mesmo seja fortalecido com a apresentação regular de trabalhos em eventos no Brasil e no exterior.

Coordenadora: Daniela Cristiane Ota (UFMT)

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) em 2006. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem experiência na área de Jornalismo, com ênfase em rádio, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, radiojornalismo, produção radiofônica e fronteiras. Desenvolve pesquisas sobre rádios de fronteira, especificamente em Mato Grosso do Sul na divisa com o Paraguai e com a Bolívia. Diretora Intercom Centro-Oeste, mandato 2015-2017. Membro do Conselho Administrativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), mandato 2015-2017.

Vice-coordenadora: Roberta Brandalise (FCL)

Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). É jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atua principalmente nas áreas de ensino e pesquisa. De 2004 a 2009, foi professora conferencista do Centro de Comunicações e Artes (CCA), da ECA/USP. Entre 2012 e 2013, foi orientadora no curso de especialização Mídias na Educação, oferecido pelo Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da ECA/USP e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na Faculdade Cásper Líbero (FCL), é professora dos cursos de graduação e pós-graduação e atua especialmente na área de Metodologia e Teorias da Comunicação. Estuda a participação da televisão brasileira nas relações sociais e culturais que se dão entre brasileiros e outros povos latino-americanos, em regiões de contato intercultural como as fronteiras entre países. Atenta para as aproximações entre a Antropologia Cultural e Visual, a Sociologia da Cultura, a Educação e os Estudos Culturais Britânicos e Latino-Americanos no campo da Comunicação. Orienta pesquisas que são engendradas nas interfaces entre comunicação e cultura, comunicação e consumo, e comunicação e educação. Investiga as relações de poder na formação discursiva das narrativas midiáticas de gêneros variados e nos processos de recepção; a inter-relação entre as representações sociais e as midiáticas; a articulação de identidades culturais na mídia; a manutenção e a ruptura de estereótipos e preconceitos nos diversos produtos midiáticos.

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h



Coordenação : Ana Paula Goulart Ribeiro
Edição : Cláudio Ornellas

intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA