GP Rádio e Mídia Sonora


Ementa

Abrange estudos, dentro de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, a respeito do rádio – em suas manifestações comercial, estatal e pública, incluindo abordagens educativas e comunitárias – e de outras mídias sonoras, preocupando-se com aspectos como a teoria, a linguagem, as técnicas, o mercado, a história, a ética, a arte, a programação, a produção, a recepção, a experimentação e os conteúdos de jornalismo, publicitários e de entretenimento. Compreende, ainda, pesquisas a respeito da música como manifestação comunicativa, da fonografia e das diversas formas de utilização do áudio em ambientes multimídia ou não, trabalhando as questões da sonoridade em sua ampla gama de manifestações como fenômeno comunicacional.

Coordenadora: Valci Regina Mousquer Zuculoto (UFSC)

Professora dos Cursos de Graduação e Pós Graduação em Jornalismo da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, jornalista graduada (UFRGS), doutora em Comunicação (PUCRS), pós doutora (EcoPós UFRJ), coordenadora geral do Expocom, do GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom e do GT História da Mídia Sonora da Alcar - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia. Diretora da FENAJ- Federação Nacional dos Jornalistas e do Sindicato dos Jornalistas de SC, conselheira do FNPJ-Fórum Nacional de Professores de Jornalismo. É uma das líderes do GIRAFA Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio (registrado no CNPq) e coordena a webemissora Rádio Ponto UFSC. Já trabalhou em O Globo, Zero Hora, Isto É e Rádio Gaúcha. Foi diretora da FM Cultura de Porto Alegre. Autora dos livros “No Ar A história da notícia de rádio no Brasil” e “A programação de rádios públicas brasileiras”. Co-organizadora de "Teorias do Rádio - Textos e Contextos V. 2" e "Formação Superior em Jornalismo - Uma exigência que interessa à sociedade V. 2". Também é co-autora, com capítulos, de "Rádio e Pânico 2 - A Guerra dos Mundos 75 anos depois", "70 anos de radiojornalismo no Brasil", "Teorias do Rádio - Textos e Contextos-Volume 1" e "Rádio e Pânico - A Guerra dos Mundos 60 anos depois", dos e-books "E o rádio? Novos Horizontes Midiáticos" e "Midia Sonora em quatro dimensões", entre outras obras sobre rádio e jornalismo.

Vice-coordenador: Marcelo Kischinhevsky (UERJ)

Bacharel em Comunicação, habilitação em Jornalismo (1993), com Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), é professor do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ). Coordena o Laboratório de Áudio (AudioLab) e é também coordenador-adjunto do PPGCOM/UERJ. Lidera o Grupo de Pesquisa (GP) Mediações e Interações Radiofônicas, listado no CNPq. Bolsista da FAPERJ (Prociência), é autor de "O rádio sem onda - Convergência digital e novos desafios na radiodifusão" (2007) e de diversos artigos e capítulos de livro, individuais e em parceria, além de co-organizador das coletâneas "Políticas públicas e pluralidade na comunicação e na cultura" (2013) e "Horizontes do Jornalismo: Formação superior, perspectivas teóricas e novas práticas profissionais" (2011).

Vice-coordenadora: Debora Cristina Lopez (UFOP)

É doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2009), mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005) e possui graduação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1998). É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e colaboradora do curso de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. É professora adjunta do curso de Jornalismo da UFOP. Coordena o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor). É editora da Revista Rádio-Leituras. Recebeu o Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo, promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), na Categoria Doutorado, na edição 2010. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Radiodifusão, atuando principalmente nos seguintes temas: radiojornalismo, convergência, teorias do jornalismo, ética na comunicação e tecnologia da informaçáo. Já atuou no jornalismo impresso, radiofônico e televisivo.

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h



Coordenação : Ana Paula Goulart Ribeiro
Edição : Cláudio Ornellas

intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA