O Intercom Júnior é um espaço acadêmico criado para acolher trabalhos de estudantes de graduação em Comunicação e também de recém-graduados (até um ano após a conclusão do curso). A atividade se dá em dois momentos distintos ao longo de cada ano: no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) e nos congressos regionais da entidade.

Os acadêmicos podem apresentar pesquisas derivadas de projetos de iniciação científica, de trabalhos de conclusão de curso (TCC), discussões teórico-práticas oriundas de ações de extensão e artigos finais de disciplinas cursadas na graduação, entre outras. Os trabalhos devem ser inscritos, tanto nos congressos regionais quanto no nacional, seguindo as divisões temáticas (DTs) e suas ementas, estabelecidas também para os grupos de pesquisa.

INSCRIÇÕES E AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

Para participar do Intercom Júnior, os graduandos e recém-graduados devem, após o pagamento da taxa e a efetivação da inscrição, submeter seus trabalhos à apreciação no site dos congressos regionais e nacional. Os papers devem ter entre dez e quinze páginas e seguir as normas de formatação e o template do congresso, também disponíveis nos sites de cada evento e da Intercom.

Após a inscrição, o trabalho passará pela avaliação de um comitê científico, formado por professores-pesquisadores sócios da Intercom, sob a coordenação de cada divisão temática ligada ao Intercom Júnior.

Ressalta-se que o objetivo do Intercom Júnior é o estímulo à atividade de pesquisa ainda na graduação, para formação de jovens pesquisadores. Assim, a avaliação dos trabalhos terá caráter formativo e os pareceres estarão voltados para o aprimoramento das pesquisas.

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS NOS CONGRESSOS

Depois de aprovado pelo comitê científico, o trabalho deverá ser apresentado oralmente no congresso em que foi inscrito. Essa apresentação seguirá o tempo estabelecido pelo coordenador da atividade (15 minutos), bem como a ordem divulgada previamente no site do congresso. A divisão, dentro das DTs, se dará pela afinidade entre as temáticas dos trabalhos inscritos, formando-se, assim, mesas de discussão e trabalho.

Todas as mesas no congresso nacional serão acompanhadas pelo coordenador de cada DT do Intercom Junior - ou por pessoa que ele tenha designado, caso existam sessões simultâneas daquele grupo (IJ). Além dos coordenadores, participarão das mesas todos aquieles que apresentem trabalho e um ou dois professores-pesquisadores convidados pelo coordenador, de acordo com sua afinidade com a temática em discussão. Devem participar das sessões também os demais inscritos na DT determinada e os interessados na temática em debate inscritos no congresso.

Reitera-se a obrigatoriedade de apresentação do trabalho pelo autor ou por um dos coautores acadêmicos. Recomenda-se, ainda, a participação do professor-orientador, quando houver.

COORDENAÇÃO

O Intercom Júnior é coordenado pelo diretor científico adjunto, função ligada à diretoria científica da Intercom. No triênio 2014-2017, esses cargos são ocupados pelas professoras-pesquisadoras Iluska Coutinho (iluskac@globo.com), diretora científica, e Ariane Pereira Fernandes (ariane_carla@uol.com.br), diretora científica adjunta e coordenadora geral do Intercom Júnior

Cabe à diretoria científica designar, com aprovação da diretoria executiva, os coordenadores de cada DTs ligada ao Intercom Júnior no período de sua gestão. No momento, as atividades são coordenadas pelos seguintes professores-pesquisadores, todos doutores e sócios da Intercom.

  • IJ 1 - Jornalismo - Coordenadores: Patrícia D'Abreu (UFRJ) e Hendryo André (UFSC);
  • IJ 2 - Publicidade e Propaganda - Coordenadora: Iris Tomita (Unicentro);
  • IJ 3 - Relações Públicas e Comunicação Organizacional - Coordenadora: Simone Tuzzo (UFG);
  • IJ 4 - Comunicação Audiovisual - Coordenador: Jorge Felz (UFJF);
  • IJ 5 - Multimídia - Coordenador: Francisco Machado Filho (Unesp);
  • IJ 6 - Interfaces Comunicacionais - Coordenadora: Lígia Lana (PUC-Rio);
  • IJ 7 - Comunicação, Espaço e Cidadania - Coordenadora: Patrícia Saldanha (UFF);
  • IJ 8 - Estudos Interdisciplinares - Coordenadora: Vanessa Maia (UFSJ).

Aos coordenadores do Intercom Júnior cabe também a responsabilidade de avaliar as atividades realizadas ao longo do congresso nacional e dar apoio à avaliação, à formação das mesas e às atividades concernentes ao IJ nos encontros regionais.

E-book ANUAL DA INTERCOM JÚNIOR

Os trabalhos apresentados nas sessões especiais das redes de pesquisa das DTs/IJs, depois de reformulados a partir das discussões empreendidas durante a apresentação no congresso e aprovados pelo coordenador da IJ, serão publicados em e-book.

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h



Coordenação : Ana Paula Goulart Ribeiro
Edição : Cláudio Ornellas

intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA