Tema: Comunicação Guerra & Paz


III Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte
Data: 1 a 3 de maio de 2014
Local: UFPA - Belém - PA
Coordenação: Ataíde Malcher


VI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
Data: 15 a 17 de maio de 2014
Local: UFPB - João Pessoa - PB
Coordenação: Norma Meireles


XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste
Data: 8 a 10 de maio de 2014
Local: UCB - Águas Claras - DF
Coordenação: Angélica Cordova


XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
Data: 22 a 24 de maio de 2014
Local: UVV - Vila Velha - ES
Coordenação: Nazareth Pirola


V Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
Data: 8 a 10 de maio de 2014
Local: Unisul - Palhoça - SC
Coordenação: Daniela Germann

O tema de todos os Congressos da INTERCOM em 2014, que resume numa expressão Guerra & Paz a obra clássica de Liev Tolstói, serve de ponto de partida para que se produzam na área da Comunicação reflexões duradouras sobre o papel dos meios de comunicação em cenários contemporâneos marcados por violências reais e simbólicas e por um diálogo nem sempre possível com aqueles que designamos o outro.

O centenário da primeira grande guerra do século XX é pretexto não para comemorações, mas para o adensamento da perspectiva crítica fundamental nas práticas que realizamos e nos processos que estudamos no universo teórico da comunicação.

Cem anos depois da I Guerra Mundial, que colocou em cena a modernidade contraditória do início dos anos 1900, é um excelente momento para se discutir a centralidade da comunicação em cenários marcados por conturbações em contraposição a tempos de paz. O contexto dos anos 2014, cem anos depois da eclosão da I Guerra Mundial, abre caminho para se pensar – diante do transbordamento do emocional - o transito da comunicação para o intersubjetivo, a comunicação com (o) outro, entre diversas possibilidades reflexivas.

Por outro lado, o tema procura abordar também papéis e cenários da comunicação na sua relação com tempos conflituosos e, ao mesmo tempo, as suas estratégias narrativas. Diante da emergência de formatos e formas de comunicar no século XXI podemos refletir sobre a relação comunicação e movimentos sociais; comunicação e multidão; comunicação e urbanidades; comunicação e cenários de guerra. Guerras reais e simbólicas que se multiplicam pelas cidades contemporâneas, colocando a ação dos meios no centro da trama.

Por fim, a segunda década do século XXI traduz outros conflitos da pesquisa em comunicação. Depois de vários momentos conturbados de definição de seu objeto, de seu arcabouço teórico, do lugar epistemológico que ocupa, assiste-se, nesse momento, o acirramento do debate em torno do lugar teórico da comunicação. Nesse sentido a Comunicação também se apresenta em conflito.

Portanto, Guerra & Paz, o tema do Congresso da INTERCOM 2014 não deve ser entendido apenas como o momento privilegiado para se discutir uma temática marcada pela historicidade e pelas estratégias memoráveis. Se o centenário da I Grande Guerra é importante para se refletir sobre visualidades emergentes do século XX – novas formas de ver e produzir imagens a partir do acontecimento monstruoso do século XX, ao lado de narrativas que fixaram para o futuro conflitos do “século dos extremos”, colocando a comunicação num cenário de Guerra e Paz – por outro lado, serve de momento para se lançar não apenas de olhares para o passado, mas também para o presente.

Se, por um lado, o passado se transforma em metáfora de um tempo ausente para também tornar possível lembrar acontecimentos traumáticos ocorridos aonde terá lugar o Congresso de 2014, por outro lado permite refletir sobre diversas dimensões do contemporâneo.

A oportunidade de pensar o século XX e as perspectivas comunicacionais do século XXI, frente às transformações exponenciais de um mundo que também se define pela crise com o passado e pela incerteza do futuro, faz da temática da INTERCOM, em 2014, momento privilegiado para discutir inúmeras dimensões da comunicação ao longo do já conhecido século XX e do ainda desconhecido século XXI.

Como palavra final resta-nos desejar a todos um excelente momento para a reflexão do lugar aonde nos movemos, durante os dias em que irmanados em torno da temática da Guerra e da Paz produziremos construções duradouras no sentido da transformação do mundo em que vivemos num lugar marcado pela compreensão humana.

Marialva Barbosa
Vice-presidente da INTERCOM
Coordenadora dos Congressos Regionais da INTERCOM 2014


intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br