EMENTAS GRUPOS DE PESQUISA

Divisão Temática 1 - Jornalismo

Ementa: A especificidade dos fenômenos jornalísticos na cultura e na sociedade contemporâneas, em diferentes suportes e plataformas. Estudos teóricos, empíricos e/ou aplicados de jornalismo e seus meios. Jornalismo como vetor de desenvolvimento econômico e social. Evolução do Jornalismo e de seus produtos e mídias. Rotinas de produção e aspectos da produção jornalística em diversos meios. Linguagem jornalística - verbal, iconográfica, não-verbal, imagética. Produção e recepção da informação jornalística, e mudanças tecnológicas a elas associadas. Análise de coberturas. Gêneros jornalísticos. Jornalismo impresso. Telejornalismo. História do Jornalismo e da imprensa. Teorias do Jornalismo. Epistemologia do Jornalismo.

Palavras-chave: Jornalismo; Estudos de Jornalismo; Gêneros Jornalísticos; História do Jornalismo; História da Imprensa; Jornalismo Impresso; Telejornalismo; Jornalismo de Televisão; Webjornalismo; Teoria do Jornalismo.

1. GP Gêneros Jornalísticos

2. GP História do Jornalismo

3. GP Jornalismo Impresso

4. GP Teorias do Jornalismo

5. GP Telejornalismo


Divisão Temática 2 - Publicidade e Propaganda

Ementa: Publicidade como vetor do desenvolvimento econômico e social. Publicidade e propaganda como atividade técnica, profissional e de ensino. Publicidade como campo de atuação e de estudo das Ciências da Comunicação e das Ciências Humanas e Sociais. Teoria da publicidade e da propaganda. Publicidade e propaganda no composto de comunicação mercadológica. Publicidade e Propaganda como instrumento da comunicação de marketing integrado. Publicidade e novas tecnologias. Publicidade, Ética e Defesa do Consumidor.

Palavras-chave: Epistemologia da publicidade; Produção de sentido e discurso; Ensino em publicidade; tendências de consumo; Marcas; Estudos de recepção da marca; Tendências em publicidade.

6. GP Publicidade e Propaganda


Divisão Temática 3 - Relações Públicas e Comunicação Organizacional

Ementa: Processos de relacionamento entre públicos e organizações. Culturas organizacionais. Práticas comunicativas no ambiente interno das organizações. Relações Públicas e sociedade. Gestão da comunicação nas organizações. Aspectos teóricos das Relações Públicas. Práticas em Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Ensino de RP e Comunicação Organizacional.

Palavras-chave: Relações Públicas; Comunicação Organizacional; Gestão da/em Comunicação.

7. GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional


Divisão Temática 4 - Comunicação Audiovisual

Ementa: Estudo da Comunicação Audiovisual em suas múltiplas dimensões e em diferentes veículos, abarcando reflexões em torno das mídias e dos campos tradicionalmente classificados como audiovisuais: cinema, televisão, fotografia, rádio e outras mídias sonoras. Aspectos históricos, teóricos e metodológicos da Comunicação Audiovisual. Linguagens, técnicas, estética e questões éticas que envolvem a comunicação audiovisual.

Palavras-chave: audiovisual; cinema; televisão; vídeo; ficção seriada; fotografia; rádio; mídias sonoras.

8. GP Cinema

9. GP Estudos de Televisão e Televisualidades

10. GP Fotografia

11. GP Ficção Seriada

12. GP Rádio e Mídia Sonora


Divisão Temática 5 - Comunicação Multimídia

Ementa: Processos comunicacionais em sua dimensão multimídia. Práticas comunicacionais desenvolvidas em ambientes multimidiáticos e convergentes. Dimensão cultural da comunicação nesses ambientes multimídia. Estudos da comunicação em sua relação com a tecnologia. Tecnologia da palavra, da escrita, da imprensa e dos formatos digitais. Comunicação mediada por computador. Cibercultura. Processos de digitalização em diferentes mídias. Conteúdos digitais em seus múltiplos aspectos e interconexões com a questão comunicacional.

Palavras-chave: Multimídia; Tecnologias; Cultura Digital; Conteúdos Digitais; Convergência Tecnológica; Games.

13. GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas

14. GP Comunicação e Cultura Digital

15. GP Games


Divisão Temática 6 - Interfaces Comunicacionais

Ementa: Processos e práticas comunicacionais em sua interconexão com outras áreas de estudos e/ou de conhecimento. Dimensões teóricas e metodológicas dos estudos da comunicação e suas interfaces. Estudos empíricos e pesquisas aplicadas. Comunicação especializada. Aproximações entre comunicação e cultura.Processos constitutivos da comunicação em sua relação com a ciência, com a cognição, com a educação, com o esporte, com a política, com a saúde e com o meio ambiente, com a cultura de massa e cultura popular, entre outras possibilidades de diálogo interdisciplinar.

Palavras-chave: Interfaces Comunicacionais; Comunicação Especializada; Educação; Esporte; Ciência; Música; Meio Ambiente; Folkcomunicação; Saúde; Produção Editorial; Editoração.

16. GP Comunicação e Educação

17. GP Comunicação e Esporte

18. GP Comunicação e Culturas Urbanas

19. GP Comunicação, Música e Entretenimento

20. GP Folkcomunicação, Mídia e Interculturalidade

21. GP Produção Editorial


Divisão Temática 7 - Comunicação, Espaço e Cidadania

Ementa: Análise dos processos de comunicação em contextos rurais e urbanos no âmbito local, regional e internacional, frente à mundialização dos mercados e das culturas, na perspectiva da cidadania, do desenvolvimento e das geografias da comunicação. Estudo dos meios de comunicação tradicionais no domínio da sociedade informatizada. Os usos e apropriações das políticas públicas de desenvolvimento pelas culturas populares. As tecnologias da informação e comunicação na geografia e na organização dos movimentos sociais e na construção das identidades culturais. Estéticas e políticas de corpo e gênero.

Palavras-chave: culturas populares; tecnologias da informação e comunicação; cidadania; geografias da comunicação; desenvolvimento regional e local; estética; políticas de corpo; gêneros.

22. GP Comunicação para a Cidadania

23. GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local

24. GP Geografias da Comunicação

25. GP América Latina, Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais

26. GP Estéticas, Politicas do Corpo e Gêneros


Divisão Temática 8 - Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Ementa: Estudo da questão epistemológica da comunicação e da informação. Estudos dos processos de comunicação em suas diversas dimensões: a semiótica, a economia política, a informação, a cultura, a comunicação política. Teorias e correntes teóricas do pensamento comunicacional. Pesquisas em Comunicação de caráter interdisciplinar. A aproximação da Comunicação com outras áreas - Política, Economia, Linguística, Religião. Controle da mídia. Linguagem e comunicação.

Palavras-chave: Comunicação; Interdisciplinaridade; Ciência; Meio Ambiente; Sociedade; Cultura, cultura de massa e cultura popular; Liberdade de Expressão; Controle da mídia; Políticas e estratégias de comunicação; Semiótica; Teorias da Comunicação; Religião.

27. GP Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente

28. GP Comunicação, Imagem e Imaginários

29. GP Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão

30. GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura

31. GP Políticas e Estratégias de Comunicação

32. GP Semiótica da Comunicação

33. GP Teorias da Comunicação

34. GP Comunicação e Religião

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h


intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7557
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA



Horário de atendimento:
SOMENTE NA INTERCOM PINHEIROS