GP Folkcomunicação, Mídia e Interculturalidade


Ementa

O Grupo de Pesquisa se dedica ao estudo dos processos comunicacionais presentes nas dinâmicas da cultura, a partir dos seguintes enfoques: as manifestações populares e suas práticas de comunicação, as apropriações midiáticas dos fenômenos culturais, as questões comunicacionais que dialogam com as políticas culturais e as indústrias criativas, os intercâmbios e trocas simbólicas nas sociedades tradicionais e globais, entre outras abordagens. O Grupo contempla aspectos teóricos e metodológicos resultantes de pesquisa científica, bem como estudos empíricos voltados às inter-relações entre comunicação cultura. São objetivos do GP: Estudar a interface que une a comunicação e a cultura, na perspectiva teórica da folkcomunicação; oferecer condições para uma reflexão permanente e aprofundada da cultura popular brasileira e seus impactos na mídia; possibilitar o diálogo interdisciplinar dos pesquisadores que atuam no campo dos estudos de comunicação e cultura, a partir de diversas abordagens teóricas.

Palavras-chave: comunicação; folkcomunicação; mídia; interculturalidade; processos comunicacionais.

Revista: revistas.uepg.br/index.php/folkcom

Facebook: facebook.com/redefolkcom/

Coordenador: Yuji Gushiken (UFMT)

Currículo lattes






PUBLICAÇÕES PRODUZIDAS COLETIVAMENTE PELO GP

Dossiê: Folkcomunicação e políticas públicas. Revista Internacional de Folkcomunicação. Org.: Cristina Schmidt, Bárbara Luchesi Ramacioti e Agnes Arruda, volume 15, no. 54, 2017.

Dossiê Folkcomunicação. Revista Razón y Palabra (Instituto Tecnológico de Monterrey, México), no. 60, enero-febrero, 2011. Organizadora: Betânia Maciel.

GADINI, Sérgio; WOITOWICZ, Karina. Noções básicas de Folkcomunicação: Uma introdução aos principais termos. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2007.

SCHMIDT, Cristina. Arena Global: Avanços teóricos e metodológicos. São Paulo: Editora Ductor, 2006.

BREGUEZ, Sebastião. Folkcomunicação: Resistência cultural na sociedade globalizada. São Paulo: Intercom, 2004.

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h


intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7557
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA



Horário de atendimento:
SOMENTE NA INTERCOM PINHEIROS