GP Cinema


Ementa

O Grupo de Pesquisa trabalha com Estudos de Cinema em seus diversos desdobramentos, contemplando aspectos relacionados à produção, distribuição, exibição, tecnologia, interação com demais mídias audiovisuais e preservação, procurando compreender seus efeitos socioculturais, políticos e econômicos. Os temas abrangem tópicos tais como (1) História do Cinema no Brasil e no Mundo, (2) Teorias do Cinema, (3) Processos de Significação do Texto Cinematográfico, (3) Processos de experimentação da linguagem (4) Convergência do Cinema com os Meios Audiovisuais, (5) Modos de produção e Interpretação da Produção Cinematográfica, considerando gêneros, classificações, fases de periodização e agentes respectivamente envolvidos, (6) Modos de Recepção Cinematográfica, investigações sobre espectatorialidade, (7) Aspectos antropológicos, econômicos, políticos e culturais da inserção social do cinema, (8) Políticas (públicas e privadas) e investigações sobre o mercado de cinema, (9) Formação e Profissionalização no campo cinematográfico, (10)Crítica de Cinema, (11) Preservação de Materiais Cinematográficos, (12) Cinema e Relações de Gênero, (13) Cinema e Etnia.

Palavras-chave: gêneros cinematográficos; análise fílmica; história e teoria do cinema; linguagem e estética cinematográfica; som e imagem no cinema.

Facebook: https://www.facebook.com/Cinema/

Coordenadora: Luiza Cristina Lusvarghi (USP)

Currículo lattes






Vice-coordenadora: Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim (UFRJ)

Currículo lattes






PUBLICAÇÕES PRODUZIDAS COLETIVAMENTE PELO GP

CANEPA, Laura Loguércio; SOUZA, Gustavo; NASCIMENTO, Genio (Org). I Estudos de Cinema Intercom, São Paulo: Intercom, 2015

BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA

AUMONT, Jacques. O olho interminável : cinema e pintura. Tradução: Eloisa Araújo Ribeiro, São Paulo : Cosac & Naify, 2004.

AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Campinas : Papirus, 1995.

BAZIN, André. O que é cinema? Tradução: Eloísa Araújo Ribeiro. Prefácio e apêndice: Ismail Xavier. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

BORDWELL, David. Sobre a história do estilo cinematográfico. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.

BURCH, Noël. Praxis do cinema. São Paulo: Perspectiva, 2008.

CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa (Org.). O Cinema e a Invenção da Vida Moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

CHION, Michel. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa : Texto & Grafia, 2011.

COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder, a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Tradução: Augustin de Tugny, Oswaldo Teixeira, Rubens Caixeta. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

CORRIGAN, Timothy. O filme-ensaio: Desde Montaigne e depois de Marker. Campinas, SP: Papirus, 2015.

COSTA, Flávia Cesarino. O primeiro Cinema: espetáculo, narração e domesticação. Rio de Janeiro: Azougue, 1995.

DELEUZE, Gilles. A Imagem-tempo – Cinema II. Tradução: Eloisa de Araujo Ribeiro; revisão filosófica Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2005

GALLOWAY, Patrick. Stray dogs & Lone Wolfs: The samurai film handbook. Albany: Stone Bridge Press, 2005.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. 2. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013.

LINS, Consuelo; MESQUITA, Cláudia. Filmar o real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

LUCENA JUNIOR, Alberto. Arte da Animação: Técnica e estética através da história. São Paulo: Senac, 2005

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.

NOVIELLI, Maria Roberta. História do cinema japonês. Brasília: 2007.

SHOHAT, Ella. STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica. Tradução: Marcos Soares. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

STAM, Robert. A Literatura através do cinema: realismo, magia e a arte da adaptação. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008.

XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento: Cinema Novo, Tropicalismo, Cinema Marginal. São Paulo: Brasiliense, 1993.

XAVIER, Ismail (Org) A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 2003.


CHAMADA DE TRABALHOS E-BOOK “Representação e Relações de Gênero no Cinema”

O Grupo de Pesquisa de Cinema da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) convida os pesquisadores da área para enviar artigos e ensaios para o livro Representação e Relações de Gênero no Cinema a ser publicado em formato e-book . O livro deve ser lançado durante o 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, a ser realizado na Universidade da Região de Joinville, em Joinville-SC, de 2 a 8 de setembro de 2018, e que tem como tema “Desigualdades, Gênero e Comunicação”.

O conceito de relações de gênero remete ao caráter social e histórico dos estudos e pesquisas baseados nas percepções das diferenças sexuais e suas formas de representação cinematográfica. O objetivo da publicação é reunir contribuições para o campo acadêmico de estudos que foram historicamente pouco explorados no Brasil e atualizar a bibliografia referencial a esse respeito. O livro deverá ser o primeiro de uma série que pretende colaborar para a ampliação da discussão de temas do conhecimento científico que permanecem à margem das pesquisas acadêmicas no Brasil.

Os autores devem submeter trabalhos enviando-os para o e-mail gpcineintercom@gmail.com,

Faça download do modelo-padrão do artigo AQUI.

O prazo de envio do artigo completo se encerra em 23 de junho de 2018.

A comunicação dos aceites dos artigos selecionados será enviada por e-mail pelos editores da publicação até 30 de junho de 2018.

Organização: Luiza Lusvarghi (ESPM-USP), Luiza Beatriz Alvim (UFRJ) e Genio Nascimento (UAM).

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h


intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7557
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA



Horário de atendimento:
SOMENTE NA INTERCOM PINHEIROS