GP Comunicação e Culturas Urbanas


Ementa

Estudo das culturas comunicacionais urbanas na contemporaneidade, com foco nas interfaces entre os campos da Comunicação e Antropologia. Relacionando diferentes áreas da pesquisa e do conhecimento, privilegia-se: a) a produção cultural articulada a cenários urbanos e juvenis; b) sua circulação pelas redes simbólicas e de comunicação urbanas; c) as manifestações midiáticas vinculadas à reflexão sobre culturas urbanas e as peculiaridades do nomadismo simbólico, temporal e espacial; d) a ressonância dos produtos materiais e simbólicos na vida cotidiana; e) o hibridismo entre cultura midiática, cultura de massa, popular e erudita; f) as conexões entre imagens e imaginários e os novos sensóreos inerentes ao contexto urbano, particularmente os relacionados a juvenilização da cultura. Seções temáticas: Produção cultural e midiática em dinâmicas urbanas contemporâneas; Análise de produtos e linguagens midiáticas ligadas à vida urbana; Campo cultural, mídia e mercado articulados a urbanidade; Dinâmicas de produção e consumo cultural em centros metropolitanos; Manifestações comunicacionais e juvenilização da cultura; Imagem, imaginário e emergência de novos sensóreos na urbanidade; Hibridismos e miscigenações: o popular, o midiático, o massivo e o erudito.

Palavras-chave: culturas urbanas; culturas juvenis; tecnicidades; consumos; corporalidades

Coordenadora: Simone Luci Pereira (UNIP)

Graduada em História (bacharelado e licenciatura) (1994), Mestre em História Social (1998), Doutora em Ciências Sociais - Antropologia (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou dois Pós-Doutorados: um no Brasil, no PPG Música da UNIRIO (bolsista PosDoc Sênior FAPERJ - 2012/2013), junto ao GP Música Urbana no Brasil; e outro internacional, no Progranma de Investigación Posdoctoral en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud (Red CLACSO de Posgrados e Red INJU - 2014/2016). Participa da rede internacional de investigação do Grupo de Trabalho CLACSO Juventudes y Infâncias en América Latina. Professora Titular do PPG Comunicação e Cultura Midiática (Mestrado e Doutorado) da UNIP (Univ. Paulista). Pesquisa e atua na interface dos campos da Comunicação, Música e Antropologia, com ênfase nos estudos sobre práticas musicais-midiáticas, culturas urbanas e juventudes; memória, escuta e música midiática; migrações/diásporas, identidades e interações sociais vinculadas às práticas musicais-midiáticas. Pesquisadora e Vice-coordenadora do MUSIMID (Centro de Estudos em Música e Mídia), ligado ao PPGCOM UNIP e à ECA-USP. Integrante fundadora e parecerista do Grupo de Pesquisa Comunicação e Culturas Urbanas da INTERCOM. Membro da IASPM-LA (Associasión internacional para el estudio de la musica popular ? Rama Latinoamericana). Tem participado de eventos científicos no Brasil e no exterior e publicado vários trabalhos em anais de eventos, periódicos e livros coletâneas de artigos. Atua como parecerista em periódicos nacionais e internacionais e agências de fomento.

Vice-coordenadora: Mayka Juliana Castellano Reis (UFF)

Professora do departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora e mestre em Comunicação e Cultura pelo PPGCOM da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), na linha Mídia e Mediações Socioculturais, onde também foi bolsista da Faperj de pós-doutorado. Trabalha em pesquisas do campo da Comunicação, com interesse em Consumo Cultural, Cultura dos Fãs,Televisão, Ficção Seriada, Produção de Subjetividade, Cultura Terapêutica, dentre outros temas. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre o impacto das novas tecnologias de distribuição do conteúdo televisivo nas comunidades de fãs de obras de ficção seriada disponibilizadas na Netflix.

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h



Coordenação : Adriana Cristina Omena dos Santos
Edição : Cláudio Ornellas

intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA