GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local


Ementa

Análise dos processos de comunicação para o desenvolvimento local em contextos populares, no que diz respeito às políticas públicas governamentais e não-governamentais, frente aos processos atuais de exclusão social e às dinâmicas econômicas aliadas às atividades produtivas agrícolas e não-agrícolas. Estudo dos contextos populares rurais e urbanos na perspectiva de construção da cidadania, da gestão participativa municipal; da questão ecológica (ambiental e social); da sustentabilidade em territórios rurais; das novas ruralidades; das questões de gênero e de geração; das comunidades tradicionais contemporâneas, como agricultores familiares, pescadores artesanais, indígenas e quilombolas; da economia solidária; da segurança alimentar; do associativismo e cooperativismo; avalia o impacto ambiental e sociocultural da informática, da eletrônica e da biotecnologia. Busca-se compreender os processos de recepção realçando o consumo de bens culturais, hibridização via reconversões culturais e refuncionalizações dos sentidos dos receptores e as novas formas de sociabilidade engendradas pelas tecnologias no lazer ou no trabalho; preocupa-se com o papel da Comunicação num espaço onde estão imbricadas diferentes temporalidades e estuda a possibilidade de se desenvolver estratégias de Comunicação à distância através de interatividade tecnológica, particularmente para os jovens.

Palavras-chave: comunicação para o desenvolvimento; desenvolvimento local; empreendedorismo; cooperativismo; políticas públicas.

Coordenadora: Magnólia Rejane Andrade dos Santos (UFAL)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1983), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1988) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Atualmente é professora adjunta do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica, jornalismo digital, jornalismo literário e divulgação científica. Coordenadora da Agência de Notícias Online Ciênci@lagoas/CNPq/UFAL, que faz divulgação cientítifca em Alagoas e na Região Nordestina.

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h



Coordenação : Ana Paula Goulart Ribeiro
Edição : Cláudio Ornellas

intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA