GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local


Ementa

Análise dos processos que envolvem a relação da comunicação para o desenvolvimento no território e nos contextos populares, tendo como objetos de estudo as instâncias da produção, da circulação e da recepção de mensagens, frente aos processos atuais de exclusão social e às dinâmicas econômicas agrícolas e não agrícolas, incluindo as indústrias criativas. Como eixos prioritários busca-se compreender: as práticas individuais e coletivas de gestão de mídia e de conteúdo, na perspectiva de construção do desenvolvimento regional e local; os processos de recepção realçando o consumo de bens culturais e as mídias comunitárias; hibridização cultural do massivo e o popular; e as novas formas de sociabilidade engendradas pelas tecnologias da informação e comunicação, como a comunicação em rede e os modos de interação transmidiática, particularmente envolvendo as populações jovens.

Palavras-chave: comunicação para o desenvolvimento; desenvolvimento regional e local; território; empreendedorismo social; cultura; economia criativa.

E-mail do grupo: gp.desenvolvimento.regional@intercom.org.br

Facebook: facebook.com/Com.Regional.Local.Intercom

Coordenadora: Mônica Franchi Carniello (Unitau/Fatec)

Currículo lattes






Vice-coordenadora: Mariana Ferreira Reis (Irdeb)

Currículo lattes






PUBLICAÇÕES PRODUZIDAS COLETIVAMENTE PELO GP

TAUK SANTOS, M. S. (2021). Comunicação para o Desenvolvimento na matriz teórica dos Estudos Culturais. Latin American Journal of Business Management, v. 12 n. 2 (2021). Disponível AQUI

TAUK SANTOS, M. S.; CALLOU, A.B. F. Itinerários da pesquisa em comunicação para o desenvolvimento local no Brasil. In: MORAIS, Osvando J. de. Ciências da comunicação em processo: paradigmas e mudanças nas pesquisas em comunicação do século XXI. São Paulo: Intercom, 2014.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br