GP Comunicação e Esporte


Ementa

As relações do esporte com as diversas áreas da Comunicação. As estratégias de comunicação e as linguagens utilizadas para a difusão do esporte. O tratamento do esporte pela comunicação como fenômeno social, econômico, político, cultural e estético. As narrativas e a cobertura midiática das diferentes modalidades esportivas. As representações do esporte no cinema, no jornalismo, na publicidade, no marketing, na literatura e nas demais mídias e/ou habilitações da Comunicação. Esporte e relações identitárias, de raça, de gênero, de classe social e de geração. Questões comunicacionais sobre o esporte em diálogo com as Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.

Palavras-chave: mídia, cobertura, narrativas, relações identitárias, representação.

Coordenador: Rafael Fortes Soares (UNIRIO)

Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde coordena o Laboratório de Comunicação e História (www.lachi.com.br). Atua também no corpo permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Contemplado no edital Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2015-2017) e em editais e auxílios da Faperj, da Capes e do CNPq. Realizou pesquisas de pós-doutorado: no Departamento de História da University of California, San Diego (UCSD), EUA, com bolsa Capes (sob supervisão de Robert Edelman); e no Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) da UFRJ (sob supervisão de Victor Andrade de Melo). Editor-executivo de Recorde: Revista de História do Esporte, atua como parecerista de nove revistas científicas. Pesquisador do Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (UFRJ). Atua nas áreas de Comunicação e História, com interesse por: esporte, história da comunicação, história do esporte, impressos (especialmente revistas), estudos culturais, teoria e metodologia de pesquisa, anos 1980, juventude, política, história do tempo presente e direitos humanos.

Vice-coordenador: José Carlos Marques (UNESP)

É Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru) e integra o Departamento de Ciências Humanas da mesma instituição. É Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciou-se em Letras (Português ? Francês) pela Universidade de São Paulo. Durante dois mandatos (2008-2011 e 2011-2014) foi o Diretor Administrativo da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Em maio de 2015, foi eleito Chefe do Departamento de Ciências Humanas da Unesp, para um mandato de dois anos. É autor do livro O futebol em Nelson Rodrigues (2ªed., São Paulo: Educ, 2012) e de diversos artigos em que discute as relações entre a comunicação e o esporte. É líder do GECEF (Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol) e integrante do LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Modalidades Lúdicas). Desde 2010, é um dos coordenadores do programa radiofônico 'Observatório do Esporte', divulgado semanalmente pela Rádio Unesp FM.

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h



Coordenação : Adriana Cristina Omena dos Santos
Edição : Cláudio Ornellas

intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA