GP Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão


Ementa

Estudo da liberdade de expressão ou da censura às artes e aos meios de comunicação de um ponto de vista histórico ou de análise da atualidade. Fazem parte dessa perspectivas: 1) pesquisas que, tendo por base a análise documental de processos censórios, a observação da realidade, a opinião pública, registros e testemunhos, coloquem em discussão as possibilidades, os entraves, os recursos e a legislação relativa à liberdade de expressão; 2) trabalhos que mostrem os processos de resistência dos artistas e dos comunicadores ao cerceamento da liberdade de expressão; 3) análises que, baseadas nas teorias da comunicação, discutam conceitualmente liberdade de expressão e censura; 4) textos que abordem a liberdade de expressão nos diferentes veículos de comunicação: rádio, televisão, cinema e mídias digitais; 5) análises que foquem os processos de recepção, a resposta do público aos processos censórios, bem como ações em favor da liberdade de expressão; 5) estudos que enfoquem a autocensura em diferentes formas de produção midiática; 6) análises de processos como a classificação indicativa frente ao direito de liberdade de expressão garantido constitucionalmente; 7) questionamento sobre meios diretos, indiretos, estatais e privados de cerceamento à liberdade de expressão; 8) investigação de processos judiciais que interfiram ou tenham relação direta com o direito constitucional de liberdade de expressão; 9) levantamento de critérios como moralidade, segurança pública, direito de imagem, integridade pessoal como justificativas para o controle da produção midiática; 10) estudo dos processos de transformação histórica dos mecanismos de controle públicos e privados da comunicação; 11) Liberdade de expressão e globalização dos meios de comunicação.

Palavras-chave: liberdade de expressão, censura, opinião pública, direitos humanos, memória

Coordenadora: Andrea Limberto Leite (USP)

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) (2011) com a tese Coincidências da Censura - figuras de linguagem e subentendidos nas obras teatrais do Arquivo Miroel Silveira, apoiada pela Fapesp. Realizou pesquisa de pós-doutorado, também com bolsa Fapesp, na mesma instituição, entre 2013 e 2015, com o tema #Nos Termos da Interdição, analisando processos de interdição, narrativas e mídias digitais. Possui graduação em Jornalismo (2002) e mestrado em Ciências da Comunicação (2006) pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP). É membro do grupo de pesquisa MidiATO - Linguagem e Práticas Midiáticas (ECA-USP) e do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP (OBCOM-USP). Editora executiva do periódico científico Rumores - Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Coordenadora do GP Intercom Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão. Tem experiência na área de comunicação e na tradução de textos acadêmicos especializados nessa área. Seus principais interesses de pesquisa : mídias digitais, narrativas, linguagem, interdição, análise de discurso, jornalismo e arte.

Vice-coordenadora: Barbara Heller (UNIP)

Possui graduação em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1982), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1997). É pós-doutorada em Comunicação pela Universidade Metodista (2011), sob a supervisão do Prof. Dr. Laan Mendes de Barro e pela Escola de Comunicação e Artes da Usp (2015), sob a supervisão da profa. Dra.Dra. Maria Cristina Castilho Costa. Atualmente é docente e vice-coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação da Universidade Paulista (Unip). É parecerista ad hoc da Fapesp e de diversos perióidicos em comunicação e membro do Observatório em Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (Obcom) da ECA-Usp. Também é vice-coordenadora do Grupo de Trabalho "Memória nas Mídias", da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), desde 2015. Leciona no curso de Letras, nível graduação, no Centro Universitário Fundação Santo André. Tem experiência na área de comunicação e literatura, com ênfase nos seguintes temas: estudos de gênero, censura, memória, leitura , mídia impressa.

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h



Coordenação : Adriana Cristina Omena dos Santos
Edição : Cláudio Ornellas

intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA