GP Estéticas, Políticas do corpo e Gêneros


Ementa

O GP abriga pesquisas que explorem aproximações possíveis a objetos e processos comunicacionais a partir de chaves de leitura que conjuguem as Estéticas da Comunicação e as Políticas do corpo, tanto no nível teórico quanto empírico. Compreende-se aqui os fenômenos estéticos como da ordem do sensível, manifestando-se tanto nas experiências formais diante da produção simbólica em suas múltiplas linguagens, quanto nas vivências do cotidiano. Tais fenômenos resultam de relações entre poder, vida e discurso que se revelam, por exemplo, nas variáveis de gênero, sexualidade, raça, etnia e classe social, de forma interseccionalizada. Busca-se reunir estudos que considerem: 1) abordagens das políticas do corpo; 2) estéticas da diferença e da resistência; 3) dimensões estéticas dos ativismos políticos; 4) aspectos diversos da experiência estética e do afeto; 5) performance e performatividade como expressão de subjetividades e 6) elementos para discussões de ordem epistêmica e metodológica relativas às interseções entre o sensível e o comunicacional.

Palavras-chave: Estéticas da Comunicação; Sensibilidade e Afeto; Estudos de Gênero e sexualidade; Estudos étnico-raciais; Performances.

Coordenadora: Gabriela Machado Ramos de Almeida (Ulbra)

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, com período de estágio doutoral na Universidad Autónoma de Barcelona (UAB), sob supervisão de Josep Maria Català Domenech. Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Especialista em Roteiros para TV e Vídeo pelo Centro Universitário Unijorge e bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Estácio/BA. Atualmente é professora e coordenadora adjunta do curso de Jornalismo da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Canoas/RS, onde também coordena o Cine Diversidade, projeto de extensão em Cinema e Direitos Humanos. Membro do Conselho Deliberativo da SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, nas gestões 2015-2017 e 2011-2013. Possui experiência profissional como jornalista nas áreas de televisão, vídeo e rádio, com seis anos de trabalho em diferentes empresas do grupo Rede Bahia de Comunicação (TV Salvador, TV Bahia e Globo FM), além de atuação freelancer em produtoras de conteúdo audiovisual. Como pesquisadora e docente, atua na área de Comunicação, com ênfase em Audiovisual, principalmente nos seguintes temas: Narrativas audiovisuais; Cinema não-ficcional; Ensaio fílmico; Teorias do cinema; Estudos visuais; Estéticas da Comunicação; Interseções entre cinema e artes visuais. É autora do livro "O ensaio fílmico ou o cinema à deriva" (Alameda, 2018, no prelo), de artigos publicados em revistas da área de Comunicação, como Significação, Contemporânea, Fronteiras, Sessões do Imaginário e Passagens, e em livros como "Clássicos da Comunicação - Os Teóricos de Peirce a Canclini" (Ed. Vozes, 2017), "Cinema e universidade: diferentes convergências" (Ed. UFPE, 2017) e "Godard, imagens e memórias: reflexões sobre História(s) do cinema" (EDUFBA, 2011).

Vice-coordenador: Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho

Diretor do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, UFBA, e do mestrado em Comunicação da UFRB. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - PQ nível 2. Jornalista graduado pela UFBA (2004), mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA (2006) e doutor em Comunicação pela UFMG (2010). Realizou estágio doutoral (sandwich) sob a supervisão de Martin Seel, na Goethe-Universität Frankfurt am Main (2009).Membro da IASPM - Rama América-Latina. Autor dos livros Poética da música underground (2008) e Práticas de Escuta do Rock (2013). Organizador das coletâneas Experiência Estética e Performance (2014) e Comunicação e Sensibilidade: pistas metodológicas (2016). Tem experiência na área de Teorias da Comunicação e das Linguagens, atuando principalmente nos seguintes temas: Música, Estética da Comunicação, História dos Meios e Crítica Cultural .

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h



Coordenação : Ana Paula Goulart Ribeiro
Edição : Cláudio Ornellas

intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA