GP Estudos de Televisão e Televisualidades


Ementa

Compreende os estudos de televisão como mídia e como televisualidade replicada, mimetizada ou lembrada em outras mídias, suportes e fluxos - como o cinema, o vídeo, a internet e os dispositivos móveis -, assim como o comparecimento, a ingerência ou a lembrança das lógicas operacionais, das estéticas e da linguagem da mídia nesses outros dispositivos. O GP acolhe estudos sobre a produção, circulação e recepção de conteúdos televisivos; sobre programas, gêneros, discursos e formatos de TV; e sobre o impacto do atual estágio da técnica, da cultura e da economia política sobre a TV, como um todo ou sobre uma de suas facetas em particular. O GP também acolhe estudos que revisam teorias e métodos de pesquisa sobre televisão e televisualidades. O GP acolhe ainda os estudos relacionados à natureza tecnocultural, discursiva, ética e estética de produtos ou conteúdos televisuais; os estudos históricos, arqueológicos e memoriais da televisão, e sua relação com outras mídias; e os estudos de audiovisualidades na televisão.

Palavras-chave: TV; história dos meios televisuais; vídeo multiplataforma; tecnocultura televisual; estéticas televisivas.

Coordenadora: Suzana Kilpp (UNISINOS)

Possui registro de socióloga, mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É professora do PPG em Ciências da Comunicação e do curso de Comunicação Digital da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e pesquisadora do CNPq. Tem experiência nas áreas da História e da Comunicação, com ênfase em Comunicação, principalmente nos seguintes temas: tecnocultura audiovisual, audiovisualidades, televisão, história da arte e das mídias, técnicas e estéticas audiovisuais. Coordena o grupo de pesquisa Audiovisualidades da Tecnocultura: Comunicação, Memória e Design (TCAv).

Vice-coordenador: Carlos Eduardo Marquioni (UTP)

Doutor e Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná; graduado em Análise de Sistemas pela PUC-Campinas. Interesses de pesquisa na área da Comunicação envolvem as adaptações culturais no processo comunicacional e as variações na experiência motivadas pelo uso de materialidades tecnológicas. Atua também com uma abordagem interdisciplinar relacionando as áreas da Comunicação e da Engenharia de Software (particularmente para realização de análises relacionadas à práxis comunicacional). É professor adjunto no PPG em Comunicação e Linguagens da UTP, e também nos cursos de Análise de Sistemas e Jornalismo na mesma instituição; pesquisador no grupo de pesquisa Estudos Culturais (GECu) da FCHS Unesp/Franca e coordenador do grupo de pesquisa Tecnologia: Experiência, Cultura e Afeto (TECA) do PPGCom/UTP.

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h



Coordenação : Ana Paula Goulart Ribeiro
Edição : Cláudio Ornellas

intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA