GP Fotografia


Ementa

Estudos sobre a imagem fotográfica, analógica e digital, no contexto midiático e nos processos comunicativos. Fotografia, história e memória. Fotografia, imaginário e representações sociais. Antropologia visual. Fotojornalismo e fotodocumentarismo: história e representação social. Fotografia experimental. Fotografia e consumo. Fotografia e tecnologias: redes sociais, mobilidade, memes, novos formatos visuais e imagem híbrida. Coexistências da fotografia com a imagem em movimento, documentário em vídeo e/ou cinematográfico. Formação crítica na leitura da fotografia midiática. Fotografia e política. Pedagogias da fotografia. Autores e autoras da fotografia.

Palavras-chave: fotografia e comunicação; fotografia e memória; história e filosofia da fotografia; análise fotográfica

E-mail do GP: gp.fotografia@intercom.org.br

Lista de discussão: gp-fotografia-intercom@googlegroups.com

Coordenação: José Afonso da Silva Junior (UFPE)

Currículo lattes






Vice-coordenação: Wagner Souza e Silva (USP)

Currículo lattes






PUBLICAÇÕES PRODUZIDAS COLETIVAMENTE PELO GP

BARROS, Ana Taís Martins Portanova (Org.). A fotografia como imagem, a imagem como fotografia. 1. ed. Porto Alegre: Imaginalis, 2019. Disponível em www.ufrgs.br/imaginalis/editora/fotografia

BONI, Paulo César; OLIVEIRA, Michel de (Org.) . A fotografia na mídia impressa. 1. ed. Londrina: Midiograf, 2016. v. 1.000. 273p .

BONI, Paulo César. Fotografia: usos, repercussões e reflexões. 1. ed. Londrina (Paraná): Midiograf, 2014. v. 1. 284p.

BONI, Paulo César. A Fotografia na Academia: de formadora de imaginários coletivos a fonte de pesquisas. 1. ed. Londrina: Midiograf, 2015. v. 1000. 256p

BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA

AMAR, Pierre-Jean. História da fotografia. Lisboa: Edições 70, 2007.

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

_______ . A Mensagem fotográfica. IN: Teoria da cultura de massa. Org.: Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Saga, 1969. p. 299-314.

BERGER, John. Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

BOURDIEU, Pierre et alii. Un art moyen. Paris: Les Éditions de Minuit, 2003.

COSTA, Helouise & SILVA, Renato Rodrigues da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

DEBRAY. Régis. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no Ocidente. Petrópolis: Vozes, 1994.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: editora 34, 2010.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem. São Paulo: editora 34, 2015.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus, 2004.

FABRIS, Annateresa (Org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

FONTCUBERTA, Joan (org.). Estética fotográfica. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2007.

KOSSOY, Boris. Hercules Florence: 1833, a descoberta isolada da fotografia no Brasil. São Paulo: Duas Cidades, 1980.

________ . Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007.

________. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.

KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2002.

MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: introdução à fotografia. São Paulo, Funarte: Brasiliense, 1984.

SAMAIN, Etienne (Org.). O fotográfico. São Paulo: Hucitec, 1998.

SCHAEFFER, Jean-Marie. A imagem precária: sobre o dispositivo fotográfico. Campinas, SP: Papirus, 1996.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br