GP Geografias da Comunicação


Ementa

O objetivo do grupo é instituir espaço para a circulação de produção científica interdisciplinar, debater os conceitos que permeiam o campo e divulgar trabalhos de pesquisadores vinculados principalmente às áreas de comunicação e de geografia. Inclui estudos relativos a: espaços; comunicação local, regional, internacional e intercultural; fronteiras midiáticas; comunidades em redes; diáspora e mídia; geografia humana e estudos de mídia. Privilegia análises de meios de comunicação públicos e privados; pesquisas comparadas de sistemas e grupos midiáticos; legislação de mídia e aspectos da convergência multimídia. Pretende contribuir para o referencial teórico do campo identificado como geografias da comunicação – hoje centrado em países da Europa e nos Estados Unidos – e agregar pesquisadores interessados em gerar conhecimento nesse eixo temático para que o mesmo seja fortalecido com a apresentação regular de trabalhos em eventos no Brasil e no exterior.

Coordenadora: Maria José Baldessar (UFSC)

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2006), Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), coordenadora do Grupo de Pesquisa ?Geografias da Comunicação?, da Intercom, é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento e nos cursos de graduação em Jornalismo e Design , nos quais ministra disciplinas relacionadas ao jornalismo online, economia da mídia e produção textual. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico, institucional), atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, internet, hipermídia, jornalismo online, economia da mídia, história da mídia, convergência digital, usabilidade e ensino de jornalismo. Integra o Núcleo de Televisão Digital Interativa, onde coordena os projetos de extensão Letras Libras- produção de vídeos, Unasus/UFSC- produção de vídeos, e o site www.cotidiano.ufsc.br, e o grupo de pesquisa MidiaCon - Mídia e Convergência.

Vice-coordenadora: Roberta Brandalise (FCL)

Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). É jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atua principalmente nas áreas de ensino e pesquisa. De 2004 a 2009, foi professora conferencista do Centro de Comunicações e Artes (CCA), da ECA/USP. Entre 2012 e 2013, foi orientadora no curso de especialização Mídias na Educação, oferecido pelo Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da ECA/USP e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na Faculdade Cásper Líbero (FCL), é professora dos cursos de graduação e pós-graduação e atua especialmente na área de Metodologia e Teorias da Comunicação. Estuda a participação da televisão brasileira nas relações sociais e culturais que se dão entre brasileiros e outros povos latino-americanos, em regiões de contato intercultural como as fronteiras entre países. Atenta para as aproximações entre a Antropologia Cultural e Visual, a Sociologia da Cultura, a Educação e os Estudos Culturais Britânicos e Latino-Americanos no campo da Comunicação. Orienta pesquisas que são engendradas nas interfaces entre comunicação e cultura, comunicação e consumo, e comunicação e educação. Investiga as relações de poder na formação discursiva das narrativas midiáticas de gêneros variados e nos processos de recepção; a inter-relação entre as representações sociais e as midiáticas; a articulação de identidades culturais na mídia; a manutenção e a ruptura de estereótipos e preconceitos nos diversos produtos midiáticos.

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h



Coordenação : Ana Paula Goulart Ribeiro
Edição : Cláudio Ornellas

intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA