GP Teorias do Jornalismo


Ementa

Nas Teorias do Jornalismo, os diversos modelos de análise tratam da produção e/ou da recepção da informação jornalística, além de enveredar por questões profissionais, discursivas e estéticas. O grupo tem como proposta realizar a reflexão crítica sobre o jornalismo e sedimentar conceitos teóricos em torno do jornalismo. Ao defender uma teoria unificada como um campo de conhecimento específico, o objetivo é exatamente refutar a ideia de que os procedimentos jornalísticos constituem um saber autônomo e auto-suficiente. Assim, também buscamos interlocução junto a outras áreas, como sociologia, filosofia, psicanálise, literatura e afins. Procurar-se-á investigar evidências, produzir dados e construir enunciados passíveis de revisão e refutação. Para isso, no entanto, devemos contar com a perene interconexão dos profissionais da redação e da academia.

Palavras-chave: Jornalismo; Campo jornalístico; História das Teorias do Jornalismo; Epistemologia; Metodologias.

Coordenadora: Monica Martinez (Uniso)

É doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, tem pós-doutorado pela UMESP e estágio de pesquisa pós-doutoral junto ao departamento de Radio, Televisão e Cinema da Universidade do Texas. Tem mestrado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e graduação em Comunicação (Jornalismo) pela UMESP. É docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), onde desenvolve pesquisas vinculadas à Linha Análise de Processos e Produtos Midiáticos e é colíder do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (NAMI). É diretora científica da SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo), onde é colíder da Rede de Narrativas Midiáticas Contemporâneas, e coordenadora do GP de Teorias do Jornalismo da Intercom. No exterior, integra a IAMCR (International Association for Media and Communication Research) e ICA (International Communication Association). Seus interesses na área de pesquisa em Comunicação e do Jornalismo envolvem aspectos epistemológicos e metodológicos relacionados às narrativas e suas relações com o mundo contemporâneo. Dedica-se ao estudo do Jornalismo Literário em variados suportes, como ambientes digitais, livros-reportagem e documentários. Contato: monica.martinez@prof.uniso.br. Pesquisa narrativas biográficas, caso de Memórias, Perfis e Biografias. Esses estudos estão relacionados ao contexto das relações de gênero e dos sistemas midiáticos no âmbito dos BRICS. Do ponto de vista metodológico, atualmente concentra-se no emprego de História de Vida e Análise de Conteúdo. Suas pesquisas contemplam igualmente a interface com outras áreas do saber, como Mitologia, Psicologia, Neurociências, Criatividade e Escrita Criativa.

Vice-coordenador: Marcos Paulo da Silva (UFMS)

Marcos Paulo da Silva é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), trabalhando no Mestrado em Comunicação e no Curso de Jornalismo - onde também desempenha a função de Coordenador de Curso. Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com estágio de doutorado-sanduíche (PDEE/CAPES) na Syracuse University (Syracuse, New York, Estados Unidos). Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Iniciou a carreira como repórter e redator em veículos de comunicação do interior paulista. Atuou por três anos (2006-2009) como jornalista na Universidade de São Paulo (HRAC-USP), desenvolvendo atividades de comunicação institucional pública, assessoria de imprensa e projetos editoriais especiais. Realiza pesquisas sobre aspectos teóricos do jornalismo, noticiabilidade, cotidiano e estética da comunicação. É líder do Grupo de Pesquisa Cotidiano e Noticiabilidade (UFMS).

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h



Coordenação : Adriana Cristina Omena dos Santos
Edição : Cláudio Ornellas

intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA