GP América Latina, Mídia, Culturas e Tecnologias Digitais


Ementa

Estudar a mídia e as diferentes interconexões com a cultura e com as tecnologias digitais, no âmbito da América Latina. Refletir sobre o conceito de mídia, multiculturalismo e tecnologias digitais no âmbito da América Latina, discutindo questões e as interfaces com: meios de comunicação tradicionais e novos no contexto da sociedade da informação; propostas metodológicas para uma aproximação com os estudos das comunidades virtuais que utilizam as tecnologias digitais para a informação, educação; entretenimento, difusão cultural e para a criação de novos espaços públicos da comunicação confluindo para a formação de uma identidade cultural midiática; educação mediada por tecnologias digitais; produções em cultural popular mediadas pelas tecnologias digitais; diversidade étnico-cultural; juventude; produção de conteúdos midiáticos mediados por tecnologias digitais entre outros. Revisar criticamente o papel da mídia, da cultura e das tecnologias digitais na sociedade contemporânea, no espaço latino-americano. Compreender a produção da mídia por meio das marcas culturais e do desenvolvimento tecnológico, capaz de estabelecer culturas específicas ou participativas, que atravessam fronteiras territoriais e políticas. Analisar e estudar os fenômenos midiáticos, socioculturais e tecno-digitais no contexto da sociedade, verificando como estes exercem influência direta na configuração dos imaginários sociais e nas novas formas de sociabilidade. Estudar os processos midiáticos com mote nas tecnologias digitais, especialmente no âmbito da América Latina. Observar e refletir sobre as transformações técnico-científicas e o papel da mídia nos processos que permitam a discussão dos enfoques sócio-culturais e tecno-digitais na perspectiva da interdisciplinaridade, com a mídia como objeto central de estudos. Uma segunda linha de pesquisa será aquela mediada por experiências educomunicativas no âmbito das tecnologias digitais.

Palavras-chave: contextos latino-americanos; relações fronteiriças; cultura(s); tecnologias digitais; conteúdos e processos midiáticos

Coordenadora: Jane Aparecida Marques (USP)

Possui graduação em Português pela Universidade de São Paulo (1994), especialização em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1996), mestrado (2003) e doutorado (2008) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora do curso de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo e do curso de graduação em Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Atua como Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisas de recepção, novas mídias, novas gerações, lazer, entretenimento e mercado de arte.

Vice-coordenador: Sandro Colferai (UNIR)

Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); especialista em Jornalismo e Mídia; especialista em Estudos Linguísticos e Literários; licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa. Professor no curso de Jornalismo na Universidade Federal de Rondônia - UNIR, campus de Vilhena. Membro do Grupo de Pesquisas Mapa Cultural - Centro Interdisciplinar de Estudos em Cultura e Artes, Mapa Cultural (UNIR), do Grupo de Pesquisa em Processos de Comunicação - Pespcom (UFPA), e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciências da Comunicação, Informação Design e Artes, Interfaces (UFAM). Tem interesses voltados para a pesquisa em Comunicação na região amazônica.

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h



Coordenação : Adriana Cristina Omena dos Santos
Edição : Cláudio Ornellas

intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA