GP Políticas e Estratégias de Comunicação


Ementa

Estudo e pesquisa do fenômeno social da Comunicação, por meio de abordagem multidisciplinar, em que se destacam a discussão sobre gênese e dinâmicas de políticas públicas de comunicação e a análise das relações de poder que constituem a produção, distribuição, consumo, acesso e regulação de recursos da comunicação e da cultura. Inclui investigações sobre estratégias políticas de grupos, movimentos e organizações sociais para alcançar visibilidade midiática. Historicamente, o GP dialoga com referenciais teóricos da economia política da comunicação, do espaço público e das indústrias culturais, na perspectiva crítica. Dedica ênfase à reflexão teórico-metodológica e à pesquisa aplicada levando em conta os seguintes elementos: comunicação, democracia e cidadania; direito à comunicação; comunicação pública; processos decisórios e sistemas de prestação de contas da mídia. Possui como horizonte contribuir com proposições para a agenda pública de formulação, implementação e avaliação de alternativas democráticas para as políticas de comunicação. O grupo se organiza de forma colaborativa. Cada autor/a é estimulado/a a comentar o trabalho dos/das demais colegas e a receber críticas sobre o seu próprio artigo, de forma a melhorá-lo. São propostas pesquisas conjuntas sobre temas emergentes e organizadas publicações que reflitam essa prática coletiva de produção do conhecimento. Ao discutir continuamente sua elaboração teórico-conceitual, o grupo também se fortalece epistemológica e metodologicamente.

Palavras-chave: políticas de comunicação, estratégias de comunicação, regulamentação, comunicação e poder, democratização das comunicações.

Coordenador: Juliano Mendonça Domingues-da-Silva (UNICAP)

Currículo lattes






Vice-coordenadora: Elen Cristina Geraldes (UnB)

Currículo lattes






PUBLICAÇÕES PRODUZIDAS COLETIVAMENTE PELO GP

BRITTES, Juçara (org.). Saber militante: teoria e crítica nas políticas de comunicação do Brasil. São Paulo: Intercom, 2013.

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h


intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7557
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA



Horário de atendimento:
SOMENTE NA INTERCOM PINHEIROS