GP Políticas e Estratégias de Comunicação


Ementa

Estudo e pesquisa do fenômeno social da Comunicação, por meio de abordagem multidisciplinar, em que se destacam a discussão sobre gênese e dinâmicas de políticas públicas de comunicação e a análise das relações de poder que constituem a produção, distribuição, consumo, acesso e regulação de recursos da comunicação e da cultura. Inclui investigações sobre estratégias políticas de grupos, movimentos e organizações sociais para alcançar visibilidade midiática. Historicamente, o GP dialoga com referenciais teóricos da economia política da comunicação, do espaço público e das indústrias culturais, na perspectiva crítica. Dedica ênfase à reflexão teórico-metodológica e à pesquisa aplicada levando em conta os seguintes elementos: comunicação, democracia e cidadania; direito à comunicação; comunicação pública; processos decisórios e sistemas de prestação de contas da mídia. Possui como horizonte contribuir com proposições para a agenda pública de formulação, implementação e avaliação de alternativas democráticas para as políticas de comunicação. O grupo se organiza de forma colaborativa. Cada autor/a é estimulado/a a comentar o trabalho dos/das demais colegas e a receber críticas sobre o seu próprio artigo, de forma a melhorá-lo. São propostas pesquisas conjuntas sobre temas emergentes e organizadas publicações que reflitam essa prática coletiva de produção do conhecimento. Ao discutir continuamente sua elaboração teórico-conceitual, o grupo também se fortalece epistemológica e metodologicamente.

Palavras-chave: políticas de comunicação, estratégias de comunicação, regulamentação, comunicação e poder, democratização das comunicações.

Coordenador: Juliano Mendonça Domingues-da-Silva (UNICAP)

É jornalista pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e cientista social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutor e mestre em Ciência Política pela UFPE, capacitou-se em análise de tomada de decisão pela UCLA Anderson School of Management (University of California, Los Angeles). Atualmente, é professor na Universidade Católica de Pernambuco vinculado ao Centro de Ciências Sociais (CCS), onde também exerce a função de coordenador do curso de Jornalismo. Como pesquisador, dedica-se à investigação sobre gênese e evolução institucional, principalmente no campo do institucionalismo histórico aplicado à análise de políticas públicas. A partir desse enfoque, tem pesquisado, sobretudo, a relação entre Democracia e Mídia, mais especificamente políticas de comunicação e radiodifusão. Atualmente, Juliano Domingues da Silva é o coordenador do Grupo de Pesquisa Políticas e Estratégias de Comunicação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e desenvolve pesquisa de pós-doutorado vinculado ao Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Seu projeto integra a agenda de investigação do Grupo de Estudos de Comunicação, Política e Redes Digitais (CP-Redes). Ao longo dos últimos dez anos, dedicou-se, ainda, ao jornalismo audiovisual, área em que já desempenhou as funções de repórter, produtor e editor, com passagens pela TV Golfinho (Fernando de Noronha), TV Asa Branca (Caruaru), TV Globo (Recife) e TV Cultura (São Paulo). Participa, quinzenalmente, do programa CBN Total (Rádio CBN Recife) e do programa Folha Política (Rádio Folha de Pernambuco) como colaborador/debatedor. Exerce, ainda, jornalismo opinativo com a publicação de artigos a cada duas semanas na seção de Opinião do Jornal do Commercio (Recife, PE).

Vice-coordenadora: Elen Cristina Geraldes (UnB)

Jornalista e mestra em Comunicação pela Universidade de São Paulo, doutora em Sociologia pela UnB, é professora-adjunto III da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, onde atua no curso de Comunicação Organizacional, e pertence ao seu Núcleo Docente Estruturante. Membro efetivo do Programa de Pós Graduação de Comunicação da FAC/UnB, leciona a disciplina Metodologia e orienta estudantes de mestrado e doutorado. Pertence à linha de Políticas de Comunicação e Cultura e coordena o Laboratório de Políticas de Comunicação da UnB. É vice-coordenadora do GT Políticas e Estratégias de Comunicação da Intercom. Suas linhas de interesse são Lei de Acesso à Informação, Políticas de Comunicação e Comunicação Pública.

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