GP Publicidade e Propaganda


Ementa

Publicidade como campo de atuação e de estudo das Ciências da Comunicação, das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. Publicidade como vetor do desenvolvimento econômico e social. Publicidade no composto de comunicação mercadológica. Publicidade como atividade técnica, profissional e de ensino. Publicidade como ferramenta do marketing. Sistema publicitário. Publicidade digital e redes de relacionamento no mundo virtual. Publicidade, ética e defesa do consumidor. Publicidade e utilidade pública.

Palavras-chave: publicidade, propaganda, consumo, marca

Coordenadora: Clotilde Perez (USP)

É pós-doutora em Comunicación y Documentación (Publicidad) pela Universidad de Murcia, Espanha (2009), livre-docente em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2007), doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e mestre em Administração de Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP, professora de Planejamento Publicitário e Administração Publicitária junto ao curso de Publicidade da Escola de Comunicações e Artes da USP (desde 2002), professora da PUC SP (desde 1995) e professora convidada junto a Universidade Católica Portuguesa. É líder do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação Cultura e Consumo – certificado pelo CNPq e pela USP, membro do Conselho Departamental do CRP – ECA USP, co-editora da Revista Signos do Consumo – ECA USP, vice-presidente a ABP2 – Associação Brasileira dos Pesquisadores em Publicidade, editora da Revista Pensamento & Realidade – PUC SP. É autora de diversos capítulos de livros, artigos de jornais e revistas. Seu último livro publicado foi “Mascostes, semiótica da vida imaginária”, pela Cengage, em 2011.

Vice-coordenador: Goiamérico Felício Carneiro dos Santos (UFG)

Poeta, publicitário e ensaísta em torno às questões de literatura, comunicação, cibercultura, consumo. Graduado em Letras (1997): Universidade Católica de Goiás. Mestre em Estudos da linguagem-Teoria da Literatura: Universidade Federal de Goiás (1999). Dissertação: A cena da culpa: tentativas de parricídio na história da literatura; Doutor em Teoria da Literatura,: PUC-Rio. Tese Angústias da influência: parricídio e história da literatura", parcialmente publicada em livro pela Secretaria Municipal de Cultura (2005). Pós-doutor em comunicação: Unisinos/RS (2010) e Universidade Nacional de Rosário/Ar (2010). Integra o PPG COM-Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UFG) e o PPGIDH-Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos.

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h



Coordenação : Ana Paula Goulart Ribeiro
Edição : Cláudio Ornellas

intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA