GP Semiótica da Comunicação



Ementa

Reunir estudos que atuem na interface entre a semiótica e a comunicação à luz das diferentes abordagens da análise dos signos, dos sistemas de signos, da semiose e da significação, tendo em vista: a) a compreensão da comunicação como um problema semiótico; b) questões teóricas e epistemológicas que envolvem a pesquisa semiótica na sua interface com a comunicação; c) a análise dos códigos, dos discursos, da expansão e ressignificação das linguagens, da constituição dos ambientes comunicacionais e da interação entre eles; d) a relação entre tecnologias, ambientes, linguagens e cognição e) a dimensão política que envolve o funcionamento dos signos na cultura; f) o diálogo entre sistemas de signos e a produção de sentidos na cultura; g) a relação entre espaço, produção sígnica, cultura e comunicação; h) a perspectiva interdisciplinar entre a semiótica, a comunicação e outras áreas do conhecimento; i) os regimes de signos; j) a desconstrução.

Coordenador: Alexandre Rocha da Silva (UFRGS)

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003), doutorado-sanduíche em Sémiotique - Centre d Étude de La Vie Politique Française (2002) e pós-doutorado na Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (2005-6). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Semiótica, Teorias e Metodologias de Pesquisa em Comunicação e Processos Midiáticos, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, audiovisualidades, política e cultura.

Vice-coordenador: Fábio Sadao Nakagawa (UFBA)

É professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, Vice-diretor da Faculdade de Comunicação e Professor Tutor do Programa de Educação Tutorial de Comunicação (PETCOM). Membro dos grupos de pesquisa Espaço-Visualidade/ Comunicação – Cultura (ESPACC) da PUC/SP e Análise do Discurso e Mídia (CEPAD) da UFBA. Possui Doutorado (2008) e Mestrado (2002) em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e graduação em Comunicação Social com habilitação em Rádio e Televisão (1995) pela UNESP/ Bauru.

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h



Coordenação : Adriana Cristina Omena dos Santos
Edição : Cláudio Ornellas

intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA