GP Comunicação e Culturas Urbanas/Intercom: chamada aberta para e-book

01 de maio de 2019

O Grupo de Pesquisa Comunicação e Culturas Urbanas da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) recebe até o dia 1º de julho artigos para o livro eletrônico “Comunicação e culturas urbanas: juventude, cidade, consumo e ativismos”, organizado pelos professores Simone Luci Pereira (UNIP) e Thiago Tavares das Neves (ESPM).

Os artigos direcionados ao e-book devem ser submetidos no mesmo sistema de submissões do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019), que será realizado de 2 a 7 de setembro de 2019 na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. Para indicar que o trabalho deve ser avaliado não somente para apresentação no GP, como também para o livro, deve-se incluir uma segunda nota de rodapé ao título do artigo (na primeira página), utilizando o modelo-padrão de textos de GPs da Intercom.

O e-book reunirá textos que trabalhem na interface entre os campos da Comunicação e Antropologia. É encorajado o envio de artigos que tratem, a partir de abordagens teóricas e/ou empíricas, a seguintes temáticas:

a) a produção cultural articulada a cenários urbanos e juvenis;
b) sua circulação pelas redes simbólicas e de comunicação urbanas;
c) as manifestações midiáticas vinculadas à reflexão sobre culturas urbanas e as peculiaridades do nomadismo simbólico, temporal e espacial;
d) a ressonância dos produtos materiais e simbólicos na vida cotidiana;
e) práticas culturais de fãs e manifestações de subculturas juvenis;
f) o hibridismo entre cultura midiática, cultura de massa, popular e erudita;
g) as conexões entre imagens e imaginários e os novos sensóreos inerentes ao contexto urbano, particularmente os relacionados a juvenilização da cultura;
h) corporalidades e suas imbricações com juvenilidades e/ou urbanidades;
i) comunicação urbana, fluxos e redes articuladas às dimensões das cidades;
j) ativismos e novas práticas políticas.

Serão selecionados para a obra textos de destaque submetidos ao Grupo de Pesquisa Comunicação e Culturas Urbanas da Intercom em 2019, que tratem dos aspectos acima mencionados.

Serão aceitos textos de doutores, doutorandos e mestres, bem como de graduados e mestrandos, desde que em parceria com um/a autor/a com título ao menos de mestre.

Dúvidas e informações pelo e-mail gp.culturas.urbanas@intercom.org.br.

Clique aqui para submeter seu artigo.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br