Grupos de Trabalho do Pensacom 2018 recebem 76 submissões

14 de novembro de 2018

A V Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro (Pensacom Brasil 2018), a ser realizada nos dias 10 e 11 dezembro no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc/SP, em São Paulo, encerrou a chamada de trabalhos para seus nove Grupos de Trabalho (GTs). Com 76 trabalhos submetidos por estudantes de pós-graduação, pesquisadores e profissionais formados na área da Comunicação, o Pensacom segue se consolidando como um importante espaço do pensamento comunicacional.

O Pensacom 2018, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e pela Cátedra Unesco-Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, propõe o tema central “Comunicação, conexões e juventudes”. Além das apresentações nos GTs, a programação terá colóquios com nomes importantes da academia e do mercado profissional de Comunicação, seção de lançamento de publicações, encontro do Fórum Ensicom e uma homenagem ao idealizador da conferência, o professor José Marques de Melo.

Os nove GTs tiveram, ao todo, 76 trabalhos submetidos, sendo que três deles alcançaram um número expressivo de submissões: GT 3 – Comunicação Digital e Tecnologias; GT 7 – Comunicação e Mercado; e GT 8 – Comunicação e Política. “O Pensacom tem seguido em uma crescente no que diz respeito ao recebimento de trabalhos para seus grupos. Com o passar dos anos, estamos ampliando a rede de pesquisadores que contribuem cientificamente com o evento”, afirma Ricardo Alvarenga (Umesp), da coordenação geral dos GTs, destacando esforço dos coordenadores de cada GT para desenvolver essa rede.

Neste ano, dois Grupos de Trabalho do Pensacom têm novos coordenadores: o GT 3 – Comunicação Digital e Tecnologias, passa a ser coordenado por Márcio Carneiro, professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); e Jorge Miklos, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP), assume a coordenação do GT 5 – Comunicação e Religiões.

Os trabalhos selecionados serão apresentados nos períodos da tarde dos dias 10 e 11 de dezembro, e incluídos nos anais do evento, a serem publicados até o final de janeiro de 2019. “Apresentar trabalho no Pensacom é uma oportunidade de interação e compartilhamento com pesquisadores de outras regiões do Brasil. Isso possibilita a formação de redes de pesquisa e o desenvolvimento de trabalhos e parcerias”, afirma Ricardo Alvarenga. “Nossa expectativa para o Pensacom 2018 é a melhor possível. Acredito que conseguiremos manter uma significativa diversidade nos temas trabalhados nos artigos, bem como o bom nível de debate nos GTs.”

Confira a programação completa do Pensacom 2018.


intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br