Homenagem ao professor Paquete de Oliveira

A Intercom se une a toda a comunidade lusófona na tristeza pelo falecimento, aos 79 anos, do professor José Manuel Paquete de Oliveira, um dos mais importantes pesquisadores da área de Comunicação em Portugal.

Ex-presidente e fundador da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom) e da Federação Lusófona de Ciências da Comunicação (Lusocom), Paquete de Oliveira teve papel fundamental na organização da comunidade portuguesa de Ciências da Comunicação, a partir da década de 1990, empenhando-se em manter um espaço de compartilhamento de ideias entre portugueses, brasileiros, moçambicanos e angolanos.

Ainda na década de 1970, criou a disciplina de Sociologia da Comunicação, na licenciatura de Sociologia do ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa), a primeira disciplina sobre estudos de mídia de um curso superior, em Portugal, ministrada por ele durante 30 anos. Paquete de Oliveira também criou e coordenou o curso de mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação da instituição.

O professor iniciou sua vida profissional como jornalista. Trabalhou nos periódicos Jornal da Madeira, Notícias do Funchal, Comércio do Funchal, Diário de Notícias, Expresso, O Jornal, Diário de Lisboa, Jornal de Notícias e Público. Neste último, era atualmente ouvidor, cargo exercido antes na RTP (Rádio e Televisão de Portugal, canal estatal). Na TV, ganhou notoriedade na década de 1990 como comentarista do programa Casos de Polícia, da SIC (Sociedade Independente de Comunicação, canal privado).

Paquete de Oliveira foi ainda consultor científico do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho e presidente do Conselho Geral da Universidade da Beira Interior. Deixa saudade, por sua serenidade, generosidade e simplicidade, e um grande legado a todos os pesquisadores de Comunicação da comunidade lusófona.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br