INTERCOM COLABORA COM MAPEAMENTO DE VEÍCULOS LOCAIS DE IMPRENSA

9 de outubro de 2019

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) é a nova colaboradora do Atlas da Notícia, iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), mantenedor do Observatório da Imprensa, e Volt Data Lab.

A parceria foi estabelecida em setembro, na reunião dos coordenadores dos 34 Grupos de Pesquisa (GPs) da Intercom, realizada durante o 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019), em Belém. “A contribuição da Intercom ao Atlas da Notícia será por meio dos Grupos de Pesquisa, compostos por pesquisadores de diversas universidades de todo o Brasil”, explica Nair Prata (UFOP), diretora Científica da Intercom.

O Atlas da Notícia faz o mapeamento de veículos produtores de notícias – especialmente de jornalismo local – no território brasileiro, com o intuito de descobrir as fontes jornalísticas que levam informação local aos cidadãos de todas as cidades do país. Além da Intercom, o projeto conta atualmente com o apoio do Facebook Journalism Project, de entidades como a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), de grupos pesquisa e de universidades.

“Temos um pesquisador da equipe do Atlas coordenando a pesquisa em cada região, mas, num projeto de mapeamento como este, precisamos de muita capilaridade. Parcerias com universidades e com grupos de pesquisa nos ajudam a localizar os veículos de comunicação que operam nos mais de 5,5 mil municípios, e também a identificar no mapa os desertos de notícias, os lugares nos quais os habitantes não têm acesso a notícias sobre onde vivem”, afirma o jornalista Sérgio Boeck Lüdtke, editor do Projeto Comprova, coordenador acadêmico dos cursos da Abraji e coordenador do grupo de pesquisadores do Atlas da Notícia.

Segundo Lüdtke, o Atlas da Notícia precisará da ajuda dos GPs da Intercom que possam atuar em estados onde a iniciativa ainda não tem convênio com universidades, tais como Tocantins, Rondônia, Pará, Sergipe, Rio Grande do Norte e Maranhão. Além da participação no mapeamento em si, o coordenador acredita que os pesquisadores poderão usar a base de dados produzida em outras pesquisas sobre o ambiente da informação no Brasil. “Nossa expectativa é de que possamos, primeiramente, contar com a Intercom na construção dessa base e, na sequência, dar conhecimento do mapeamento para que ele possa ser utilizado nos trabalhos que os grupos de pesquisa venham a fazer”, explica.

Saiba mais sobre o Atlas da Notícia no site.

Confira os dados da última versão do Atlas da Notícia na página do Observatório da Imprensa.


Acompanhe as novidades da Intercom no Facebook e no Instagram (intercom_oficial).

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br