INTERCOM nordeste fecha o ciclo de congressos regionais da intercom

Mais de 1.200 pessoas, entre estudantes, professores, pesquisadores e monitores participaram do XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, o último congresso regional da Intercom deste ano, entre 5 e 7 de julho no campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro.

“Sediar pela primeira vez o encontro regional da Intercom em uma cidade do interior, Juazeiro, foi significativo para demonstrar a relevância da produção acadêmica realizada na UNEB”, afirma a professora Andréa Cristiana Santos, coordenadora do curso de Jornalismo em Multimeios da UNEB, campus III, e coordenadora do Intercom Nordeste 2018 ao lado de Iury Parente Aragão.

"A receptividade da comunidade acadêmica em Juazeiro não poderia ter sido melhor. A organização local foi impecável, dos estudantes voluntários à coordenação geral. Além disso, a programação privilegiou debates densos sobre o tema do congresso (Desigualdade, Gênero e Comunicação) em uma instituição modelo em termos de respeito à diversidade. A Intercom cumpriu, mais uma vez, sua missão", completa o professor Juliano Domingues, coordenador regional Nordeste da Intercom.

O Intercom Nordeste levou a Juazeiro mais de 30 palestrantes, que estiveram presentes em nove mesas, dois painéis de experiências profissionais e duas rodas de conversa. Entre eles, estavam Acácio Jacinto (Canal Futura), Adilson Citelli (USP), Diva Soares e Cristiane Pitanga (Universidade Federal de Uberlândia – UFU) e pesquisadores dos cursos parceiros da UNEB (Rádio e TV do campus Conceição de Coité; Relações Públicas de Salvador, Jornalismo em Multimeios de Seabra e de Juazeiro; Publicidade e Propaganda da Faculdade do São Francisco; e Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano – UESB). Cerca de 700 trabalhos foram inscritos para Divisões Temáticas, Intercom Jr. e Expocom. Além disso, o evento contou com lançamentos de livro e aplicativo, apresentações musicais e espetáculos teatrais.

O congresso regional contou, ainda, com parcerias importantes: além da TV Escola e do Canal Futura, que participaram do Painel Experiências Profissionais: As TVs Educativas – Diálogos com a Universidade e a Educação, a organização teve a colaboração do Instituto Federal Sertão Pernambucano (IF-Sertão) e do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA).

Graças à organização colaborativa, com a integração entre a comunidade acadêmica regional e instituições públicas e privadas de educação e comunicação, o Intercom Nordeste foi bem-sucedido em estimular e divulgar a produção científica regional. Prova disso foi o Expocom, que premiou dez trabalhos produzidos na própria UNEB. Assim, a expectativa agora é que haja ampla participação de pesquisadores do Nordeste no congresso nacional da Intercom, que será realizado em setembro em Joinville (SC). “A expectativa de todos é participar ativamente das atividades e dos grupos temáticos do Intercom Nacional, demonstrando a produção científica da região”, comemora a professora Andréa Cristiana Santos.

Confira a cobertura completa do Intercom Nordeste 2018 no site e napágina do Facebook.


intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br