Cicilia Peruzzo




Nascida em Domingos Martins, Espírito Santo, a professora Cicilia Maria Krohling Peruzzo formou-se em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela Faculdade de Comunicação Social Anhembi. Filha de pais agricultores, que sempre incentivaram os filhos a estudar, fez mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado na Universidade Nacional Autônoma do México.


Em sua tese de mestrado, Cicilia Peruzzo já tratava da possibilidade de as relações públicas formais poderem também sofrer uma apropriação por parte dos movimentos sociais, tema com o qual continuou trabalhando. No doutorado, a tese A Participação na Comunicação Popular abordou o processo de ampliação do exercício da cidadania no campo dos movimentos sociais, por meio da comunicação comunitária e alternativa.


Sua carreira acadêmica começou em 1977, na Universidade Federal do Espírito Santo, onde liderou a criação do Núcleo de Estudos de Comunicação. Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, onde coordena a linha de pesquisa “Mídia local e comunitária”.


Sócia número dez da Intercom, foi vice-presidente da entidade entre 1995 e 1997 e primeira presidente eleita para um mandato de três anos, de 1999 a 2002. Em sua gestão, a Intercom comprou a primeira sede própria, desenvolveu o já existente Portcom, como repositório virtual da pesquisa em comunicação, reestruturou os Grupos de Trabalho e criou a versão eletrônica de sua revista científica, antes apenas impressa. A professora edita a Revista Intercom e participa do Conselho Curador da instituição, que durante sua presidência comemorou 25 anos de existência.


Cicilia Peruzzo também foi vice-presidente da Federação Lusófona de Ciências da Comunicação e coordenou o GT Comunicación Popular, Comunitaria y Ciudadana, da Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación, e o GT Comunicação e Cidadania, da Associação Brasileira de Programas de Pós-Graduação em Comunicação. É coordenadora da Rede Confibercom de Revistas Científicas de Comunicação, do Núcleo de Estudos de Comunicação Comunitária e Local e do Fórum de Publicações e Difusão do Conhecimento da Confibercom, além de ser membro do Comitê Acadêmico da Cátedra Luis Ramiro Beltrán de Comunicación para el Bien Vivir, do Ciespal.


Entre os livros publicados por Cicilia Peruzzo, que produziu dezenas de artigos para periódicos, capítulos de livros e trabalhos em congressos, estão: Comunicação nos Movimentos Populares, a Participação na Construção da Cidadania; Relações Públicas no modo de produção capitalista; e Televisão comunitária: dimensão pública e participação cidadã na mídia local.

Em 16/05/2016



intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477
RUA JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR | (11) 3596 4747

intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIZ ANTONIO, 2050 - CONJ. 36- BELA VISTA