REGULAMENTO DA XXVI EXPOSIÇÃO DE PESQUISA EXPERIMENTAL EM COMUNICAÇÃO

PRÊMIO EXPOCOM 2019

1 – DEFINIÇÕES E OBJETIVOS

Artigo 1º – A Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) é uma exposição e um prêmio destinados aos melhores trabalhos experimentais exclusivamente produzidos por estudantes no âmbito da área de Comunicação.

Parágrafo 1º. Os trabalhos participantes da Expocom devem obrigatoriamente ser realizados sob a orientação e/ou supervisão de um ou mais docentes, dentro ou fora do espaço acadêmico da IES (Instituição de Ensino Superior) e obrigatoriamente realizados no âmbito de uma ou mais disciplinas acadêmicas da estrutura curricular do curso de graduação. Exceção apenas para as modalidades de agências juniores das categorias de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Estas devem estar vinculadas ao curso e não podem ter sua situação jurídica caracterizada como empresa e possuir CNPJ.

I. Para o caso de agências de comunicação integrada, o trabalho deverá ser desmembrado e poderá ser inscrito nas modalidades específicas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas e Comunicação Organizacional, apresentando os produtos respectivos a cada uma dessas categorias e indicando o estudante-líder do curso correspondente a ela.

Parágrafo 2º. Não é permitida a submissão dos seguintes produtos:

I. desenvolvidos em estágios em empresas, mesmo os que possam ter sido supervisionados pelas universidades;

II. institucionais e comerciais, gerados na IES, quando o estudante participa como bolsista ou voluntário, junto a uma equipe profissional.

Parágrafo 3º. Nas categorias Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas e Comunicação Organizacional são aceitos trabalhos somente com estudante-líder destes respectivos cursos. É permitida a participação de coautores de outros cursos de Comunicação.

Artigo 2º – Os objetivos principais da Expocom são:

a. Estimular o desenvolvimento e aprimoramento da pesquisa experimental da área de Comunicação quanto a produção que está sendo ou será desenvolvida no mundo do trabalho;

b. Promover o intercâmbio entre as escolas da área da Comunicação e afins, professores, estudantes e profissionais;

c. Apresentar à comunidade acadêmica nacional a produção dos cursos;.

d. Incentivar as inovações na produção experimental de Comunicação;

e. Apresentar ao mercado os novos talentos: jovens, de Norte a Sul, de Leste a Oeste, com ideias criativas e ousadas, protagonistas de uma sociedade em fase de maturação.

2 – DAS CATEGORIAS E MODALIDADES

Artigo 3º – As Categorias do Prêmio Expocom são as seguintes:

I. Jornalismo

II. Publicidade e Propaganda

III. Relações Públicas e Comunicação Organizacional

IV. Cinema e Audiovisual

V. Produção Transdisciplinar

VI. Rádio, TV e Internet

Parágrafo Único. Dentro das categorias devem ser observadas as especificidades de cada modalidade, descritas no ementário (Anexo I).

Artigo 4º – Cada categoria é subdivida em modalidades correspondentes à natureza dos trabalhos experimentais, caracterizadas pela especificidade de uma mídia, linguagem, gênero, suporte, formato, serviço etc.

Artigo 5º – Nas diversas categorias, há modalidades dedicadas ao conjunto de produtos periódicos/seriados/regulares e outras específicas para produtos avulsos.

Parágrafo 1º. É produto periódico, seriado ou regular o conjunto de exemplares, séries ou edições resultantes de atividades e/ou processos contínuos, estabelecidos no projeto pedagógico do curso ou no plano de ensino de determinada disciplina. Todos os trabalhos devem ser realizados com orientação docente.

Parágrafo 2º. É produto avulso a peça, o exemplar ou a edição individual, produzido ou não como parte de uma periodicidade, série, programa regular, portfólio de agência ou campanha experimental, estabelecido no projeto pedagógico do curso ou no plano de ensino de determinada disciplina. Todos os trabalhos devem ser realizados com orientação docente.

Artigo 6º – São as seguintes as modalidades do Prêmio Expocom, apresentadas em suas respectivas categorias, conforme as ementas (ver Anexo I).

I. Jornalismo

JO01 Agência Escola de Jornalismo (conjunto/ série)

JO02 Projeto de assessoria de Imprensa (avulso)

JO03 Jornal-laboratório impresso (conjunto ou série)

JO04 Revista-laboratório impressa (conjunto ou série)

JO05 Produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo (avulso/ conjunto ou série)

JO06 Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo (avulso/ conjunto ou série)

JO07 Produção em Jornalismo digital (avulso/ conjunto ou série)

JO08 Reportagem em Jornalismo impresso (avulso)

JO09 Reportagem em Radiojornalismo (avulso)

JO10 Reportagem em Telejornalismo (avulso)

JO11 Livro-reportagem (avulso)

JO12 Produção em Fotojornalismo (avulso/ conjunto e série)

JO13 Produção Jornalismo Literário e/ou de Opinião (avulso/ conjunto e série)

JO14 Jornal Mural (avulso/ conjunto e série)

JO15 Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em áudio e rádio

JO16 Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em vídeo e televisão

II. Publicidade e Propaganda

PP01 Agência Escola de Publicidade e Propaganda (conjunto/série)

PP02 Planejamento Promocional (conjunto/série)

PP03 Campanha Publicitária (conjunto/série)

PP04 Pesquisa mercadológica (avulso)

PP05 Jingle (avulso)

PP06 Spot (avulso)

PP07 Produção Publicitária Audiovisual para TV e Cinema (avulso)

PP08 Produção Publicitária Audiovisual para Internet (avulso)

PP09 Fotografia Publicitária (avulso)

PP10 Anúncio impresso (avulso)

PP11 Cartaz (avulso)

PP12 Outdoor (avulso)

PP13 Estratégia Publicitária para Mídia Digital (avulso ou conjunto)

PP14 Publicidade em mídia alternativa (avulso)

III. Relações Públicas e Comunicação Organizacional

RP01 Agência Escola de Relações Públicas (conjunto/ série)

RP02 Pesquisa em Relações Públicas (avulso)

RP03 Organização de evento (avulso)

RP04 Projeto de assessoria de comunicação empresarial (avulso)

RP05 Projeto de assessoria de comunicação governamental (avulso)

RP06 Projeto de assessoria de comunicação para o Terceiro Setor (avulso)

RP07 Produto de comunicação institucional impresso (avulso)

RP08 Produto de comunicação institucional radiofônico (avulso)

RP09 Produto de comunicação institucional digital (avulso)

RP10 Produto de comunicação institucional audiovisual (avulso)

RP11 Planejamento estratégico de Relações Públicas (avulso)

IV. Cinema e Audiovisual

CA01 Filme de ficção (avulso)

CA02 Filme de não ficção/documentário/ docudrama (avulso)

CA03 Filme de animação (avulso)

CA04 Videoclipe (avulso)

CA05 Roteiro de ficção (avulso ou seriado)

CA06 Roteiro de não ficção (avulso ou seriado)

CA07 Direção de Fotografia (avulso ou seriado)

CA08 Vinheta (avulso)

V. Produção Transdisciplinar

PT01 Edição de Livro (avulso)

PT02 Design Gráfico (avulso)

PT03 Ensaio fotográfico artístico (conjunto)

PT04 Fotografia artística (avulso)

PT05 Fotonovela (avulso ou série)

PT06 Charge/caricatura/ilustração (avulso)

PT07 Embalagem (avulso)

PT08 Histórias em Quadrinhos (avulso)

PT09 Roteiro de Games (avulso)

PT10 Projeto de Comunicação integrada (avulso)

PT11 Produção multimídia (avulso)

PT12 Revista customizada (avulso)

PT13 Comunicação e Inovação (avulso)

PT14 Games (avulso)

VI. Rádio, TV e Internet

RT01 Programa laboratorial de áudio (avulso ou seriado)

RT02 Programa laboratorial de TV (avulso ou seriado)

RT03 Ficção em áudio e rádio – audiodramatização, peça radiofônica, radionovela e afins (avulso ou seriado)

RT04 Ficção em vídeo – Telenovela, Séries Televisivas e afins (avulso ou seriado)

RT05 Produção Audiovisual para mídias digitais (avulso ou seriado)

RT06 Blog (avulso)

RT07 Website (avulso)

3 – DAS ETAPAS DO PRÊMIO

Artigo 7º – O Prêmio Expocom ocorre nas seguintes etapas:

1. Etapa local

2. Etapa regional

3. Etapa nacional

Artigo 8º – A etapa local ocorre no âmbito das IES a que se vinculam os cursos da área de Comunicação. Todos os cursos da área da Comunicação de cada IES devem organizar conjuntamente esta etapa local, indicando um único professor responsável (diretor ou coordenador ou chefe) para inserir os dados das inscrições dos trabalhos da instituição no sistema informático da Expocom/Intercom. Ou seja, um único professor responsável terá acesso, representando o conjunto dos Cursos da área da Comunicação da IES (Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Cinema etc., inclusive quando se trata de Cursos Tecnólogos). Nessa etapa, as IES indicam a lista de trabalhos e respectivo(s) autor(es) ao Prêmio Expocom, segundo as modalidades e categorias, sendo um trabalho para cada modalidade, seguindo os termos do Anexo II.

Artigo 9º – O estudante poderá ser indicado como líder uma única vez. No entanto, como coautor, não há limite de participação. O(s) professor(es) orientador(es) também deve(m) ser indicado(s) na descrição do relatório do trabalho.

Parágrafo 1º. É possível indicar como líder ou coautor um “estudante em mobilidade”. Para estes casos, o estudante deverá ser indicado pela instituição em que cursa a disciplina na qual o produto foi desenvolvido. Assim, este estudante deverá ser inscrito, participar da exposição e concorrerá na região da IES que o indicou.

I. Não será permitida a indicação do mesmo estudante por duas IES. Neste caso, os dois trabalhos serão desclassificados.

II. No relatório do trabalho deverá ser indicado que se trata de um estudante em mobilidade, apontando sua IES de origem e a IES em que cursou a disciplina responsável pela produção do trabalho, inclusive sua equivalência com a IES de origem.

III. No caso de “estudante em mobilidade” envolvendo IES de outro país, aplica-se o previsto no caput deste artigo, seu parágrafo e incisos.

Artigo 10º – A etapa regional realiza-se no âmbito dos Congressos Regionais de Ciências da Comunicação da Intercom, com a inscrição do candidato indicado pela IES e posteriormente com a submissão do trabalho.

Parágrafo 1º. É expressamente vedada a inscrição de trabalhos outros que não sejam aqueles indicados pela IES, em suas respectivas modalidades.

Parágrafo 2º. Cada Congresso Regional classifica o melhor trabalho de cada modalidade. O trabalho ganhador deverá representar a sua região e concorrer ao Prêmio Expocom na etapa nacional.

Artigo 11º – A etapa nacional realiza-se no âmbito do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Intercom e dela participam os vencedores das etapas regionais, devidamente inscritos em cada modalidade.

4. DA INSCRIÇÃO - ETAPA REGIONAL

Artigo 12º – Depois que a IES indicar o trabalho no sistema da Intercom, conforme os artigos 8º e 9º deste regulamento, a inscrição ocorrerá da seguinte forma: a) o candidato faz inscrição no Congresso Regional; b) em seguida, paga a taxa de inscrição; c) depois de ter confirmado o pagamento da inscrição, preenche o relatório do trabalho e anexa o(s) produto(s) por meio de suporte informático da Intercom, nos termos do Anexo II.

Parágrafo 1º. O líder será o responsável pelo preenchimento de todos os dados solicitados no sistema informático, incluindo o(s) nome(s) do(s) orientador(es) e eventuais coautores, e por anexar e submeter o(s) respectivo(s) produto(s) do trabalho.

Parágrafo 2º. É expressamente vedada a inscrição e submissão de trabalhos por outro estudante que não aquele informado pela IES como líder de seu respectivo trabalho.

Parágrafo 3º. Para submissão de trabalhos em coautoria, o líder deverá informar no sistema online o nº do CPF dos demais coautores. A Intercom emitirá certificado somente para os autores inscritos no evento.

Parágrafo 4º. Os coautores têm o direito de receber o certificado nominal/individual, desde que citados no trabalho e indicados no sistema.

Artigo 13º – No ato da inscrição, o candidato preenche o relatório do trabalho e a(s) peça(s) correspondente(s) ao seu trabalho, que deve estar enquadrado em uma das modalidades previstas no artigo 6º.

Parágrafo 1º. O relatório do trabalho deverá ser preenchido respeitando o limite máximo de toques estabelecidos para cada um dos tópicos: introdução, objetivos, justificativa, métodos e técnicas utilizados, descrição do produto ou processo realizado, considerações e referências bibliográficas, conforme especificidades descritas no Anexo II.

Parágrafo 2º. O produto deve ter sido realizado no âmbito da IES de forma experimental, ser compatível à modalidade inscrita e seguir as orientações de postagem previstas no parágrafo 2º do artigo 14º deste regulamento. Trabalhos apresentados fora das especificações serão eliminados.

Artigo 14º – Além de estar de acordo com os formatos previstos neste regulamento, o(s) produto(s) deve(m) seguir as especificações descritas nas ementas das modalidades (ver Anexo I).

Parágrafo 1º. Nas modalidades que envolvem produtos online, estes devem estar obrigatoriamente no ar, quando da avaliação por parte do júri, tendo sido realizada a adição de conteúdos ao longo de todo o ano anterior à data de realização do prêmio. (ver Anexo I). Em caso de trabalho online, o link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional).

Parágrafo 2º. Em caso de peças como filmes, vídeos, documentários ou programas de rádio e TV, o participante deverá postar o produto em um repositório público, de fácil acesso (youtube, vimeo, soundcloud, entre outros) e enviar o endereço eletrônico da produção em arquivo pdf, anexado à inscrição do trabalho no campo produto. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Todas as peças descritas neste parágrafo devem seguir as indicações dispostas no Anexo I.

Parágrafo 3º. No caso dos produtos em conjunto ou série, quando não especificado no ementário (Anexo I), devem ser submetidos no mínimo duas e no máximo seis edições produzidas ao longo do ano.

Artigo 15º – Dentre os trabalhos inscritos e submetidos na Etapa Regional, serão eliminados do Prêmio Expocom aqueles que:

a. Não tenham sido produzidos no ano letivo anterior da realização da exposição;

b. Não sejam aqueles indicados pelas suas respectivas IES;

c. Não tenham sido produzidos no âmbito dos cursos da área de Comunicação e com estudante-líder especificamente daqueles cursos aos quais se destinam a categoria e modalidade em que estejam inscritos;

d. Não apresentem conteúdo produzido pelos estudantes;

e. Forem submetidos produto(s) em conjunto/série nas modalidades a que se destinam produto(s) avulso(s) e vice-versa;

f. Não tenham o líder inscrito no Congresso;

g. Não estejam com produto anexado e relatório devidamente preenchido, conforme previsto anteriormente neste regulamento;

h. Não respeitem as características descritas no Anexo I e que não cumpram todos os artigos deste regulamento.

5. DA INSCRIÇÃO - ETAPA NACIONAL

Artigo 16º – O vencedor em cada modalidade da fase regional (líder) terá que efetuar sua inscrição no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação conforme calendário estabelecido na chamada de trabalho para que possa participar da Etapa Nacional do Prêmio Expocom.

Parágrafo 1º. O vencedor classificado em cada modalidade (líder) na etapa regional estará isento de pagamento de taxa de inscrição no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

Parágrafo 2º. O vencedor classificado na Etapa Regional não precisa submeter novamente seu trabalho para participar da Etapa Nacional.

Parágrafo 3º. Será desclassificado o trabalho cujo líder não efetuar a inscrição no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, dentro dos prazos estabelecidos pela chamada de trabalho do evento.

6. DO JULGAMENTO

Artigo 17º – Na fase Regional, a avaliação é realizada somente por um júri virtual, composto por avaliadores das regiões geográficas brasileiras distintas daquela do trabalho avaliado. Na fase Nacional, por dois júris: um virtual e outro presencial.

Parágrafo 1º. O júri virtual é composto de docentes e/ou profissionais de IES de todo o país, de sócios da Intercom e de profissionais indicados pelas instituições parceiras na realização dos Congressos Regionais e/ou Nacional.

Parágrafo 2º. Na fase Regional, mesmo sem a presença de um júri, a apresentação do trabalho é obrigatória e valorada no fechamento das notas. A avaliação da apresentação (ou seja, somente da exposição presencial) será feita pelo professor coordenador da sessão, conforme critérios da Coordenação Nacional do Prêmio Expocom.

Parágrafo 3º. Na fase Nacional, o júri presencial é composto por docentes e/ou profissionais especialmente convidados pela Coordenação Nacional do Prêmio Expocom, podendo contar com membros que fizeram parte da fase virtual.

Parágrafo 4º. Estão expressamente impedidos de participar de qualquer um dos júris em uma dada modalidade os docentes de IES que nela tenham trabalhos inscritos.

Parágrafo 5º. A avaliação do júri virtual será feita online, por meio de sistema informático, considerando, em suas análises, tanto os produtos quanto o respectivo conteúdo inserido no relatório padrão.

Parágrafo 6º. A avaliação do júri presencial será feita mediante preenchimento de formulários considerando em sua análise a exposição dos trabalhos indicados.

Artigo 18º – A avaliação do(s) trabalho(s), que deve(m) estar adequado(s) à modalidade em que foi (foram) inscrito(s), segue os critérios abaixo:

a. O experimentalismo do produto.

b. A qualidade técnica do produto.

c. A relevância social/cultural do tema abordado no trabalho.

d. A coerência das etapas de trabalho apresentadas no relatório, com os resultados da respectiva peça.

e. A observância dos princípios éticos e legais no trabalho.

Artigo 19º – Na Fase Regional, o júri virtual indicará os cinco melhores trabalhos (se houver) em cada modalidade.

Parágrafo 1º. O júri virtual é soberano, podendo decidir por não indicar trabalhos em uma ou mais modalidades se considerar que não atendem aos objetivos ou critérios do Prêmio Expocom.

Parágrafo 2º. As decisões do júri virtual são soberanas e irrecorríveis, portanto não cabem recursos à coordenação da categoria e nem à coordenação nacional do prêmio.

Parágrafo 3º. As notas do júri virtual e presencial, em hipótese alguma, serão divulgadas.

Artigo 20º – Para efeito de disseminação científica e para concorrer à etapa Nacional, os cinco melhores trabalhos indicados pelo júri virtual em cada modalidade devem, obrigatoriamente, ser expostos no Congresso Regional. Haverá um professor responsável na etapa regional e este verificará se o trabalho foi exposto com qualidade e totalmente de acordo com este regulamento.

Parágrafo 1º. O trabalho deve ser exposto pelo líder ou qualquer um dos coautores indicados no sistema e regularmente inscritos no evento.

Parágrafo 2º. É vedada a exposição (ou coapresentação) do trabalho pelo professor-orientador, representante da IES ou por qualquer outra pessoa que não o(s) estudante(s) indicado(s) no sistema. Durante a exposição, também é vedada qualquer forma de intervenção do professor orientador.

Parágrafo 3º. Os trabalhos que não forem expostos e não cumprirem todos os termos deste regulamento serão desclassificados do Prêmio Expocom.

Artigo 21º – Será vencedor na etapa regional o trabalho que obtiver a maior nota em cada modalidade. Haverá somente um vencedor por modalidade.

Parágrafo 1º. Os vencedores serão anunciados em sessão de premiação durante o respectivo Congresso Regional.

Parágrafo 2º. Os vencedores na etapa regional estarão classificados para a etapa Nacional.

Artigo 22º – A exemplo dos Congressos Regionais, na etapa Nacional, os trabalhos vencedores em cada região e em cada modalidade devem, obrigatoriamente, ser expostos no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A não exposição no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, no dia e período programados, implicará desclassificação automática.

Parágrafo 1º. O trabalho deve ser exposto pelo líder ou qualquer um dos coautores indicados no sistema e regularmente inscritos no evento.

Parágrafo 2º. É vedada a exposição (ou coapresentação) do trabalho pelo professor-orientador, representante da IES ou por qualquer outra pessoa que não o(s) estudante(s) indicado(s) no sistema. Durante a apresentação presencial, também é vedada qualquer forma de intervenção do professor orientador.

Parágrafo 3º. Na exposição será considerada, para fins de avaliação, a qualidade e consistência teórica da exposição que o(s) estudante(s) realizarem naquele momento, independentemente do suporte utilizado.

Parágrafo 4º. Os trabalhos que não forem expostos nos termos deste artigo serão desclassificados do Prêmio Expocom na etapa Nacional.

Artigo 23º – Na etapa Nacional, os trabalhos serão julgados por um júri virtual e outro presencial.

Parágrafo 1º. Será vencedor em cada modalidade na etapa Nacional o trabalho que obtiver a maior média, calculada a partir das notas atribuídas pelos júris virtual e presencial.

Parágrafo 2º. As decisões dos júris virtual e presencial são soberanas e irrecorríveis, não cabendo recursos à Coordenação da Categoria e nem à Coordenação Nacional do Prêmio.

Parágrafo 3º. Um único vencedor em cada modalidade na etapa Nacional será anunciado em sessão de premiação durante o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

7 – DA PREMIAÇÃO

Artigo 24º – A premiação é simbólica por natureza, beneficiando os autores pela qualificação do respectivo Curriculum Vitae, o que pode repercutir em oportunidades ocupacionais disponíveis no mercado de trabalho, mas também agregando valor às instituições que associam sua imagem ao bom desempenho de seus estudantes, professores e seus projetos.

Parágrafo 1º. O prêmio, tanto na etapa Regional quanto na Nacional, se materializa por meio de certificado, atestando o bom desempenho do autor, e, eventualmente, por meio de medalhas ou troféus, dependendo da contribuição obtida junto a parceiros e patrocinadores.

Parágrafo 2º. O professor orientador do trabalho vencedor em cada modalidade também receberá certificado atestando sua orientação, desde que regularmente inscrito no congresso.

Artigo 25º – Os trabalhos inscritos e aceitos, tanto nos Congressos Regionais, quanto no Congresso Nacional, poderão ser publicados em Anais, repositórios e exposição dos respectivos eventos.

Parágrafo Único. No ato de inscrição dos trabalhos, seus autores automaticamente outorgam, formalmente e sem qualquer custo, à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o direito de reproduzi-los nos Anais e repositórios dos congressos em qualquer tempo.

8 – DISPOSIÇÕES FINAIS

Artigo 26º – Constituem parte deste regulamento os seguintes anexos:

Anexo I. Ementário das modalidades segundo as categorias

Anexo II. Normas Técnicas para Submissão de Trabalhos em Suporte Informático

Artigo 27º – Eventuais pontos omissos deste regulamento serão resolvidos pela Coordenação Nacional do Prêmio Expocom e pela Diretoria Executiva da Intercom.

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