Prêmios do Intercom 2018 prestigiam a pesquisa em Comunicação no Brasil

O 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2018) está chegando e, com ele, alguns dos momentos mais emocionantes da pesquisa em comunicação no Brasil: as premiações que reconhecem o trabalho de nossos pesquisadores.

Em solenidade realizada no Hotel Bourbon de Joinville no dia 7 de setembro, às 19h, serão entregues os prêmios Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, Freitas Nobre, Francisco Morel e Vera Giangrande, além do Troféu José Marques de Melo. No dia seguinte, 8 de setembro, às 12h, o Centro de Convenções da Univille ficará pequeno para a premiação dos autores de pesquisa experimental que se destacaram na Expocom.

Os vencedores nas quatro categorias do Prêmio Luiz Beltrão já foram divulgados (clique aqui para conferir): Laura Loguercio Cánepa (UAM) na categoria Liderança Emergente; Adilson Odair Citelli (USP), Maturidade Acadêmica; a Rede Brasileira de Pesquisadores da Ficção Televisiva (Obitel Brasil), representada na cerimônia por Maria Immacolata Vassalo de Lopes, na categoria Grupo Inovador; e, na categoria Instituição Paradigmática, a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), representada por Ana Regina Barros Rego Leal.

O Troféu José Marques de Melo – Maturidade Acadêmica Regional destaca, desde 2013, um pesquisador sênior de referência na região onde ocorre o congresso nacional da Intercom. Em 2018, o homenageado é Nilson Lemos Lage, jornalista, doutor em Linguística, mestre em Comunicação e bacharel em Letras que, após 50 anos como docente em importantes instituições de ensino superior, aposentou-se compulsoriamente em 2006 quando ocupava o cargo de professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com extensa pesquisa e diversos livros publicados em jornalismo, Nilson Lage continua ensinando, agora como professor voluntário na Pós-Graduação da UFSC.

Já o prêmios estudantis reconhecem trabalhos apresentados nos Grupos de Pesquisa (GPs) do Intercom 2017. Cada categoria tem três finalistas, que apresentarão seus trabalhos novamente no Colóquio Acadêmico do Intercom 2018, em 5 de setembro. Os vencedores serão escolhidos por um júri e revelados na solenidade de premiação do dia 7 de setembro. Os finalistas são:

Prêmio Freitas Nobre (melhor trabalho de doutorado): Rafael Sbeghen Hoff, com a tese “Porta dos Fundos: relações entre a cultura midiática e o humor nacional pela web”; André Carlos Moraes, com “Leitores Multiplataforma: resultados de um estudo longitudinal com estudantes”; e Tarcízio Roberto da Silva, autor de “Georges Perec e o Monitoramento de Mídias Sociais: algumas aproximações e possibilidades”.

Prêmio Francisco Morel (melhor trabalho de mestrado): Patrícia de Souza Nunes, que apresentou “Representações da Mulher na (Publi)cidade de Natal-RN: corpos estéticos e aadrões hegemônicos da subalternidade na cena pública”; Douglas de Oliveira Calixto, com a dissertação “Memes, youtubers e as tensões temporais entre estudantes e professores”; e Luis Felipe Silveira de Abreu, com a pesquisa “Roland Barthes contra Roland Barthes: da semiologia à semioclastia”.

Prêmio Vera Giangrande (melhor trabalho de graduação): Lucas Pereira Baumgartner, autor de “Jogo e Vivência: um método para analisar a interação entre o jogador e o jogo”; Fernanda Luz Moraes, Tatiana Cristina Hunsche e Glória Rückert Jungkenn, que apresentaram a pesquisa “As ouvidorias virtuais (re)significadas em organizações brasileiras: as interações no Facebook”; e Fernanda Polli, com a pesquisa “Customer Based Brand Equity: uma avaliação comparativa do valor de marcas próprias entre Brasil e Austrália”.

Já a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) faz uma premiação simbólica dos melhores trabalhos experimentais de estudantes de Comunicação, que serão apresentados em 34 sessões no dia 5 de setembro . A entrega de prêmios da Expocom é, tradicionalmente, um dos eventos mais procurados e mais emocionantes do congresso nacional da Intercom.

O 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação será realizado de 2 a 8 de setembro de 2018 na Universidade da Região de Joinville (Univille), em Joinville (SC).

Acompanhe as novidades do Intercom 2018 na página oficial no Facebook.

PRÊMIO LUIZ BELTRÃO E PRÊMIOS ESTUDANTIS
07/09, às 19h
Coordenação: Allan Rodrigues (UFAM)
Homenageados: Adilson Odair Citelli (USP), Laura Loguercio Cánepa (UAM), Maria Immacolata Vassalo de Lopes (Obitel), Ana Regina Barros Rego Leal (Alcar), Nilson Lemos Lage (UFSC) e os finalistas dos Prêmios Estudantis
Local: Hotel Bourbon

PREMIAÇÃO EXPOCOM E CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO
08/09, às 12h
Coordenação: Silvio Simon (Univille), João Carlos Picolin (Claretianas) e Genio Nascimento (Intercom/UAM)

Local: Centro de Convenções – Univille


intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br