Paradigmas Culturais Hoje: palestras na Fundação Casa de Rui Barbosa movimentaram o 2º semestre de 2018

14 de novembro de 2018

O segundo semestre de 2018 trouxe uma animadora iniciativa da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), instituição vinculada ao Ministério da Cultura que também atua na formação de pesquisadores e profissionais da área. Trata-se do Ciclo de Palestras Paradigmas Culturais Hoje, criado no âmbito da disciplina O Paradigma Cultural Hoje, do curso de Mestrado Profissional em Memória e Acervos da FCRB.

“O objetivo do Ciclo de Palestras é trabalhar as obras dos autores clássicos e atuais – europeus americanos, latinos e, principalmente, brasileiros – e mostrar os paradigmas culturais atuais a partir de estudos e palestras de especialistas e pesquisadores das áreas de Comunicação e de Cultura”, explica Eula Cabral, professora da disciplina e pesquisadora do Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência da Universidade Federal Fluminense (Emerge/UFF).

O ciclo Paradigmas Culturais Hoje teve uma programação de fôlego, com seis palestras realizadas entre 5 de setembro e 14 de novembro, todas apresentadas na FCRB por pesquisadores e profissionais convidados, além de docentes da própria instituição.

Segundo a professora Eula Cabral, o Ciclo de Palestras atraiu um público médio de 40 pessoas por evento (o limite era de 55 vagas), incluindo, além dos alunos da disciplina no Mestrado da FCRB, pesquisadores e estudantes de outras instituições – inclusive, de outras regiões brasileiras e até do exterior. “Organizamos o ciclo de forma a manter um público mais especializado na temática, dando oportunidade aos alunos do Mestrado para tirarem suas dúvidas sobre as temáticas abordadas. A presença de pesquisadores de fora foi uma ótima oportunidade para a troca de ideias e conhecimentos”, afirma.

A iniciativa foi tão bem-sucedida, que está em análise uma nova edição em 2019, não necessariamente ligada à disciplina O Paradigma Cultural Hoje do programa de Mestrado da FCRB.

O Ciclo de Palestras Paradigmas Culturais Hoje é uma realização da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB); da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão (FCRB); do projeto Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC/FCRB); do Centro de Pesquisa e Produção em Comunicação e Emergência (EMERGE); e do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos - Mestrado Profissional em Memória e Acervos (PPGMA/FCRB). Mais informações no site de pesquisa da FCRB.

LISTA COMPLETA DE PALESTRAS DO CICLO PARADIGMAS CULTURAIS HOJE:

POLÍTICAS CULTURAIS NO BRASIL E DIREITOS HUMANOS NA INTERNET
Data: 05/09/2018
Palestrantes: Janara Sousa, Gerson Scheidweiler e Luísa Montenegro (UNB); Lia Calabre e Eula Cabral (FCRB).
Clique aqui para assistir ao vídeo

CULTURA NA TV, NOS JOGOS ELETRÔNICOS E NA LITERATURA INFANTO JUVENIL
Data: 26/09/2018
Palestrantes: Luciana Sandroni, escritora e roteirista do Sítio do Picapau Amarelo; Lucia Novaes; diretora do canal GNT; Gláucia Lima, escritora e professora de Programação de Games; Eula Cabral (FCRB).
Clique aqui para assistir ao vídeo

CULTURA NA MÍDIA COMUNITÁRIA
Data: 17/10/2018
Palestrantes: Andrea Medrado, escritora, pesquisadora e professora da UFF; Adilson Cabral, coordenador do EMERGE, escritor, pesquisador e professor da UFF; Eula Cabral (FCRB).
Disponível em dois vídeos: vídeo 1 e vídeo 2

CULTURA NAS GRANDES REDES DE COMUNICAÇÃO DO BRASIL
Data: 24/10/2018
Palestrantes: Pâmela Pinto, escritora, jornalista do Ministério da Saúde, professora da UERJ; Eula Cabral (FCRB).
Clique aqui para assistir ao vídeo

CULTURA, CRIATIVIDADE E MÍDIAS DIGITAIS
Data: 07/11/2018
Palestrantes: Apoena Horta, designer especialista em comunicação corporativa, design editorial, promocional e UX; André Sette, designer, ilustrador, animador, músico e autor independente; Eula Cabral (FCRB).
Clique aqui para assistir ao vídeo

ECONOMIA POLÍTICA DA COMUNICAÇÃO E DA CULTURA
Data: 14/11/2018
Palestrantes: Adilson Cabral (UFF)l, Patrícia Maurício (PUC-RJ), Juliano Maurício de Carvalho (UNESP Bauru), Marcos Américo (UNESP Bauru), Eula Cabral (FCRB).

Vídeo em breve.

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h


intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA