22 de novembro de 2018
A V Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro (Pensacom Brasil 2018) divulga a lista de trabalhos selecionados para seus nove Grupos de Trabalho (GTs), a serem apresentados nos dias 10 e 11 de dezembro, a partir das 14h30, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc/SP, em São Paulo. Ao todo, os nove GTs terão 54 trabalhos, que serão publicados nos anais do evento no início de 2019.
O Pensacom 2018, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e pela Cátedra Unesco-Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, propõe o tema central “Comunicação, conexões e juventudes”. Além das apresentações nos GTs, a programação terá colóquios com nomes importantes da academia e do mercado profissional de Comunicação, seção de lançamento de publicações, encontro do Fórum Ensicom e uma homenagem ao idealizador da conferência, o professor José Marques de Melo.
A V Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro vai de 10 a 11 de dezembro de 2018, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc/SP, em São Paulo. Clique para acessar a programação completa.
Confira a lista dos trabalhos selecionados:
GT 1 – PENSAMENTO COMUNICACIONAL Data: 10/12 Coordenação: Sonia Jaconi |
|
| AUTORIA | TRABALHO |
| Antonio de Andrade | Primórdios da televisão no Brasil: o olhar jornalístico |
| Rodrigo Gabrioti | Cinco Olhares para um Pensamento Comunicacional Brasileiro a partir do Fomento FAPESP |
| Lizbeth Kanyat | Reflexões sobre a recepção de ficção estrangeira: pressupostos teóricos e aproximações do objeto empírico |
|
Adriana C. A. do Amaral Ingrid Pfützenreuter Castanho Bizan |
Inspirar o Diálogo em Tempos de Incomunicação |
| Carlos Humberto Ferreira Silva Júnior | Ethos: uma proposta classificatória para a utilização do conceito na área da comunicação |
|
Carlos Eduardo Bertin Tássia Aguiar de Souza |
A presença do jornalismo opinativo em uma sociedade de risco: o desabamento no Largo Paissandu e a opinião da Folha e do Estadão |
| Cláudio Messias | Do pensamento comunicacional latino-americano a um curso de graduação em Educomunicação: renovações e avanços na perspectiva do paradigma educomunicativo |
GT 2 – COMUNICAÇÃO POPULAR E ALTERNATIVA Data: 10/12 Coordenação: Marcos Correa |
|
| AUTORIA | TRABALHO |
| Isabela Matos Lobão | A mudança da representação da mulher através dos projetos gráficos das capas da Revista Claudia nos anos 70 e 80 |
| Georgia de Mattos | A análise comunicacional da identidade transexual na telenovela A Força do Querer: uma perspectiva dos Estudos Culturais |
| Helder Marques de Sousa Coelho | Jornal Preto no Branco no cenário da imprensa alternativa |
| Arthur Breccio Marchetto Renan Marchesini de Quadros Souza | Aproximações entre Ratos de Porão e o Gonzo Journalism |
|
GT 3 – COMUNICAÇÃO DIGITAL E TECNOLOGIAS Data: 10/12 Coordenação:: Marcio Carneiro e Raquel Longhi |
|
| AUTORIA | TRABALHO |
|
Pâmela Dickmann Marta Brod |
Facebook como ferramenta de participação e inovação na comunicação |
| Alessandra Lourenço Simões | O discurso de ódio na internet: liberdade de expressão, arquétipos e compreensão |
| Vinicius Suzigan Ferraz | Tecnologia e Comunicação: reflexões socioculturais |
|
Gláucio Antônio Santos Larissa Marques Vidigal Lana Vitor Emanuel Maia Ferreira |
A migração da produção de programetes de divulgação científica para a construção de Podcasts na Rádio Ufop |
|
Marina Jugue Chinem Missila Loures Cardozo |
Narrativas Transmídia e suas Interfaces Gráficas em Games |
| Edna Fátima Pereira da Silva | Redes Virtuais de Relacionamento: Laços Fortes e Fracos nas Fake News da Corrida Eleitoral |
| Luis Octávio Gabatelli | Comunicação e processos cognitivos na conversão da inteligência artificial |
GT 4 – FOLKCOMUNICAÇÃO Data: 10/12 Coordenação: Eliane Mergulhão |
|
| AUTORIA | TRABALHO |
| Cristian Rogério Moroni Cristina Schmidt | Ex-voto: fé concretizada |
| Rubens Lopes Junior | As Relações Entre as Etnias no Desenvolvimento da Sociedade Brasileira e o Surgimento da Teoria Folkcomunicacional |
| Giselle Gomes da Silva Prazeres | As narrativas dos Jogos Digitais com Conteúdos Folkcomunicacionais: uma proposta metodológica |
|
Francisco José da Silva Rocha Filho Gilmar Santana |
A sociologia dos sistemas de sinais, a Folkcomunicação e a questão da identidade indígena |
|
Flávio Santana Guilherme Fernandes |
De Jornalista à Pioneiro nas Ciências da Comunicação: Aportes Teóricos e Metodológicos para Entender a Obra de Luiz Beltrão |
|
GT 5 – COMUNICAÇÃO E RELIGIÕES Data: 10/12 Coordenação: Jorge Miklos |
|
| AUTORIA | TRABALHO |
| Luiz Guilherme Leite Amaral | O Cristo crucificado como mídia e a einfühlung (empatia) como mensagem de fé cristã |
| Jansen Hinkel | Protegidas do Sol: A Religião e o Cárcere Privado no Cinema Iraniano |
| Regina Helena de Oliveira Santos Nicolosi | Do templo ao profeta: da mortificação do corpo à construção da tecnologia como religião na civilização cibercultural |
|
Maria Luisa Ramirez Soares Ivete Maria Soares Ramirez Ramirez Gabrielle Pellucio |
Fronteira da fé: o divino, o sagrado e o empoderamento feminino representado pelas caixeiras da guia, sobrevivendo à exclusão |
| Roberta Borges Hoff Matarazzo | Imagens da Intolerância Religiosa na Mídia: um estudo das capas da Revista Veja na década de 1990 |
| Leonardo Torres | O Caso do Linchamento da “Bruxa do Guarujá”: sobre contágio psíquico, mimese e empatia |
GT 6 – COMUNICAÇÃO E SAÚDE Data: 11/12 Coordenação: Ieda Borges |
|
| AUTORIA | TRABALHO |
|
Thiago Pássaro Gislene Ameri |
A Comunicação em Saúde, multimídia e de interesse público na campanha de vacinação de HPV e Meningite C de 2018 do Ministério da Saúde |
|
Milena Cristina Peres Kátia Zanvettor Ferreira |
Instagram, autoestima e transtornos alimentares: resultados do grupo focal |
GT 7 – COMUNICAÇÃO E MERCADO Data: 11/12 Coordenação: Daniel Galindo |
|
| AUTORIA | TRABALHO |
| Kátia Bizan | A (R)Evolução do Consumo: “keeping up with the Joneses” |
| Carolina Fabris Ferreira | Os Sentidos do Trabalho na Revista Vida Simples |
|
Angela Miguel Corrêa Lilian Sanches Rafael Gonçalves |
O Uso de Elementos da Cultura Pop Como Estratégia de Branding em Propagandas de Cerveja |
| Bruno Vasconcelos | Não Sou Seu Preto: as questões raciais na criação publicitária a partir da análise discursiva da campanha do Personal Vip Black. |
|
Cássia Pérez da Silva Jane Aparecida Marques |
A criação de valores das obras de arte no contexto do mercado de arte global e doméstico |
| Patricio Dugnani | O consumo e as listas: a mercadoria como objeto sagrado |
| Selma Peleias Felerico Garrini | Novas Formas de Comunicação: Corpo, Consumo e Obsessão Midiatização e Publicização dos Torcedores na Pele |
| Wilton Garcia | Reflexões sobre a Diversidade no Mercado-Mídia: Impressões Contemporâneas |
|
Gisele Baumgarten Rosumek Marília Matos Gonçalves Richard Perassi Luiz de Sousa |
Sintaxe da Linguagem Visual Aplicada ao Design de Marcas |
|
Giovana Tiemi Mizushima Casimiro Roberto Gondo Macedo |
Relação direta entre marca e causas sociais: a importância do posicionamento da Nike no caso Colin Kaepernick e o racismo |
|
GT 8 – COMUNICAÇÃO E POLÍTICA Data: 11/12 Coordenação: Roberto Gondo |
|
| AUTORIA | TRABALHO |
| Carina Borges Rufino | O novo feminismo Uma análise do movimento sob a perspectiva dos Estudos Culturais |
| Cleide Rodrigues Picolo | Grampo telefônico da conversa de Dilma e Lula e as manifestações públicas pelo país sob o prisma da grande mídia e imprensa alternativa |
| Fábio Henrique Mascarenhas | Enéas não morreu: uma busca por publicações relacionadas ao político Enéas Ferreira Carneiro no período pré-eleitoral |
| Ana Paula Mendes Alcanfôr Nascimento Magalhães | Comunicação e Cidadania: reflexões sobre o territorialidade e política |
| Jéssica Cristina de Campos Luciana Coutinho Pagliarini de Souza | Meandros do mito sob a lente de Barthes: o político como foco |
|
Diogo Rógora Kawano Leandro Leonardo Batista |
Marketing Político e Mídias Sociais: um estudo bibliométrico comparativo entre o cenário nacional e global |
|
João Gremmelmaier Candido William Ladeia de Carvalho |
São Paulo Virada de Cinza: A comunicação municipal em massa para a construção de uma imagem-promoção |
|
Claudia Regina Lemes Paulo Roxo Barja |
Análise estatística da utilização da rede social Facebook por parte de alunos de escolas estaduais paulistas em contexto de mobilização contra a reorganização escolar |
|
GT 9 – COMUNICAÇÃO E JUVENTUDES Data: 11/12 Coordenação: Ricardo Alvarenga |
|
| AUTORIA | TRABALHO |
|
Gilson Arão Júlio Neto Eunice Maria Nazarethe Nonato Edmarcius Carvalho Novaes Ana Cristina Marques Lemos |
Mídia e Juventude: o discurso midiático sobre o jovem acautelado no Vale do Rio Doce |
|
Marcos Jose Zablonsky Júlio César Rigoni Filho |
Caminhos da comunicação na prevenção às drogas na juventude |
| Izabel Marques Meo | Oficinas de Leitura com produção escrita – relato de experiência com alunos de jornalismo |
|
Nilson Zimantas de Moraes Diego Marques de Carvalho |
Formas de cooperação internacional na promoção da cena punk |

