IV Simpósio Nacional de Mídia e Arte: submissões até 01/02

22 de janeiro de 2019

O IV Simpósio Nacional de Mídia e Arte recebe trabalhos para seus seis Grupos de Trabalho (GT) até 1º de fevereiro. Promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem (NUPPI) com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), o evento será realizado de 3 a 5 de abril na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – campus Centro Histórico, em São Luís.

A temática central do Simpósio é “Imagina(R)Existências”, que procura promover o debate sobre as visibilidades e narrativas que predominam nos meios midiáticos e artísticos, buscando contrapor as resistências, imagens e iniciativas que reafirmam a variabilidade de existências possíveis. Além das reuniões dos GTs, a programação inclui palestras, mesas redondas, oficinas, exibição de filmes, atividades culturais e artísticas.

Interessados devem enviar resumo expandido (de 2 a 5 páginas) para o e-mail coletivonuppi@gmail.com. Poderão ser submetidos resultados finais ou parciais de projetos de pesquisa em nível de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, assim como relatos de experiência de pesquisas artísticas e midiáticas. Os aceites serão divulgados até dia 23 de fevereiro.

Os Grupos de Trabalho são os seguintes:

GT 1 - Estética, mídia e cultura: Metodologias de pesquisas em mediações culturais. Arte e cultura popular. Folkcomunicação. Artivismo e ação cultural. Cultura das mídias. Memória e patrimônio cultural.

GT 2 - Arte contemporânea e o contemporâneo das artes: Estados e Estudos Contemporâneos das Artes. Artes Integradas e Sociedade Contemporânea Fragmentada. História Social da Arte. Ensino das artes e da cultura visual. Pensamentos emergentes sobre processos criativos e artísticos como existência e resistência.

GT 3 - Fotografia, cinema e vídeo: Tecnologias, linguagens e estéticas fotográficas e audiovisuais. Narrativas: hibridismo e transmidiação. Visualidades e visibilidades contemporâneas. Videoarte. Fotografia artística. Usos sociais e cotidiano das imagens técnicas. Suportes e materialidades.

GT 4 - Redes Sociais, Mídias Digitais e Economia das imagens: Economia e Política das imagens. Midiativismo. Cultura Visual e partilha em rede. Arte, design e comunicação visual. Curadoria digital. Arquivos e apropriações.

GT 5 - Corpo, arte e mídia: Teatro e os desafios da narrativa. Performance: corpo, memórias e tecnologias. Corpo instalação. Intervenções urbanas: o corpo e a cidade. O corpo e os invisíveis. Corpo e conflito. Corpo e imagem. Corpo e gênero. Corpo e racialidade.

GT 6 - Palavra, imagem e som: Música e mídia sonora. Rádio, podcast, streaming e compartilhamento. Trilha sonora, som ambiente, sonoplastia e ruído no audiovisual. Audiodescrição. Arte Sonora. Literaturas expandidas. Poesia visual e sonora. Linguagens poéticas e mídias. Palavra e performance. Literaturas e artes visuais.

Informações e inscrições no site do evento.

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h


intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA