ESPECIAL EXPOCOM: Conheça as vencedoras na modalidade Ensaio Fotográfico Artístico (conjunto) ESPECIAL

12 de março de 2019

Nesta edição, o JORNAL INTERCOM conta um pouco mais sobre o projeto “Intrínseco”, que levou o troféu da etapa nacional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) em 2018, na modalidade Ensaio fotográfico artístico (conjunto) da categoria Produção Transdisciplinar. A premiação ocorreu no dia 8 de setembro na Universidade da Região de Joinville (Univille), encerrando 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Confira.

INTRÍNSECO
MODALIDADE: PT03 – Ensaio fotográfico artístico (conjunto)
INSTITUIÇÃO: Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)
EQUIPE: Amanda Bianca Pereira, Mariana Poloni Deltreggia e Isabella Monteiro da Rocha Ramos
DESCRIÇÃO: O projeto “Intrínseco” é um ensaio composto por oito fotografias de nu artístico, com intervenções feitas em bordado livre. Essas ilustrações representam os estigmas que vêm sendo somados e constroem a ideia patriarcal da figura feminina – o fardo social com o qual as mulheres têm de lidar desde seu nascimento –, fazendo referência a Simone de Beauvoir: "Ninguém nasce mulher: torna-se mulher". As fotografias têm como base pautas da luta feminista, como direito ao próprio corpo, igualdade salarial, libertação dos padrões de beleza, orientação sexual, identidade de gênero, maternidade e violência sexual. As fotos foram feitas nos arredores da barragem da usina do Carioba, em Americana (SP). As modelos foram voluntárias das cidades de Americana e Paulínia.
DEPOIMENTOS:
Mariana Deltreggia: “Esta foi nossa terceira vez na Expocom, e segunda vez na etapa nacional. Participar da Expocom é sempre muito enriquecedor, pela troca de experiências, pela possibilidade de conhecer pessoas de todo o Brasil e de ver o que está sendo produzido em outras regiões. No momento do anúncio do prêmio, senti nervosismo, felicidade e um pouco de ‘não acredito que ganhamos!’.”
Isabella Monteiro: “Vencer a Expocom foi uma realização pessoal e um reconhecimento do nosso trabalho, principalmente em nossa cidade. O prêmio também deu visibilidade a nosso coletivo fotográfico, o Coletivo Porã, pois fomos entrevistadas por um programa de TV da região e pelo jornal da cidade.
Amanda Bianca: “Gostaria de agradecer à Intercom pela realização dos congressos e pela oportunidade de mostrarmos nosso trabalho. Também gostaríamos de deixar um incentivo para que todos em graduações na área de Comunicação participem da Expocom, bem como das oficinas e palestras dos congressos da Intercom. E, principalmente, para que as faculdades incentivem e deem apoio a seus alunos. Nós já concluímos a faculdade de fotografia, e agora pretendemos continuar participando dos congressos da Intercom e assistindo às palestras.”

LEIA TAMBÉM:

Intercom 2019: regionais recebem trabalhos a partir de 01/03

Regulamento da Expocom 2019 implementa mudanças que refletem a realidade do mercado e do ensino de comunicação

Tudo sobre a exposição e premiação de trabalhos experimentais da graduação

Vencedores de 2018 - V

Vencedores de 2018 - IV

Vencedores de 2018 - III

Vencedores de 2018 - II

Vencedores de 2018 - I

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br