SUBCOMISSÃO INICIA CONSULTAS SOBRE DIRETRIZES DA GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

23 de abril de 2019

A Subcomissão que assessora a Câmara de Educação Superior (CES) do Conselho Nacional de Educação (CNE) deve finalizar ainda em abril a primeira versão de sua proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação de Propaganda e Publicidade. A partir deste documento preliminar, serão iniciadas as consultas a instituições de ensino superior (IESs) e, em seguida, as audiências públicas para coleta de sugestões.

A Subcomissão é formada por 11 representantes da área da Publicidade e Propaganda, incluindo representantes por região brasileira, da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2), da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e da Associação de Profissionais de Propaganda Brasil (APP). “A proposta da Subcomissão é atualizar os cursos de Publicidade e Propaganda de forma a refletir a realidade do mundo do trabalho e do campo da pesquisa. Por isso, é fundamental que Instituições de Ensino Superior, professores e profissionais contribuam com ideias”, afirma o professor Fernando Ferreira de Almeida, vice-presidente da Intercom e representante da entidade na Subcomissão.

Após um breve período de coleta de sugestões junto a IESs, a proposta de diretrizes curriculares será discutida em sete audiências públicas em todas as regiões brasileiras (confira o calendário no quadro a seguir), contemplando os itens Fundamentos e Justificativas, e Proposta das Diretrizes: 1.Organização do curso; 2. Projeto Pedagógico; 3. Perfil do formando e do Egresso; 4. Competências: conhecimentos; habilitações; atitudes; e valores; 5. Conteúdos Curriculares.

A Subcomissão irá reunir todas as contribuições advindas das audiências públicas para elaborar o documento final, que deverá ser encaminhado ao CNE em setembro de 2019. A princípio, a audiência em que o CNE para aprovação das Diretrizes está prevista para outubro, em Brasília.

A Subcomissão foi oficialmente constituída pela Portaria CNE/CES nº 7, de 11 de março de 2019 e é composta por: Eneus Trindade Barreto Filho e Maria Clotilde Perez Rodrigues (ABP2); Fernando Ferreira de Almeida (Intercom); Luiz Carlos Ferreira Martins Corrêa (APP); Fábio Hansen (UFPR) e Juliana Pettermann (UFSM), representantes da Região Sul; Luciano Mendes (UnB), representante da Região Centro-Oeste; Luiz Cezar Silva dos Santos (UFPA), representante da Região Norte; Rodney de Souza Nascimento (USJT), representante da Região Sudeste; Rogerio Luiz Covaleski (UFPE), representante da Região Nordeste. Os trabalhos da Subcomissão são coordenados por Joaquim José Soares Neto, relator da Comissão da CES/CNE responsável pela elaboração das Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação de Publicidade e Propaganda.

Confira o calendário de audiências públicas e participe!

CALENDÁRIO – Audiências públicas regionais

Região

Cidade

Data

Evento/Local

CENTRO-OESTE

Goiânia

23/05/2019

Durante Congresso Regional Intercom
(Fórum Ensicom)

SUDESTE

São Paulo

22/05/2019

Durante Colóquio de Graduação do X Propesq

Vitória

04/06/2019

Durante Congresso Regional Intercom
(Fórum Ensicom)

NORDESTE

São Luís

31/05/ 2019

Durante Congresso Regional Intercom - (Fórum Ensicom)

NORTE

Belém

17/06/2019

das 9h às 14h

Auditório da SEG na Universidade Federal do Pará (UFPA)

Parintins (AM)

25/06/2019

das 16h30 às 18h

Durante Congresso Regional Intercom
(Fórum Ensicom)

SUL

Porto Alegre

20/06/2019

Durante Congresso Regional Intercom
( Fórum Ensicom)

NACIONAL

Brasília

Outubro (data a definir)

Sede CNE

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br