POR DENTRO DOS GPs: GP Estudos de Televisão e Televisualidades reabre chamada para livro

24 de setembro de 2019

O Grupo de Pesquisa (GP) Estudos de Televisão e Televisualidades da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) reabriu a chamada de trabalhos para sua primeira coletânea, com submissões até 22 de novembro. A obra, em formato eletrônico, será lançada pela Editora Cásper Líbero no congresso nacional da Intercom em 2020.

O GP pretende lançar um livro a cada dois anos, de forma a compartilhar os estudos que têm sido realizados na área. O tema central do volume 1 é “Televisão e Televisualidades: continuidades e rupturas em tempos de múltiplas plataformas”.

Além dos artigos selecionados pela chamada de trabalhos específica, o livro também será composto pelos textos mais votados nas sessões do encontro do GP nos últimos dois anos.

Os artigos do volume serão articulados em dois eixos principais, provisoriamente intitulados como “Televisualidades e continuidades” e “Televisualidades e rupturas”.

Alinhado à ementa do GP, o volume 1 do livro convida os pesquisadores a enviar trabalhos que abordem estudos de produção, circulação e recepção de conteúdos televisivos, além de pesquisas relacionadas a programas, gêneros, discursos e formatos de TV. Também artigos que analisem o impacto do atual estágio da técnica e da cultura sobre a TV (como um todo ou sobre uma de suas facetas em particular), além de revisões de teorias e métodos de pesquisa sobre televisão e televisualidades, incluindo estudos relacionados à natureza tecnocultural, discursiva, ética e estética de produtos ou conteúdos televisuais, estudos históricos, arqueológicos e memoriais da televisão e sua relação com outras mídias.

Artigos apresentados em congressos da área (mesmo que publicados em anais) podem ser submetidos, desde que tenham sido acrescentadas as contribuições recebidas durante aqueles eventos e que a informação relativa à apresentação anterior/presença em anais seja indicada em nota de rodapé vinculada ao título do texto.

Algumas mudanças foram implementadas para esta segunda chamada. A primeira é que o livro não mais terá custos aos autores, uma vez que sairá pela Editora Cásper Líbero, contando com os selos da Intercom e do GP Estudos de Televisão e Televisualidades. A outra é que mesmo pesquisadores que não participam regularmente do GP podem submeter seus trabalhos.

Serão aceitos artigos de mestres, mestrandos e doutorandos (desde que tenham um doutor como coautor), além de artigos de doutores, considerando o limite máximo de três autores por artigo.

Os artigos devem ser encaminhados ao e-mail gp.estudos.televisao@intercom.org.br até o dia 22 de novembro de 2019, seguindo o template do GP. Interessados podem solicitar o template e o documento de autorização para publicação pelo mesmo endereço de e-mail.

Atenção: os autores que enviaram artigos respondendo à primeira chamada de trabalhos (em 2018 e início de 2019) não precisam reenviar seus textos.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br