PENSACOM 2019 RECEBE RESUMOS EXPANDIDOS ATÉ 01/11

9 de outubro de 2019

A VI Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro (Pensacom Brasil 2019), promovida pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e realizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), recebe resumos expandidos até o dia 1º de novembro pelo sistema digital de submissões da Intercom. Os aceites serão divulgados no dia 8 de novembro, e o prazo para envio dos textos completos é 31 de janeiro de 2020.

O Pensacom 2019 será realizado nos dias 9 e 10 de dezembro no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc/SP, em São Paulo. Com o tema central “A desinformação na era da informação”, a programação do evento inclui quatro colóquios, apresentação de trabalhos em nove Grupos de Trabalho (GTs) e o Ensicom, fórum sobre o ensino em Comunicação. Clique aqui para conferir a programação completa.

CHAMADA DE TRABALHOS

Para os Grupos de Trabalho do evento, podem ser submetidas comunicações científicas em formato de resumo expandido e, posteriormente (após aprovação e apresentação no evento), em modelo de artigo dentro dos seguintes padrões:

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: consiste em textos sobre pesquisas realizadas, cuja apresentação se dará nos GTs (listagem abaixo). O espaço é destinado especialmente a graduados, mestres, doutores, profissionais e estudantes de cursos de pós-graduação.

Poderá ser inscrito um paper por autor(a), exceto no caso de coautoria, quando é permitida a submissão de até dois trabalhos do mesmo autor, desde que um deles seja de autoria única e outro, não. Alunos de graduação podem também apresentar trabalhos, desde que em coautoria com pós-graduandos, mestres, doutores ou profissionais.

FORMATO PARA AS COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS:
Resumo Expandido (até 01/11/2019)
De uma a três páginas (incluindo referências), fonte Times New Roman, em corpo 12, espaçamento simples entre as linhas, A4, com margem de 3,0 cm à esquerda e todas as demais de 2,5 cm. De três a cinco palavras-chave.Template (clique aqui).

Paper Completo (até 31/01/2020)
Deve conter entre 10 e 15 páginas (incluindo referências), fonte Times New Roman, em corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,5 no corpo do texto, A4, com margem de 3,0 cm à esquerda e todas as demais de 2,5 cm. Deve conter um resumo de aproximadamente 10 linhas e de três a cinco palavras-chave. Template (clique aqui).

GRUPOS DE TRABALHO (GTs) NOS QUAIS AS COMUNICAÇÕES PODEM SER INSCRITAS:

GT 1 – Pensamento Comunicacional

Ementa – Cartografia do pensamento comunicacional brasileiro e latino-americano. Perfis de pesquisadores. Identidade comunicacional de pesquisadores e instituições. Contribuições inovadoras à pesquisa em comunicação. Teoria e metodologia da Comunicação. Principais correntes teóricas da comunicação no Brasil e na América Latina.

GT 2 - Comunicação Popular e Alternativa

Ementa – Estudos sobre comunicação desenvolvida no âmbito dos movimentos sociais, etnoculturais, dos sindicatos e organizações populares em geral. Comunicação movida por objetivos sociais e de promoção da cidadania. Comunicação ligada ao serviço público em oposição à mercantilização da mídia.

GT 3 – Comunicação Digital e Tecnologias

Ementa – Estudos sobre Comunicação digital, suas dinâmicas de produção de conteúdo e interfaces tecnológicas. Novas formas de expressão no campo digital. Construção de conteúdos em novas plataformas tecnológicas. Comunicação transmídia. A relação entre Comunicação, cultura e tecnologia. Novas formas de mediação pela Internet.

GT 4 – Folkcomunicação

Ementa- A cultura popular brasileira e sua presença nas mídias tradicionais e digitais. Teoria e metodologia da Folkcomunicação. As relações entre folclore, cultura erudita e cultura de massa. Manifestações espontâneas da Folkcomunicação. Intermediações folk-midiáticas nas práticas comunicacionais.

GT 5 – Comunicação e Religiões

Ementa - Interface que une Comunicação e Religiões no cenário contemporâneo. Midiatização da Religião. Abordagens metodológicas transdisciplinares da Comunicação Social e das Ciências Humanas (História, Ciências Sociais, Antropologia).

GT 6 – Comunicação e Ensino

Ementa – Comunicação e Ensino. Práticas educacionais inovadoras nos cursos de comunicação. Reclassificação dos Cursos de Comunicação. Diretrizes Curriculares da área de comunicação. Perfil e Histórico de Curso de Comunicação em nível de graduação e pós-graduação. Projetos pedagógicos inovadores na área da comunicação. Projetos interdisciplinares de cursos de graduação em comunicação com áreas afins.

GT 7 – Comunicação e Mercado

Ementa – Comunicação, mercado e consumo. Processos comunicacionais voltados aos aspectos promotores do consumo, das percepções construtoras das imagens corporativas e do relacionamento com as marcas, por meio de práticas convencionais e não convencionais. Mudanças nas relações entre organizações e consumidores. O consumidor cidadão. As mídias digitais e o consumidor.

GT 8 – Comunicação e Política

Ementa – Comunicação, política e sociedade. Marketing Político e campanhas eleitorais; Comunicação pública e política. Novas práticas de comunicação na política: mídias digitais e redes sociais.

GT 9 – Comunicação e Juventudes

Ementa – Comunicação, conexões e juventudes. Juventudes e Internet. Imaginário da Juventude nos meios de comunicação. Mídia, jovens e polarização na internet. Sociabilidade juvenil e novas tecnologias. Consumo de mídia entre jovens.

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