CONFIRA OS LIVROS QUE SERÃO LANÇADOS NO PENSACOM 2019

3 de dezembro de 2019

A VI Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro (Pensacom Brasil 2019), promovida pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e realizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) nos dias 9 e 10 de dezembro em São Paulo, fará o lançamento de seis obras relacionadas ao campo da Comunicação.

Produzidos por pesquisadores entre 2018 e 2019, os livros serão lançados em duas sessões, ambas a partir das 18h nos dois dias de evento.

Entre os títulos lançados na segunda-feira, dia 9, a organização destaca “Pensamento Comunicacional na América Latina: textos antológicos e autores emblemáticos” (Intercom) organizado por Nair Prata, Sonia Jaconi e Flávio Santana como resultado de um projeto desenvolvido pelo professor José Marques de Melo, principal idealizador do Pensacom. A obra reúne textos de autores que assumiram papel relevante na história do pensamento comunicacional na América Latina, seguidos de reflexões assinadas por autores contemporâneos. A publicação busca também reverenciar a memória de Marques de Melo, incentivador e inspirador de várias gerações de pesquisadores da Comunicação.

Ainda na sessão do dia 9, serão lançadas as obras “Pioneiros do Jornalismo – o primeiro curso do Brasil sob novas DCNs” (EdiFURB), em que Roseméri Laurindo e Márcia França Leoni tratam da criação do curso de Jornalismo na Universidade Regional de Blumenau (FURB), e “O Poder da Empatia: comunicação e marketing cultural em cenários de Negócios” (Appris), de Ana Paula Almeida Miranda e que analisa o envolvimento de marcas com comunidades sob o prisma da folkcomunicação e do folkmarketing.

Na terça-feira, dia 10 de dezembro, Filomena Maria Avelina Bomfim, Maria José Netto Andrade e Helvister Resende lançarão “Educomunicação em espaços de vulnerabilidade social: protagonismo social em defesa da cidadania” (Simplíssimo), terceiro trabalho publicado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educomunicação (GEPEducomufsj). Também será lançado o livro “Comunicação integrada de marketing” (Saraiva UNI), de Nanci Maziero Trevisan e Marcos Donizete Aparecido Rocha e que integra a Coleção Marketing em Tempos Modernos.

Ainda na segunda sessão, será lançada a coletânea “Os Desafios da Pesquisa em História da Comunicação: entre a historicidade e as lacunas da historiografia” (ediPUCRS), organizada por Ana Regina Rêgo e com 24 textos de pesquisadores brasileiros, portugueses e espanhóis, como Antonio Hohlfeldt, Maria Berenice Machado, Jaume Guillamet, Alberto Pena Rodriguez e Jorge Pedro Sousa. Fruto de parceria da Associação Brasileira de Pesquisadores em História da Mídia (Alcar) com a Asociación de Historiadores de la Comunicación (AHC) o livro apresenta questionamentos acerca das práticas historiográficas realizadas no campo da Comunicação e procura revelar modos de fazer uma nova história para a Comunicação (ou dar visibilidade a pesquisas iniciais nesse sentido).

Com o tema central “A desinformação na era da informação”, a programação do Pensacom Brasil 2019 terá quatro colóquios e apresentação de trabalhos em nove Grupos de Trabalho (GTs), que neste ano incluem o Fórum Ensicom no âmbito do novo GT Comunicação e Ensino.

Clique aqui para conferir a programação completa.

LEIA TAMBÉM:

PENSACOM 2019: ENSICOM ESTREIA GT COM MESAS E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

PENSACOM BRASIL 2019 TERÁ 77 PESQUISAS APRESENTADAS NOS GRUPOS DE TRABALHO

PENSACOM 2019 DISCUTIRÁ A DESINFORMAÇÃO NA ERA DA INFORMAÇÃO

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br