Esperanças renovadas para 2020

23 de dezembro de 2019

Despedimo-nos de 2019 muito cansados, mas com a certeza de que podemos e devemos renovar as forças e as esperanças para seguir lutando pelas universidades, pela pesquisa e extensão, pelas instituições que trabalham para melhorar a qualidade de vida da sociedade brasileira e, principalmente, pela democracia.

Neste ano difícil, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) conseguiu, mais uma vez, congregar milhares de estudantes e pesquisadores. Em cinco congressos regionais e em um grandioso nacional, em Belém, discutimos os fluxos comunicacionais e a crise da democracia, propusemos estratégias para o fortalecimento da pesquisa em Comunicação e, o mais importante, redobramos nossa vontade de lutar. E, agora em dezembro, em São Paulo, conversamos sobre a desinformação e buscamos soluções para que a juventude brasileira use a melhor arma contra ela: a informação de qualidade.

Momentos como o atual são difíceis e desafiadores, sim. Mas servem também para renovarmos os propósitos que nos trouxeram à pesquisa, à extensão e ao ensino – os mesmos propósitos que fizeram um grupo de professores, tendo à frente o saudoso professor José Marques de Melo, fundar a INTERCOM em dezembro de 1977: construir conhecimento em prol da democracia, do desenvolvimento humano e da justiça social.

Desejamos que todos e todas tornemos 2020 um ano melhor que 2019. Vamos conseguir isso fazendo o que sabemos fazer: trabalhar com seriedade, trocando experiências e compartilhando conhecimento com generosidade, dando espaço para as muitas vozes que têm sido caladas no Brasil.

Esperamos vocês nos congressos regionais e no congresso nacional em Salvador, em setembro, para fortalecer esse trabalho e celebrar os 40 anos do Relatório McBride, reforçando a perspectiva de um só mundo, com inúmeras vozes.

Boas festas!

Diretoria Executiva INTERCOM (2017-2020)

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h


intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA