RIF publica dossiê sobre tradição nos estudos folkcomunicacionais

14 de janeiro de 2020

A última edição da Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) de 2019 propõe a releitura de um tema central nos estudos de cultura: a tradição. Organizado pelos pesquisadores Guilherme Moreira Fernandes, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e Miriam Cristina Carlos Silva, da Universidade de Sorocaba (UNISO), o dossiê busca proporcionar o questionamento da problemática (empírica e conceitual) da tradição e a busca de identidades transformadas no cenário contemporâneo.

Sete artigos compõem o dossiê, com temáticas variadas do campo cultural e abordagens teóricas transdisciplinares. Na seção de “Artigos Gerais”, a revista traz, ainda, cinco artigos baseados em pesquisas de folkcomunicação.

A edição publica também um ensaio fotoetnográfico realizado por Gleilson Medins (UFMA) na aldeia Sateré-Mawé, na Amazônia Central, e uma entrevista com o escritor e diretor André Luis Queiróz, da Universidade Federal Fluminense (UFF), que insere uma reflexão sobre a necessidade de descolonização do conhecimento. E, para finalizar, uma resenha do livro “Escravos e o mundo da comunicação: oralidade, leitura e escrita no século XIX” (2016), de Marialva Barbosa, produzida por Renata Dias Oliveira (UFRB).

A RIF recebe trabalhos, nos formatos de artigo, resenha, entrevista e ensaio fotográfico, em fluxo contínuo. As contribuições devem ser encaminhadas diretamente pelo sistema eletrônico da revista.

Para ler a mais recente edição, clique aqui.

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h


intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA