MEMÓRIA INTERCOM: CONHEÇA A HISTÓRIA DO CAMPO DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL

22 de janeiro de 2020

O ano de 2020 promete ser de luta e resistência da universidade e da academia. Nossas armas serão, como sempre, o conhecimento e a solidariedade. Assim, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) convida sua comunidade de estudantes, pesquisadores, docentes e profissionais da área a navegar pela história da instituição e por suas publicações.

Criada em dezembro de 1977, durante o regime militar, por um grupo de docentes e pesquisadores, a Intercom tem uma história que se confunde com a história do próprio campo de pesquisa, ensino e extensão em Comunicação. No Portal Intercom, é possível acessar uma Linha do Tempo que abrange desde sua fundação e o primeiro congresso (I Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), em setembro de 1978, até a história recente da entidade

Já na seção Depoimentos, o internauta pode conferir extenso material escrito e em vídeo sobre os ex-presidentes da Intercom, incluindo entrevistas com José Marques de Melo, Anamaria Fadul, Gaudêncio Torquato, Margarida Kunsch, Manuel Chaparro, Adolpho Queiroz, Maria Immacolata Vassalo de Lopes, José Salvador Faro, Cicilia Peruzzo, Sonia Virgínia Moreira, Antonio Hohlfeldt e Marialva Barbosa – nomes fundamentais da pesquisa em Comunicação na América Latina.

As publicações periódicas atuais e passadas da Intercom também podem ser acessadas no Portal Intercom, com destaque para a Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (RBCC) e para a Iniciacom – Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação.

A entidade também mantém um acervo on-line, com periódicos e livros publicados com o selo Intercom. Para navegar pelo acervo e baixar obras de interesse, acesse o Portcom – Portal de Livre Acesso à Produção em Ciências da Comunicação.

As ementas dos Grupos de Pesquisa (GPs) e das Divisões Temáticas do Intercom Júnior, os Anais de congressos nacionais e regionais, além de outros eventos realizados pela Intercom, também estão disponíveis no Portal. Para acessá-los, clique aqui.

A Intercom tem o propósito de fomentar e difundir a pesquisa em Comunicação, de maneira a consolidar e fortalecer esse campo de conhecimento no Brasil e no mundo. Sua Memória e seu acervo são de extrema importância para que esse propósito se cumpra. Acesse o Portal Intercom, navegue e boas leituras!

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br