A Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação - INICIACOM recebe textos em fluxo contínuo, que podem ser publicados em até um ano. O primeiro número da retomada da revista está previsto para ser lançado no 41º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, na Universidade da Região de Joinville, em Joinville-SC, de 2 a 8 de setembro de 2018. São bem-vindos textos sobre o tema do congresso, “Desigualdades, gêneros e comunicação”, além de outras temáticas que envolvam comunicação e interdisciplinares.

A submissão de trabalhos para a edição 2018 da Iniciacom pode ser feita até o dia 30 de abril de 2018. O trabalho final com possíveis modificações a partir do parecer dos avaliadores deve ser entregue até o dia 30 de junho de 2018.

Trabalhos apresentados e publicados em anais de outros eventos, que não sejam o Intercom Júnior, são considerados inéditos, desde que os manuscritos obtenham adequações como resultado das discussões sobre os trabalhos. Traduções não são consideradas inéditas.

Caso a primeira versão do texto tenha sido publicada em anais, a informação deve ser incluída nos arquivos para submissão.

Novas revisões podem ser solicitadas pela revista com base nas avaliações por pares.

A submissão dos trabalhos deve ser realizada pelo sistema SEER

Casos excepcionais serão avaliados pelo Conselho Científico da Iniciacom.

Dúvidas pelo e-mail iniciacom@intercom.org.br.


NORMAS DE PUBLICAÇÃO

Formatos de textos aceitos para publicação

1.Artigos

Os artigos, com extensão de cinco a dez páginas, serão formatados em página A4 e fonte Times New Roman, corpo 12, com entrelinhas de 1,5.

Os textos devem ser formatados de acordo com o seguinte template (fazer download aqui).

Os textos devem contemplar, além de todas as orientações do template, introdução, apresentação da pesquisa, referencial teórico-metodológico, resultados (parciais ou totais), considerações finais e referências bibliográficas.

Os textos devem ser acompanhados de um resumo, formatado em espaçamento simples, com no máximo 450 caracteres (com espaços), contendo tema, objetivos, metodologia e o principal resultado alcançado. O resumo deve ser seguido de três a cinco palavras-chave. As mesmas especificações valem para os textos de dossiês temáticos.

Os títulos, o resumo e as palavras-chave dos artigos e dos dossiês devem ser acompanhados de versão em inglês.

2.Entrevistas

Entrevistas podem ter até dez páginas, com breve texto introdutório a respeito do entrevistado e enfoque em sua atuação acadêmica ou profissional. O restante do conteúdo deve ser disponibilizado em formato de pergunta e resposta. O texto deve ser encaminhado junto com uma foto do pesquisador ou profissional (extensão JPEG, 300 dpi), com a autorização para publicação da imagem e com o crédito do fotógrafo. Solicita-se não colar a foto no arquivo Word, mas anexá-la separadamente.

3.Resenha

As resenhas devem ter título próprio, que deve ser diferente do título do livro, referência bibliográfica completa da obra resenhada incluindo o número de páginas e nome/instituição do autor da resenha. Além disso, a capa do volume resenhado deve ser digitalizada e encaminhada em formato JPEG, 300 dpi, em arquivo separado. A foto não deve ser colada no arquivo Word.

Em todos os casos, as colaborações devem conter breve currículo dos autores, de no máximo cinco linhas, e respectivos endereços eletrônicos.

Regras para Citações, Notas e Referências

As referências bibliográficas e citações deverão obedecer às normas atualizadas da ABNT.

1. Citações

As citações podem ser diretas ou indiretas, podendo estar em língua estrangeira desde que a tradução conste como nota de rodapé.

1.1. Citações diretas, literais ou textuais:

Inseridas no texto: As citações breves (até três linhas) são incluídas no próprio texto, entre aspas.

Em destaque: As citações com mais de três linhas aparecem em parágrafo(s) destacado(s) do texto corrido (com recuo na margem esquerda, corpo 11, em espaço simples entre linhas).

1.2. Citações indiretas

A fonte também deverá ser citada (autor, data, página) dentro do próprio parágrafo em que estão expostas as idéias do autor ou ao final do mesmo sob forma de nota bibliográfica.

2. Notas de rodapé

Usadas apenas para acrescentar informações relacionadas ao texto e importantes para o seu entendimento.

3. Referências

Todas as citações bibliográficas do texto devem compor uma lista final, cujas normas são:

3.1. Livros, teses, dissertações, monografias trabalhos científicos em geral

Quando a obra tem até três autores, mencionam-se todos, na ordem em que aparecem na publicação. Os nomes vêm separados por ponto-e-vírgula.

Se há mais de três autores, mencionam-se até os três primeiros, seguidos da expressão et al.

3.2. Capítulos de livros

a) De um autor em sua própria obra:

SAN MARTIN, Patrícia. Hipertexto: seis propuestas para este milenio. Buenos Aires: La Crujía, 2003. 205 p.

b) De um autor em uma coletânea:

BOYCE, Robert W.D. Falácias na interpretação de dados históricos e sociais. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 445-469.

3.3. Documentos oficiais

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.

3.4. Autoria institucional

FOLHA DE S. PAULO. Novo manual de redação. 4ª ed. São Paulo: Folha de S. Paulo, 1992, 331 p.

3.5. Autoria desconhecida

ENCICLOPÉDIA Barsa. 15ª ed. Rio de Janeiro: Encyclopaedia Britannica, 1979, 16 v.

3.6. Artigos de revistas científicas

GOMES, Eduardo Duarte. Cinema: a estética do cicio de Recife. Revista Brasileira de Comunicação. São Paulo: Intercom, v. 17, n. 1, p. 58-65, jan/jun 1994.

3.7. Congressos, seminários, conferências

CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 21, Recife, 07-12 set. 1998, Anais. Recife: INTERCOM, 1998.

3.8. Trabalhos apresentados em congressos, simpósios, conferências

GUIMARÃES, B. V. Rede Regional de Comunicação: uma experiência em progresso. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 11, 2006. Anais. Ribeirão Preto, SP: Centro Universitário Barão de Mauá/ Intercom, 2006, p. 1-16.

3.9. Documentos eletrônicos

a) Na web:

MICHAELS, Richard. The megahit movies, 1996. Disponível em: megahitmovies.com/megahits.htm. Acesso em: 17 de abril de 1999.

b) Em CD-ROM:

KOYRE, Alexandre. O mundo incerto. Intercom, set. 1998. CD-ROM.

c) Artigos de revista:

VIEIRA, Cassio Leite; LOPES, Marcelo. A queda do cometa. Neo Interativa, Rio de Janeiro, n. 2, inverno 1994. 1 CD-ROM.

d) Artigos em jornais:

LlCHOTE, Leonardo (22 out. 2003), Jeremias, o Born, renasce em livro e continua ótimo. O Globo [Online], 4 parágrafos, Disponível em: oglobo.globo.com/jornal/suplementos/segundoca.

3.10. Imagem em movimento

OS PERIGOS do uso de tóxicos. Produção de Jorge Ramos de Andrade. Coordenação de Maria Izabel Azevedo. São Paulo: CERAVI, 1983, 1 videocassete (30 min), VHS, son., color.

3.11. Documento iconográfico - pintura, gravura, fotografia, transparência, cartaz

KOBAYASHI, K. Doença dos xavantes, 1980. 1 fotografia. O que acreditar em relação à maconha. São Paulo: CERAVI, 1985, 22 transparências, color., 25 cm x 20 cm.

3.12. Documento sonoro: disco, CD, cassete, fita de rolo

ALCIONE. Ouro e cobre. São Paulo: RCA Victor, p 1998. 1 disco sonoro.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br