NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em face ao documento intitulado “Nota de Repúdio”, assinado pela Faculdade de Comunicação da UFPA, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA, pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social e pela Representação Discente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA e enviado a esta Diretoria Executiva, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) esclarece que:

1. A Profa. Dra. Maria Ataíde Malcher, sócia da INTERCOM, editora da Revista Brasileira de Ciências da Comunicação e representante da área de Ciências Humanas e Sociais no Conselho Deliberativo (CD) do CNPq tem longa e qualificada trajetória de atuação no campo da Comunicação, além de um profícuo e dedicado trabalho à INTERCOM. A professora tem realizado eventos de porte, como congressos regionais da INTERCOM e encontro nacional da Compós, está capacitada e conta com o apoio e confiança da entidade para coordenar a organização do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A professora escreveu uma carta à Diretoria Executiva da INTERCOM (carta da professora segue anexada);

2. A partir do relacionamento da INTERCOM com a Profa. Dra. Maria Ataíde Malcher, a Universidade Federal do Pará foi convidada e aceitou sediar o 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, ficando claro que as instâncias de organização são de âmbito interno. O reitor da Universidade, Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho, firmou um documento, datado de 3 de setembro de 2018, no qual assume a disposição da UFPA em sediar o evento (carta do reitor segue anexada);

3. A candidatura da UFPA foi apresentada e aprovada pelos sócios da INTERCOM em Assembleia realizada em Joinville, no dia 6 de setembro de 2018.

Diante do exposto, a INTERCOM – que sempre atuou a partir do trabalho comprometido e voluntário em todas as suas instâncias - reafirma a realização do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação na primeira semana de setembro de 2019, em Belém, na Universidade Federal do Pará, sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Ataíde Malcher, que terá a tarefa de aglutinar as IES da Região Norte para a promoção deste que é o maior evento científico do campo da Comunicação da América Latina.

Em seus 41 congressos nacionais e 99 congressos regionais (17 na Região Norte, 19 na Região Sul, 23 na Região Sudeste, 20 na Região Centro-Oeste e 20 na Região Nordeste) a INTERCOM sempre teve a interdisciplinaridade por princípio e, diante disso, convida os pesquisadores da Comunicação de todo o país a se colocarem ao lado da pluralidade, da disposição coletiva para o trabalho e do engajamento na pesquisa em Comunicação.

São Paulo, 4 de outubro de 2018.

Diretoria Executiva da INTERCOM

Clique aqui e acesse a carta da Profa. Maria Ataide Malcher sobre o assunto.

Cliquei aqui e acesse a carta do reitor da UFPA, Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br