Raúl Fuentes faz conferência de abertura do Intercom 2017


O pesquisador mexicano Raúl Fuentes


A abertura oficial do Intercom 2017 aconteceu no dia 6, com um discurso da presidente que estava encerrando seu mandato, Marialva Barbosa, em que ela homenageou a geração de fundadores da entidade, chamou a atenção para a grave crise por que passam as universidades, com a perda de recursos nas instituições públicas e a evasão de alunos nas universidades privadas, e reforçou o compromisso da Intercom com a democracia. Após conclamar as novas gerações a seguirem construindo a história da entidade, encerrou o discurso afirmando que “diante das incertezas, diante da dor, diante da desesperança, podemos e devemos construir esperança, felicidade, certezas e, enfim, agir para transformar e nos orgulhar, um dia quem sabe, do mundo em que vivemos”.


Marialva Barbosa, ao lado do conferencista


Em seguida, a conferência de abertura foi feita pelo pesquisador mexicano Raúl Fuentes Navarro. Em sua fala, norteada pelo tema do congresso “Comunicação, memórias e historicidades”, ele historiou a institucionalização da pesquisa em comunicação na América Latina, com a criação de entidades como a Intercom, a Alaic e a Felafacs, e afirmou que o discurso científico-social implica em uma permanente autorrevisão, lembrando que é preciso sistematizar e documentar a memória do campo.

Durante o dia 6, aconteceram também o “I Colóquio Nacional dos Grupos de Pesquisa de Comunicação em Contextos Organizacionais” e a conclusão do “V Encontro Internacional do Colégio dos Brasilianistas da Comunicação”, com a realização de três painéis. Já o “Fórum de Rádios e TVs Universitárias” discutiu o “Panorama e desafios atuais: os canais universitários e a comunicação pública” e “As particularidades do rádio e da TV universitária: debates e busca por soluções”.

À tarde, houve uma sessão de apresentação dos finalistas dos Prêmios Estudantis (foto abaixo) e o “Encontro dos Assessores das Universidades e Instituições de Ensino Superior”.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br