‘RIF’ publica edição com dossiê sobre questões amazônicas

17 de julho de 2019

A nova edição da “Revista Internacional de Folkcomunicação” (RIF) aborda um tema fundamental na contemporaneidade: as questões amazônicas. O dossiê foi organizado pelos pesquisadores Renan Albuquerque, Allan Rodrigues e Jocélia Nogueira, docentes da Universidade Federal do Amazonas, com o propósito de reunir pesquisas sobre as práticas socioculturais existentes na mais importante região de floresta tropical do mundo, em uma perspectiva folkcomunicacional.

Além dos sete artigos que compõem o dossiê, a edição traz seis trabalhos na seção de artigos gerais que tematizam aspectos da cultura, como o rap, o cordel, pratos típicos regionais e festas populares. Também publica uma entrevista com o professor Dr. Oswald Barroso, do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará, que discute a noção de cultura popular e aspectos da cultura regional.

O ensaio fotográfico, intitulado “Santa que não é “santa” motiva fé em Tibagi (PR)”, registra aspectos tradicionais da festa em louvor à Santa Pastorina, no interior do Paraná. Por fim, a edição conta ainda com uma resenha do livro “Cowboys do asfalto: Música sertaneja e modernização brasileira”, do historiador carioca Gustavo Alves Alonso Ferreira..

O este conjunto de contribuições, presentes nas diversas seções da RIF, a publicação confirma o compromisso de difundir conhecimentos e produzir reflexões sobre os processos culturais e (folk)comunicacionais.

Clique aqui para ler a íntegra da edição.

Criada em 2003, a RIF é editada pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação e a Cátedra Unesco/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.


A RIF recebe artigos, resenhas, entrevistas e ensaios fotográficos em fluxo contínuo. As contribuições devem ser encaminhadas diretamente pelo sistema eletrônico da revista.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br