TROFÉU JOSÉ MARQUES DE MELO – Maturidade Acadêmica Regional tem por objetivo destacar um pesquisador sênior de referência na região em que ocorre o congresso nacional da entidade. A premiação foi criada em 2013 e, desde então, foram contemplados:

2013 – WALMIR DE ALBUQUERQUE BARBOSA, professor emérito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM - 2015). Professor do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, ambos da Universidade Federal do Amazonas(UFAM). Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas (1973), Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1980) e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1987). Na Universidade do Estado do Amazonas atuou nos programas de formação de professores, em nível de graduação; no Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental (2003-2012) e exerceu a função de Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (2004-2007). Professor aposentado da Universidade Federal do Amazonas (1974-2002). Foi Reitor da Universidade Federal do Amazonas (1997/2001). Presidente do Conselho Universitário e do Conselho Diretor da UFAM (1997/2001); Membro do Conselho de Estado - Governo do Estado do Amazonas (1999-2001);Membro do Conselho do SEBRAE/AM (1997-2001); Presidente do Conselho Fiscal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM (2005/2006); Membro do Conselho Estadual da Educação do Estado do Amazonas (2005/2007); Membro do Conselho Universitário da UEA (2003/2007). Experiência acadêmica nas áreas de Comunicação Social, Gestão da Educação e Políticas Públicas em Educação. Medalha do Mérito Universitário (UFAM); Medalha Mérito Empresarial (SEBRAE/AM); Prêmio INTERCOM de Orientação de Trabalhos de Pesquisa em Ciência da Comunicação; e Prêmio "José Marques de Melo" - Liderança Regional na Pesquisa em Comunicação-2013(INTERCOM).Diploma de HONRA AO MÉRITO, concedido pela Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, em alusão aos 45 anos do Curso de Jornalismo da UFAM (2015).

2014 – DORIS FAGUNDES HAUSSEN, pesquisadora do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com Bolsa de Produtividade em Pesquisa, associada à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde atuou na Graduação em Jornalismo e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, tendo sido Coordenadora do Curso de Jornalismo, Vice-Diretora da Faculdade e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha. É graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com Especialização em Rádio pelo CIESPAL - Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para a América Latina, Equador. Troféu José Marques de Melo, Intercom, (2014), Prêmio Luiz Beltrão, Intercom, categoria Maturidade Acadêmica (2017). Autora e organizadora de livros e artigos na área da Comunicação, entre eles "Rádio e Política: tempos de Vargas e Perón".

2015 – ANÍBAL FRANCISCO ALVES BRAGANÇA, docente aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde atuou de 1985 a 2014, chegando a Professor Associado 3, no Departamento de Estudos Culturais e Mídia, do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS). Possui graduação de Bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense (1975), mestrado em Ciências da Comunicação (Jornalismo e Editoração) pela USP - Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências da Comunicação também pela Universidade de São Paulo (2001).Tem experiência de pesquisa e docência na área de Comunicação e Cultura, com ênfase em História do Livro e da Leitura, Cultura Letrada, História da Comunicação, Mercado editorial e Políticas Públicas para o Livro e a Leitura. Coordenador do Núcleo de Pesquisa Livro e História Editorial no Brasil - Lihed/UFF. Foi docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFF), bolsista de Produtividade 2 e Consultor do CNPq. Foi coordenador-geral de Pesquisa e Editoração da Fundação Biblioteca Nacional (2011-2013). Exerceu a coordenação nacional do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), da Fundação Biblioteca Nacional, em 2006 (interinamente). Foi Diretor Científico da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação), de 2003 a 2005, onde também coordenou o Núcleo de Pesquisa Produção Editorial (2007 a 2009);.o GT Produção Editorial, Livro e Leitura (1996-2000) e integra o conselho editorial da Revista Brasileira de Ciências da Comunicação - Intercom (da qual foi co-editor). Participa do conselho editorial das revistas Em Questão, da FABICOS/UFRGS, e MATRIZes, da ECA/USP, dentre outras. Publicou livros e artigos em revistas acadêmicas no Brasil e em Portugal. O livro Impresso no Brasil, do qual foi coorganizador, recebeu o Prêmio Jabuti 2011 de melhor livro do ano na área de Comunicação. Foi Secretário Municipal de Cultura, da Prefeitura de Niterói (1989-1990). Foi também livreiro e editor, em Niterói - RJ (1966-1987). Recebeu algumas honrarias: título de "Intelectual do Ano 2007-2008", concedido pelo Grupo Mônaco de Cultura, título de Cidadão Honorário de Niterói, Medalha José Cândido de Carvalho e Medalha Professor Felisberto de Carvalho, todos concedidos pela Câmara Municipal de Niterói; recebeu também a Comenda de Honra ao Mérito, concedida pela Presidência da República Portuguesa. Pertence à Academia Niteroiense de Letras e é membro efetivo do Pen Clube do Brasil.

2016 – ADILSON ODAIR CITELLI, graduado e bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo (1973). Na mesma instituição realizou o mestrado (1982) e o doutorado (1990), ambos na área de Literatura Brasileira. Em 1995 fez a livre docência na ECA/USP, com tese na inter-relação Comunicação e Educação. Em 2007 foi aprovado em concurso público como professor Titular junto ao Departamento de Comunicações e Artes, da ECA/USP. Desde 2019 é professor sênior aposentado da ECA-USP, onde continua ministrando cursos e orientando dissertações e teses nas áreas de comunicação/ educação, educomunicação, comunicação/ linguagem. Pesquisador 1B do CNPq. Foi chefe do Departamento de Comunicações e Artes-ECA-USP, coordenador do PPGCOM-USP, membro do comitê de avaliação da CAPES e do comitê assessor de Comunicação do CNPq. É líder do grupo de pesquisa Mediações Educomunicativas (MECOM/CNPq). Autor de inúmeros artigos e livros, dentre estes destacam-se: Linguagem e persuasão (Ática, 1994); Comunicação e educação: a linguagem em movimento (SENAC, 2000); Palavras, meios de comunicação e educação (Cortez, 2006); Educomunicação. Construindo uma nova área de conhecimento (Org.com Cristina Costa). (Paulinas, 2011); Educomunicação. Imagens do professor na mídia (Org.). (Paulinas, 2012); Comunicação e educação: o problema da aceleração social do tempo (Org.) (Paulinas, 2017).

2017 – PAULO CÉSAR BONI, graduado em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (1981). Mestre em Comunicação Social pelo Instituto Metodista de Ensino Superior de São Bernardo do Campo (1992). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2000). Pós doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2015). Professor da Universidade Estadual de Londrina de 1982 a 2019, quando se aposentou, sendo professor associado desde 2006. Coordenador do Curso de Especialização em Fotografia: Práxis e Discurso Fotográfico da Universidade Estadual de Londrina de 1996 a 2015. Editor da revista Discursos Fotográficos de 2005 a 2013. Pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa Comunicação e História, cadastrado no CNPq. Avaliador institucional e de cursos do INEP/MEC de 2009 a 2018. Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2013/2014. Prêmio José Marques de Melo de Maturidade Acadêmica Regional 2017. Experiência como jornalista, fotógrafo, professor e pesquisador. Áreas de pesquisa e atuação mais constantes: fotografia, fotografia e memória, fotojornalismo, fotodocumentarismo e história de Londrina e região Norte do Paraná.

2018 – NILSON LEMOS LAGE, possui graduação em Letras (Português Russo) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Aposentado compulsoriamente em 21.11.2006 do cargo de professor titular do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, trabalha como voluntário em cursos de pós-gradduação da mesma universidade. Tem experiência na área de Jornalismo, com ênfase em Técnicas de Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias da cognição; jornalismo científico;semântica, semiótica e pragmática; ensino de jornalismo; linguagem jornalística, jornalismo audiovisujal, webjornalismo, divulgação de História do Brasil, teoria do jornalismo e lógica aplicada à linguagem mediática.

2019 – ROSA ELIZABETH ACEVEDO MARIN, possui graduação em Sociologia pela Universidad Central de Venezuela, doutorado em História e Civilização - École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França; pós doutorado na Université de Québec à Montreal, Canadá e no Institut des Hautes Études de l'Amérique Latine (IHEAL), França. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Pará vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido - PPGDSTU /Núcleo de Altos Estudos Amazônicos e Programa de Pós-Graduação em Antropologia PPGA. Colabora no Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia, da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Escravidão no Pará, Comunidades Remanescentes de Quilombo, Territórios, Identidades e Cartografia Social.

2020 – OTHON FERNANDO JAMBEIRO BARBOSA, possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (1966), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1971) e doutorado em Comunicação pela Politécnica Central de Londres, atual University of Westminster (1995). Fez estudos pós-doutorais em Comunicação na Universidade de Brasília (2006). É Professor Titular da Universidade Federal da Bahia, onde iniciou e desenvolveu suas atividades acadêmicas desde 1968. Nesta instituição foi Chefe de Departamento, Coordenador de Curso de Graduação, Coordenador de Programa de Pós-Graduação, Diretor de Unidade, Pró-Reitor e Vice-Reitor. Pesquisa e tem publicações na área de Informação e Comunicação, com ênfase em Políticas, Economia Política e Regulação da Informação, Cultura de Massa e Comunicações. É membro do corpo permanente do programa de pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Rede Digitais (CP-redes). Seus mais recentes trabalhos são: de 2008 a 2011 coordenou o projeto Cidades Contemporâneas e Políticas de Informação e Comunicações; de 2011 a 2017 o projeto Cidades e TICs - Participação Civil e Transparência de Gestão; e de 2016 a 2017 o projeto Fomentando a Indústria do Audiovisual no Brasil: o Olhar dos Produtores independentes. Todos financiados pelo CNPQ. Entre 2018 e 2020 desenvolveu e concluiu o projeto "Política de comunicação pública online: websites municipais e a lei de acesso à informação". A partir de março de 2022 coordena o projeto "Políticas de fomento à produção independente do audiovisual no Brasil - continuidades e mudanças", financiado pelo CNPq e de caráter multiinstitucional (UFBA, UNEB, UFOB, UNICAP), em conjunto com os docentes-pesquisadores Katia Morais, Natacha Canesso e Juliano Domingues. É membro titular da Academia de Ciências da Bahia..

2021 – ALINE MARIA GREGO LINS, possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1981), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1993) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em audiovisual : televisão, história da imprensa, projetos experimentais, comunicação e cidadania, comunicação na escola e produção telejornalística. Autora do livro A Alfabetização do Olhar (1998) e faz parte dos Grupos de Pesquisa de Cultura e Mídia Contemporânea, da Unicap, fez parte do Centro de Estudos em Crítica Genética, da PUC de São Paulo. Participa como autora de capítulos nos livros Síndrome da Mordaça: mídia e censura no Brasil, A Sociedade do Telejornalismo; Telejornalismo: a nova praça pública; Guel Arraes um inventor no audiovisual brasileiro, além da série de livros Mídia e cultura contemporânea: Série linguagem, sendo a organizadora responsável do 3 volume. Foi diretora regional da INTERCOM Nordeste de 2014 a 2017, e docente do Mestrado em Indústrias Criativas, da Universidade Católica de Pernambuco. Concluiu em 2018 o estágio pós-doutoral na Escola de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Está enquadrada como professora Titular da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap.

2022 – PEDRO NUNES FILHO, professor titular da Universidade Federal da Paraíba. Possui pós-doutorado - Comunicação em Sistemas Hipermídia pela Universidad Autónoma de Barcelona (2003), onde atuou como professor convidado. Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com bolsa sanduíche na UAB - Espanha (1996). Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1988). Especialização em Metodologia da Comunicação UFMG \ CIESPAL (1982). Graduação em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (1980). Docente do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFPB . Possui experiência na área de Comunicação e Semiótica, com ênfase em Processos Midiáticos Audiovisuais, atuando nos seguintes temas: Jornalismo Multiplataforma, Jornalismo e Cidadania, Tecnologias Audiovisuais, Processos Digitais [ fotografia, cinema e vídeo] e Comunicação Comunitária. Atua no desenvolvimento de projetos multimídia, narrativas fluidas e estudos que versam sobre as encenações da sexualidade no contexto das mídias audiovisuais. Realizador de filmes, vídeos e projetos multimídia com repercussões no Brasil e exterior. Destaque para o filme "Closes" (1982), o vídeo experimental "Cortejo de Vida" (1992), a série de interprogramas "Grafite: Visualidades Urbanas" (2008) e dois vídeos didáticos que são referência para pesquisadores, educadores e profissionais das áreas de Educação, Comunicação e Direitos Humanos: "Escola sem PREconceitos" (2012) e "Escolas PLURAIS: Inclusão, Gênero e Sexualidade" (2015), ambos produzidos pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulheres e Relações de Sexo e Gênero da UFPB, com apoio financeiro do Ministério da Educação, via Editais Públicos. A carreira acadêmica é pontuada por 16 livros autorais e coletâneas que mobilizaram pesquisadores nacionais e estrangeiros. Destaque para dois livros autorais - "Democracia Fraturada"(2019); "As Relações Estéticas no Cinema Eletrônico" (1996) - e o livro-dossiê "IMPRENSA, Crise Política e Golpe no Brasil" (2019).Coordenou projetos de extensão e experiências comunitárias de longa duração. Com esse perfil teórico-aplicado, desenvolveu projetos com metodologias inovadoras que entrelaçaram o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Baseado nessas ações transformadoras projetadas em diferentes espaços que ultrapassaram a sala de aula. Professor EMÈRITO da UFPB tendo em conta "a sua incansável dedicação aos trabalhos de Ensino, da Pesquisa e da Extensão principalmente no âmbito da UFPB e interlocução com universidades brasileiras".

2023 – LUISA MEDEIROS MASSARANI, graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987), mestra em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (1998), doutora na Área de Gestão, Educação e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), fez doutorado-sanduíche com bolsa da Capes no Department of Science and Technology Studies da University College London, pós-doutorado na University College London (2013), pós-doutorado na Oregon State University (2015-2016). Realiza atividades de pesquisa e práticas em Divulgação Científica, área em que atua desde 1987. Coordena o Instituto Nacional de Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia, sediado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Orienta alunos de doutorado e mestrado em três cursos: Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde no Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz, Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz - Fiocruz, Liderou o grupo que criou em 2016 o Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz - Fiocruz, em parceria com a UFRJ, a Fundação Cecierj, o Museu de Astronomia e Ciências Afins e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, do qual foi coordenadora no período de 2016 a 2021. Também liderou o grupo que criou o Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde (lato sensu), localizado no Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, também em parceria com Casa da Ciência/UFRJ, Fundação Cecierj, Museu de Astronomia e Ciências Afins e Jardim Botânico. É Honorary Research Fellow do Department of Science and Technology Studies da University College London. É professora visitante da Universidade Nova de Lisboa (setembro de 2021 a janeiro de 2022). Foi pesquisadora visitante no Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Paris 8 (França), em janeiro de 2017. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Ciência, Comunicação & Sociedade. É membro do Comitê Científico da PCST Network, a rede internacional para Public Communication for Science and Technology. É coordenadora de SciDev.Net (www.scidev.net) para América Latina e Caribe. Diretora Executiva da RedPOP-UNESCO, a rede de popularização da ciência e da tecnologia para a América Latina e o Caribe, para o período 2014-2015 e 2016-2017. Responsável pela Área de Divulgação Científica na Faperj 2012-2018. Membro do CA de Divulgação Científica do CNPq 2018-2020. Foi coordenadora do Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz - Fiocruz, criado em 2016 em parceria com UFRJ, Fundação Cecierj eo Museu de Astronomia e Ciências Afins, desde a sua implementação até agosto de 2021. Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2014 (categoria integração, como líder do grupo). Prêmio José Reis de Divulgação Científica 2016. 2o lugar do Prêmio Jabuti 2017 de literatura, com livro infantil de divulgação científica Se eu fosse... Trofeu 14a edição Mulher Imprensa na categoria Contribuição acadêmica ao jornalismo, em 2020.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br