ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00046</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Programa Check-in no Mural</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Juliana Sayumi Kobayashi (Universidade Federal de Mato Grosso); Laura Resende Santos (Universidade Federal de Mato Grosso); Mariângela Sólla López (Universidade Federal de Mato Grosso)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Gênero informativo, Radiojornalismo, Rádio universitária, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho foi desenvolvido na disciplina  Técnicas de Radiojornalismo ministrado pela Prof. Mariângela Sólla López, no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O objetivo era desenvolver um programa radiofônico para ser exibido na Rádio Corredor da universidade. A rádio opera no período da manhã, no bloco do Instituto de Linguagens (IL), no qual funcionam os cursos de Comunicação Social, Educação Artística e Letras. O programa Check-In no Mural é do gênero informativo, voltado para professores, alunos e funcionários do IL. Seu conteúdo concerne notícias dos cursos citados, eventos, palestras e demais assuntos relacionados à UFMT. O programa é gravado por dois locutores, com estilo informal, dividido em três blocos com duração total de cinco minutos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Universidade Federal de Mato Grosso dispõe de uma Rádio Corredor, no qual parte da programação é administrada pela professora Mariângela Sólla López. Diversos dos programas veiculados na rádio são produzidos nas duas disciplinas ministradas pela professora: Técnicas em Radiojornalismo e Produção e Difusão em Radiojornalismo. A rádio está localizada no bloco do Instituto de Linguagens (IL), no qual funcionam os cursos de Comunicação Social (habilitações em Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Rádio e Tv), Educação Artística (habilitação em Música) e Letras (Literatura, Língua Francesa, Língua Inglesa e Língua Espanhola). Dentre os programas realizados para a Rádio Corredor, redigimos o roteiro e realizamos a gravação do programa Check-In no Mural, que vai ao ar às 9h20 da manhã. De gênero informativo, o programa traz notícias de cursos, eventos, agenda, congressos, e outras atividades acadêmicas no âmbito da UFMT, buscando alcançar os professores, técnicos e alunos do Instituto. Cada edição tem duração de 5 minutos, sendo gravado por, no mínimo, dois locutores. O programa possui uma apresentação com saudação dos locutores, um breve resumo da edição e a chamada para o primeiro bloco. O primeiro bloco contém notícias de 30 segundos, cada uma voltada para um dos cursos presentes no Instituto de Linguagens. O segundo bloco é a matéria de destaque da semana com duração de aproximadamente um minuto. O terceiro bloco, também de um minuto, apresenta a agenda da UFMT para a semana, com notas curtas e rápidas. Por fim temos a despedida, chamada para a próxima edição e ficha técnica do programa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">OBJETIVOS GERAIS O programa Check-In no Mural foi criado para compor a programação da Rádio Corredor com o objetivo de informar os professores, técnicos e alunos sobre a agenda de eventos no âmbito acadêmico nas áreas de Comunicação, Letras e Educação Artística. A realização do programa no decorrer da disciplina de Técnicas em Radiojornalismo, busca a aplicação prática dos conteúdos teóricos estudados, visando a capacitação do estudante na produção de conteúdos radiojornalísticos. OBJETIVOS ESPECÍFICOS a) Exercitar a produção de roteiros de programas radiojornalísticos, se atentando para as particularidades do meio, da linguagem radiofônica e do tempo; b) Proporcionar aos estudantes a experiência de produção de um programa jornalístico informativo para a rádio laboratório da universidade; c) Praticar os conhecimentos teóricos apreendidos em sala de aula no desenvolvimento de um roteiro e posterior produção do programa; d) Apurar, redigir e realizar a locução de matérias jornalísticas para rádio, para públicos determinados; e) Estimular a produção de conteúdos para a Rádio Corredor, buscando dar visibilidade aos trabalhos produzidos pelo curso de jornalismo da UFMT.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Esse trabalho se justifica acadêmica e teoricamente visto que há um longo histórico de pesquisa sobre o contexto e processo de produção de notícias para o veículo rádio. Sendo assim, o trabalho a ser desenvolvido tem um aporte teórico que o embasa. Além disso, ele se justifica no contexto atual  curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso, visto que a universidade tem uma tradição de pesquisa e desenvolvimento de trabalhos no campo do jornalismo e, mais especificamente, no campo do radiojornalismo. A produção de um trabalho prático atende à ementa da disciplina Técnicas em Radiojornalismo, na qual o produto foi desenvolvido. A ementa prevê o estudo de conceitos de jornalismo no rádio, suas diferentes manifestações. Estuda a linguagem oral e a linguagem radiofônica. A notícia em rádio: da fonte à transmissão. Regras de redação da notícia. A reportagem: captação e realização. Apresentação de programas jornalísticos. Expressão da opinião em rádio: entrevistas e debates. E por fim, a prática. Portanto, após adquirir e assimilar os conceitos teóricos trazidos em sala de aula, desenvolveram-se diversos trabalhos práticos, dentre os quais está o programa Check-In no Mural. O trabalho desenvolvido se justifica na medida em que atende ao objetivo geral do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso, de contribuir para a formação de profissionais, levando em conta sua capacidade cultural e técnica e visando seu preparo para o relevante papel de agente transformador. Portanto, as atividades experimentais desenvolvidas no decorrer da disciplina tem um papel importante na formação de um profissional que saiba combinar ação e reflexão, com um olhar crítico. A relevância social desta produção reside no âmbito da prestação de serviço de informação para os professores, técnicos e estudantes universitários do Instituto de Linguagens, e demais transeuntes. O programa exibido no horário do intervalo traz informações não apenas de âmbito local e regional, mas também eventos de relevância nacional e internacional que podem interessar a esses públicos. Os temas abordados foram relevantes por tratarem tanto de áreas específicas quanto multidisciplinares, de âmbito regional, nacional e internacional. No primeiro bloco com três notícias, falou-se de um simpósio local realizado pelo programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFMT. A segunda notícia de âmbito internacional traz a Mostra de Audiovisual Universitário da América Latina promovido pela Universidade. Já a terceira notícia divulga o evento nacional SBPC que seria realizado na Bahia. No segundo bloco, a notícia de destaque é do Congresso da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação - Alaic, que ocorreria na Cidade do México e estava com inscrições abertas para submissão de trabalho. Por fim, o terceiro bloco traz notícias locais de programações que ocorreriam nos próximos dias na UFMT. A justificativa para submissão do presente trabalho na categoria Expocom  Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação é expor o trabalho desenvolvido em uma das premiações de maior visibilidade entre os estudantes de comunicação. Sendo que este é integrante do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação que é referência na disseminação de conhecimento na área. Por fim, o trabalho tem uma justificativa de aptidão pessoal, tanto intelectual quanto acadêmica, para desenvolvimento do tema. Durante o curso de jornalismo desenvolvemos diversas habilidades, estudamos teorias, variadas técnicas, e fazemos aplicações práticas que nos tornaram capazes de desenvolver este trabalho com base no conhecimento adquirido. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jornalismo é uma das atividades mais antigas já praticadas, mas seus moldes como hoje o conhecemos foram estruturados no decorrer do século XIX, quando seu objetivo passou a ser fornecer informações, e não mais realizar propaganda. Ele passa a cumprir um papel social de prestação de serviço, fundamental para as relações humanas (TRAQUINA apud MAIA, 2008, p.1-2). O produto jornalístico torna-se uma necessidade social ao se consolidar como o principal recurso que a sociedade dispõe para se atualizar, fiscalizar, para entender as situações e opiniões que o cercam e ser capaz de julgar, assim como superar suas deficiências de conhecimento, do qual depende sua segurança e bem-estar (BELTRÃO apud MAIA, 2008, p.3).  Através da delimitação de seu objetivo e relevância social, podemos entender que o jornalismo é antes de tudo informação. Essas informações devem ser socialmente significativas, que abordem fatos atuais, e que sejam de interesse público, servindo a opinião pública. Esse novo modelo se consolida pela atualidade, variedade, periodicidade, instantaneidade, e simultaneidade; em virtude do bem comum, estimulando o conhecimento e o pensamento (MAIA, 2008, p.3).  Os fatos que serão publicados em jornais, independente no meio que faz uso, devem passar por uma seleção. Marcos Paulo da Silva (2013, p.15) relata que desde os primórdios do jornalismo existem reflexões sobre quais aspectos são levados em consideração para que determinados fatos sejam divulgados. Estudar a seleção de notícias e como esta ocorrem é relevante por dois fatores principais. O primeiro leva em consideração que cresce cada vez mais o número de fatos disponíveis para serem divulgados; o segundo refere-se aos espaços reduzidos que as notícias têm nos jornais, sempre disputando-os com a publicidade. É preciso entender, portanto, como é realizada a seleção, e o que é considerado relevante divulgar com base em critérios de noticiabilidade.  Sobre os critérios de noticiabilidade jornalística, Nelson Traquina (apud SILVA, 2013, p.16) afirma que "trata-se de um agrupamento de critérios e operações que fornecem a um acontecimento a aptidão de merecer tratamento jornalístico; isto é, de possuir valor como notícia". Neste trabalho a seleção das notícias levou em consideração os seguintes critérios: proximidade, relevância, novidade e tempo. O primeiro critério de proximidade refere-se a termos geográficos, e também culturais (TRAQUINA, 2013, p.77). Em especial o terceiro bloco de agenda trata especificamente de eventos que acontecem na UFMT, relacionados à colação de grau, à faculdade de engenharia florestal e ao instituto de linguagem.   O segundo critério utilizado para a seleção das notícias no programa foi o da relevância. Esse fator considera informar ao público-alvo sobre acontecimentos importantes que podem incidir e impactar em suas vidas. Todas as pautas em todos os blocos têm relevância para seu público por se tratar de conteúdos de interesse partilhados de âmbito acadêmico, como congressos, seminários, mostra, entre outros. O penúltimo fator levado em consideração é a novidade, que trata o que existe de novo. Nesse trabalho todas as pautas são de assuntos relacionadas a datas futuras, de eventos que estão por vir. Por fim, temos o critério tempo que é um valor notícia na forma de atualidade (TRAQUINA, 2013, p.78), levado em consideração, pois todas as pautas construídas retratam assuntos atuais, da época presente.  Após a seleção das pautas e apuração dos fatos, foi realizada a redação das notícias, com base no formato do programa, tempo disponível, especificidades do meio e linguagem radiofônica. De acordo com Grissemann (apud CABELLO, 1994, p. 145-146), os textos para rádio devem levar em consideração não apenas as regras de sintaxe e gramática, mas também que devem ser escritos para serem falados e ouvidos. O conteúdo deve ser exposto de modo claro e expressivo para que não se exija esforço do ouvinte já que esse terá uma única chance de ouvi-lo (CAMARGO apud CABELLO, 1994, p. 145-146). Sendo assim, deve-se evitar utilizar frases complexas, gírias e jargões para evitar dificuldades de compreensão (CABELLO, 1994, p.147). Portanto, mesmo trabalhando com público delimitados, não fizemos uso de termos específicos da área e buscamos disseminar o conteúdo com clareza.  Levamos em consideração na produção das notícias a oralidade, a simplicidade, a lógica e a utilização de frases curtas. Deu-se preferência para a construção das frases na ordem sujeito, verbo e predicado. Buscou-se evitar cacófatos e rimas. Na lauda, as palavras foram escritas como se lê, incluindo símbolos, como por exemplo o @ nos e-mails informados, no qual está escrito por extenso  arroba , assim como os pontos existentes no endereço eletrônico. O mesmo ocorre com números, de modo que todos que se apresentem na casa da dezena sejam escritos por extenso. Os números na casa da unidade serão escritos por extenso apenas em casos específicos, como por exemplo, números de telefones no qual existe uma sequência numérica.  Temos também a utilização de pontos na separação de siglas compostas por letras que são lidas individualmente, como é o caso do evento SBPC. As vírgulas são utilizadas para a respiração do locutor. A utilização de uma barra marca o ponto final de uma frase enquanto duas barras delimitam o fim de um parágrafo lido por um locutor. Além disso, pontuações que forneçam entonações também são utilizadas no começo da frase em questão (inserida entre parênteses), para melhor visualização e preparação do locutor.  Após a delimitação do formato, elaboração de pauta, apuração e redação da matéria, temos a penúltima etapa do processo de produção para notícia em rádio que é a edição. Esta ocorreu no laboratório da rádio corredor na universidade com o apoio do técnico administrativo Rúdi Flávio. Realizamos a definição do BG (background), que refere-se à música, vozes ou ruído de fundo que servem de suporte para a fala, marcando o ritmo da locução. Os cuidados nessa seleção é que este precisa ser característico, para não ser confundido com falha técnica, ou prejudicando o som da fala do locutor ou entrevistado. Também foram gravadas as vinhetas, que são as chamadas de curta duração, que marcam a abertura e passagem de blocos. No decorrer da gravação optamos por dois locutores, intercalando as falas conforme mudança de assunto, realizado em um estúdio fechado, sem interferência de som ambiente. Essa escolha se deu pelo fato de que, na produção de conteúdo jornalístico para rádio [...] o jogo de vozes não serve apenas para estabelecer um ritmo que ajude a manter a atenção do ouvinte, embora esta seja a sua intenção principal. A intercalação também sinaliza mudanças de assunto e de procedência das notícias, os diversos timbres e situações acústicas informam sobre a identidade e o contexto dos falantes. (CRISELL apud MEDITSCH, 1997, p.5). De acordo com Eduardo Meditsch (apud CUNHA, 2005, p.1), o rádio se caracteriza por  um meio de comunicação sonoro, invisível e que emite em tempo real . Com esse trabalho, buscamos trabalhar com o som, fazendo uso não apenas da voz, mas de efeitos sonoros e música; trabalhando no tempo real da vida no qual o ouvinte está inserido.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O programa Check-In no Mural foi desenvolvido no decorrer da disciplina Técnicas em Radiojornalismo. Esse é um dos programas que compõe a Rádio Corredor da universidade, que está instalada no bloco do Instituto de Linguagens. Algumas das características do programa já estavam definidas como seu público-alvo, gênero, periodicidade, duração e formato. O público da rádio é composto principalmente por técnicos, professores e estudantes do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade, Jornalismo e Radialismo, o curso de Educação Artística com habilitação em Música e o curso de Letras, língua inglesa, francesa, espanhola e literatura. O gênero é informativo, com periodicidade semanal e duração de cinco minutos. O programa foi dividido em três blocos para facilitar a distribuição do conteúdo abordado. Com base nessas informações gerais definiu-se o slogan do programa (A gente resume pra você!), e a distribuição do conteúdo de cada bloco pode ser observada no espelho do programa. Assim, no primeiro bloco temos a apresentação de notícias das distintas áreas, de 30 segundos cada, lidas alternadamente por dois locutores. No segundo bloco, uma matéria principal de um minuto, lida por um único locutor com background. No terceiro bloco, a agenda de eventos com textos manchetados, lido por dois locutores em ritmo rápido. Optou-se por um estilo mais informal e descontraído, utilizando de efeitos sonoros. O conteúdo do programa voltou-se para notícias de cursos, eventos e palestras científicas de comunicação social, educação artística e letras, em âmbito tanto local quanto mundial, além de assuntos relacionados à UFMT.  Optamos pela utilização do background na apresentação inicial, na matéria destaque da semana, assim como durante o fechamento. Ele chamaria a atenção dos ouvintes que circulam no corredor para o início do programa. Além disso, daria destaque à matéria principal e fecharia o Check-In no Mural. Também optamos por um efeito sonoro de máquina de escrever com o barulho que realiza ao completar uma linha datilografada. O efeito estabelece uma relação com o gênero informativo, no sentido de estar escrevendo as notícias, e também com o nome do programa, associando o Check-In com um efeito sonoro de conclusão que a máquina realiza ao final.  Após construído o espelho, realizamos o processo de seleção de pautas, levando em consideração quatro critérios de noticiabilidade, conforme estrutura elaborada por Nelson Traquina (2013), que são: proximidade, relevância, novidade e tempo. Definidos as pautas, redigimos as matérias de cada bloco. No primeiro bloco definimos três matérias de 30 segundos: o simpósio Linguagens e Descolonialidades  promovido pela Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFMT; a 5ª Mostra de Audiovisual Universitário da América Latina que também ocorreu na UFMT; e a 78º Reunião da SBPC que acontece na Universidade Federal da Bahia.  No segundo bloco, a matéria de destaque de um minuto, que abordou o Congresso da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação   Alaic, que aconteceria no México. O terceiro bloco, com a agenda da semana, trouxe textos manchetados, voltados para assuntos internos da universidade. Foram abordados a Jornada do Aluno Empreendedor, o evento em homenagem ao Dia Mundial do Livro e as colações de grau da UFMT. Redigidas as matérias e estruturado o roteiro do programa, realizamos a seleção da música de background assim como os efeitos sonoros. Por fim, ensaiamos, pois o programa foi ao ar ao vivo, embora tenha sido gravado para arquivo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Todo o processo de produção do programa, estudo das informações gerais, elaboração do espelho, coleta de dados, redação das notícias com linguagem jornalística pertinente ao meio, locução e edição do material garantiram a consolidação do saber teórico e o conhecimento prático dos alunos nas técnicas de produção radiofônica. O profissional jornalista que a Universidade procurar formar deve ter o domínio das técnicas e o conhecimento histórico, mas com uma perspectiva do futuro. O conhecimento produzido deve buscar acontecimentos atuais, que sejam de interesse público, levando em consideração o contexto cultural, econômico, político e social no qual estamos inseridos. Desenvolver trabalhos como o ministrado nessa disciplina tornam os estudantes capacitados para futuramente desenvolver o fazer jornalístico com a objetividade exigida no processo de apuração, a correta avaliação dos critérios de noticiabilidade dos conteúdos, registros, e divulgação dos fatos levando em conta as particularidades do meio, público e contexto. Sendo que, todo o processo de trabalho será pautado nas leis e código de ética profissional, assim como na responsabilidade social intrínseca à profissão.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CABELLO, Ana Rosa Gomes. Organização do texto radiofônico: coesão e coerência. Alfa, revista de linguística, 1994, V.38, p. 145-154.<br><br>CUNHA, M. Não é possível pensar o rádio como antes. Razón y Palavra. n.48, dez/2005-jan/2006.<br><br>MAIA, Aline Silva Correa. Sobre o Jornalismo e as Notícias. Trabalho apresentado no XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, maio 2008.<br><br>MEDITSCH, E. A nova era do rádio: o discurso do Radiojornalismo enquanto produto intelectual eletrônico. XX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Santos, 1997.<br><br>SILVA, Marcos Paulo. A construção cultural da narrativa noticiosa: noticiabilidade, representação simbólica e regularidade cotidiana, 2013, 243f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo.<br><br>TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo. A tribo jornalística  uma comunidade interpretativa transnacional. Florianópolis: Insular, v. II, 3ed. Ver, 2013.<br><br> </td></tr></table></body></html>