INSCRIÇÃO: 00072
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT06
 
TÍTULO: O complô: charge sobre o golpe contra Dilma Rousseff
 
AUTORES: Fábio Faria Pires (Universidade do Estado de Mato Grosso); LAWRENBERG ADVINCULA DA SILVA (Universidade do Estado de Mato Grosso); Marcela Fernanda Pavão (Universidade do Estado de Mato Grosso); Weverton Velasco David (Universidade do Estado de Mato Grosso)
 
PALAVRAS-CHAVE: charge, memória política, golpe, complô,
 
RESUMO
Seja nas páginas de jornal, seja nas ilustrações dos blogs e portais, a relação entre charge e política sempre se revelou um traço característico da interface jornalismo e humor. Mais do que isso, acabou evidenciando um campo polissêmico, e intermitente, de linguagens nas quais a crítica social, a sátira e a opinião acabam coexistindo com a informação, a memória social e política do país, complementando-se. No caso do Brasil pós-jornada de junho de 2013, ou, senão dizendo, sob a narrativa do golpe, esta proposta de charge, intitulada O complô, tem por objetivo o registro da história política atual e o perfil social e psicológico dos seus interlocutores, ao fazer uso de uma estética caricata, mas, ao mesmo tempo, didática para um leitorado formado mais de espectadores do que de leitores vorazes. ਀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀攀 acordo com a jornalista Márcia Pinna Raspanti (www.historiahoje.com, 03/06/2015), as਀椀洀愀最攀渀猀 挀漀洀攀愀爀愀洀 愀 漀挀甀瀀愀爀 甀洀 攀猀瀀愀漀 搀攀 搀攀猀琀愀焀甀攀 渀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 瀀攀爀椀搀椀挀漀猀 brasileiros da virada do século XIX para o XX. Destas imagens, provavelmente a਀挀愀爀椀挀愀琀甀爀愀 昀漀猀猀攀 愀 洀愀椀猀 愀渀琀椀最愀Ⰰ 愀漀 猀攀爀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀愀 渀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 搀漀 䘀爀攀椀 Vicente de Salvador, desde o século XVI. Na imprensa, o cartum, a caricatura e਀愀 挀栀愀爀最攀 猀 椀爀椀愀洀 最愀渀栀愀爀 愀猀 瀀最椀渀愀猀 搀漀猀 樀漀爀渀愀椀猀 攀 爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 猀攀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀稀愀爀攀洀 愀 partir do século XIX, com a promulgação do decreto que criou a Imprensa Régia,਀攀洀 ㄀㠀 㠀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀氀洀 搀漀 樀 挀椀琀愀搀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 爀攀最椀猀琀爀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 瀀漀氀琀椀挀愀 atual e o perfil social e psicológico dos seus interlocutores, pretende-se਀愀椀渀搀愀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀愀 攀猀琀琀椀挀愀 挀愀爀椀挀愀琀愀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 甀洀愀 漀瀀椀渀椀漀 挀爀琀椀挀愀 搀愀 realidade sócio-política atual, mas, ao mesmo tempo, informar de forma didática਀瀀愀爀愀 甀洀 氀攀椀琀漀爀愀搀漀 昀漀爀洀愀搀漀 洀愀椀猀 搀攀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀 搀漀 焀甀攀 搀攀 氀攀椀琀漀爀攀猀 瘀漀爀愀稀攀猀⸀䄀漀 愀戀漀爀搀愀爀 琀攀洀愀猀 挀漀洀漀 攀猀琀攀猀Ⰰ 愀猀 挀栀愀爀最攀猀 猀攀 utilizam do humor para opinar sobre eles. Funcionam, de acordo com Nery (1998,਀瀀⸀㌀㤀⤀Ⰰ 挀漀洀漀 ᰀ椠渀琀攀爀瀀爀攀琀愀攀猀 挀爀琀椀挀愀猀Ⰰ 椀渀琀攀氀椀最攀渀琀攀猀 攀 椀爀渀椀挀愀猀ᴀ†搀漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 retratados.
 
JUSTIFICATIVA
਀ A਀挀栀愀爀最攀 瀀漀氀琀椀挀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 栀甀洀漀爀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀 甀洀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 discurso jornalístico. E, em tempos de uma mídia escrita pautada por um਀搀椀猀挀甀爀猀漀 椀渀昀氀愀搀漀 瀀漀爀 甀洀愀 戀椀瀀漀氀愀爀椀搀愀搀攀 攀猀焀甀攀爀搀愀ⴀ搀椀爀攀椀琀愀Ⰰ 愀猀猀甀洀攀 甀洀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 papel de conscientização da população. Independentemente do meio pelo qual elas਀猀漀 瀀爀漀瀀愀最愀搀愀猀 ⠀瘀攀挀甀氀漀猀 椀洀瀀爀攀猀猀漀猀Ⰰ 戀氀漀最猀⤀Ⰰ 愀 漀瀀椀渀椀漀 椀氀甀猀琀爀愀搀愀 猀甀挀椀渀琀愀 甀洀 determinado assunto, recria fatos jornalísticos reais e por meio de uma਀搀椀渀愀洀椀稀愀漀 攀渀琀爀攀 椀洀愀最攀洀 攀 琀攀砀琀漀Ⰰ 愀椀渀搀愀 焀甀攀 猀攀樀愀 攀洀瀀爀攀最愀搀愀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 coloquial, é capaz de mediar informação consistente e de fácil compreensão. ਀ Assim como outros gêneros do jornalismo, as charges resolvem਀漀 挀漀渀昀氀椀琀漀 搀漀 愀甀琀漀爀 愀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 焀甀攀 戀甀猀挀愀洀 甀洀 猀攀渀琀椀搀漀 瀀愀爀愀 漀猀 acontecimentos do cotidiano, no qual substitui laudas de texto por desenhos de਀琀爀愀漀猀 猀椀洀瀀氀攀猀⸀ ਀ ਀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
਀ O processo de produção da charge “O complô” teve como ponto਀搀攀 瀀愀爀琀椀搀愀 漀猀 攀渀挀漀渀琀爀漀猀 渀愀猀 愀甀氀愀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 Planejamento Gráfico, do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato਀䜀爀漀猀猀漀⸀ 一攀猀猀攀 洀攀猀洀漀 瀀攀爀漀搀漀Ⰰ 攀猀琀愀瘀愀 攀洀 搀椀猀挀甀猀猀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 䤀洀瀀攀愀挀栀洀攀渀琀 搀愀 ex-presidente da república Dilma Rousseff (PT).਀ Dividiu-se em quatro etapas: 1) pesquisa do tema, 2)਀攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 攀猀戀漀漀Ⰰ ㌀⤀ 搀攀猀攀渀栀漀 洀愀渀甀愀氀 攀 ㈀⤀ 攀搀椀琀漀爀愀漀 瘀椀猀甀愀氀⸀  ਀㄀⸀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀 倀攀猀焀甀椀猀愀㨀 䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 昀漀椀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 duas partes. Na primeira, buscamos referencias nas produções dos chargistas਀娀椀爀愀氀搀漀 攀 䠀攀渀昀椀氀⸀ 䄀洀戀漀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀攀猀 最攀渀攀爀漀猀愀猀 na imprensa brasileira durante o período da ditatura civil-militar.਀䔀渀焀甀愀渀琀漀 渀愀 猀攀最甀渀搀愀 昀椀稀攀洀漀猀 甀洀 挀氀椀瀀瀀椀渀最 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 最漀氀瀀攀 攀 琀漀搀漀猀 漀猀 envolvidos, principalmente, vice-presidente da época, Michel Temer, e o਀搀攀瀀甀琀愀搀漀 挀愀猀猀愀搀漀Ⰰ 䔀搀甀愀爀搀漀 䌀甀渀栀愀⸀ ਀☀渀戀猀瀀㬀 ਀㈀⸀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀 䔀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 攀猀戀漀漀㨀 一漀 desenvolvimento do esboço, houve a preocupação em definir o melhor tracismo de਀氀瀀椀猀 攀 漀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 搀愀猀 猀漀洀戀爀愀猀 渀愀猀 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀 昀愀挀椀愀椀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ buscou, a partir das leis compositivas de aguçamento e tensão, introduzir o਀洀攀氀栀漀爀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 渀愀 挀栀愀爀最攀⸀  ਀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 搀攀猀椀最渀攀爀 䐀漀渀椀猀 䐀漀渀搀椀猀 ⠀㈀  㜀⤀Ⰰ 漀 愀最甀愀洀攀渀琀漀 orienta o olhar do leitor na varredura para determinado canto do layout. Já a਀琀攀渀猀漀  愀 漀瀀漀猀椀漀 搀攀 昀漀挀漀猀 ⠀昀漀爀愀猀⤀ 渀漀 氀愀礀漀甀琀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 愀 椀渀搀椀挀愀爀 搀漀椀猀 瀀漀渀琀漀猀 de gravidade, ao invés de uma. Assim sendo: estas técnicas garantiriam o olhar਀猀漀戀爀攀 漀猀 搀漀椀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 椀氀甀猀琀爀愀搀漀猀 渀愀 挀栀愀爀最攀Ⰰ 攀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀攀猀  proposta da charge em segundo plano.਀  ਀ 3.     ਀䐀攀猀攀渀栀漀 Manual:਀ Definido o tema,਀昀椀稀攀洀漀猀 漀 攀猀戀漀漀 搀愀 挀栀愀爀最攀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 挀漀洀漀 瀀愀瀀攀氀 猀甀氀昀椀琀攀Ⰰ 氀愀瀀椀猀攀椀爀愀Ⰰ borracha, lápis HB, lápis 2B e lápis 6B. O rascunho foi feito a lapiseira 0,9 e਀漀 挀漀渀琀漀爀渀漀 搀愀猀 氀椀渀栀愀猀 攀砀琀攀爀渀愀猀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 挀漀洀 挀愀渀攀琀愀 挀漀洀 琀椀渀琀愀 一愀渀焀甀椀洀  Ⰰ㠀⸀ 䔀洀 seguida, foram feitos o preenchimento, o sombreamento, a textura e os traços da਀昀愀挀攀 搀愀猀 挀愀爀椀挀愀琀甀爀愀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀 挀漀洀 挀愀渀攀琀愀 渀愀渀焀甀椀洀  Ⰰ㌀⸀ 䔀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 挀爀椀愀漀 no papel durou, aproximadamente, uma hora e trinta minutos. Após isso, a charge਀昀漀椀 ᰀ攠猀挀愀渀攀愀搀愀ᴀ†瀀愀爀愀 漀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀Ⰰ 最攀爀愀渀搀漀 甀洀 愀爀焀甀椀瘀漀 搀攀 椀洀愀最攀洀 攀洀 䨀倀䔀䜀 焀甀攀 昀漀椀 cortado e editado no programa Corel draw X3.਀ 4.     ਀䔀搀椀琀漀爀愀漀 Visual (corel draw)਀ Na editoração eletrônica, utilizou-se como software o਀䌀漀爀攀氀 䐀爀愀眀 堀㌀Ⰰ 挀漀渀栀攀挀椀搀漀 瀀攀氀愀猀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 椀氀甀猀琀爀愀漀 最爀昀椀挀愀⸀ 一攀氀攀Ⰰ trabalhamos com o contraste das linhas na ferramenta Curva de Tom e inserimos਀漀猀 戀愀氀攀猀 搀攀 琀攀砀琀漀 攀 搀攀洀愀椀猀 最爀昀椀挀漀猀 搀愀 愀爀琀攀⸀☀渀戀猀瀀㬀  ਀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
਀ A਀挀栀愀爀最攀 ᰀ传 挀漀洀瀀氀ᴀ† 挀漀洀瀀漀猀琀愀 搀攀 琀爀愀漀猀 猀椀洀瀀氀攀猀 焀甀攀 爀攀昀漀爀愀洀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 visuais dos personagens representados e tem compromisso com a crítica bem਀栀甀洀漀爀愀搀愀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 甀猀漀 搀攀 搀攀猀攀渀栀漀猀 挀洀椀挀漀猀 挀漀洀 甀洀愀 攀猀琀琀椀挀愀 挀愀爀椀挀愀琀愀⸀ 䄀 椀爀漀渀椀愀 nasce a partir da constatação das contradições arraigadas no contexto਀猀漀挀椀漀瀀漀氀琀椀挀漀Ⰰ 洀愀椀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 搀漀 最漀氀瀀攀 挀漀渀琀爀愀 愀 瀀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 愀昀愀猀琀愀搀愀 䐀椀氀洀愀 Rousseff.਀  Como bem lembra਀吀攀椀砀攀椀爀愀Ⰰ 愀 ᰀ䌠栀愀爀最攀 瀀漀氀琀椀挀愀  甀洀 琀爀愀漀 搀攀 爀攀昀氀攀砀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 栀甀洀漀爀Ⰰ 焀甀攀 reproduz sujeitos reais e resume conflitos político” (TEIXEIRA, 1995, p.73).਀ ਀  ਀ Fig.2: A਀瘀攀爀猀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 挀栀愀爀最攀 伀 䌀漀洀瀀氀⸀ ਀☀渀戀猀瀀㬀 ਀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀 一漀猀 textos dos balões, simulamos uma conversa entre Cunha e Temer. O diálogo é਀椀渀椀挀椀愀搀漀 挀漀洀 漀 挀漀洀攀渀琀爀椀漀 搀漀 搀攀瀀甀琀愀搀漀 䔀搀甀愀爀搀漀 䌀甀渀栀愀㨀 䄀琀 焀甀攀Ⰰ 攀渀昀椀洀Ⰰ 瘀漀挀 攀猀琀 jogando a meu favor. O que na nossa interpretação sugere, além da promiscuidade਀搀漀 攀砀ⴀ瀀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 搀愀 䌀洀愀爀愀Ⰰ 猀甀愀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 瀀漀氀琀椀挀愀⸀ 䨀 渀漀 琀攀砀琀漀 搀漀 吀攀洀攀爀 ጀ Sim, claro! –, exposto em balão de pensamento, mostramos em tom de ironia o਀氀愀搀漀 洀愀焀甀椀愀瘀氀椀挀漀 搀漀 瀀爀攀猀椀搀攀渀琀攀⸀  ਀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀 䄀 爀攀氀愀漀 entre imagem e texto, nas charges contribuem para a dinamização e construção de਀甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 椀猀猀漀 昀甀渀挀椀漀渀愀 猀攀最甀渀搀漀 䴀漀琀琀愀 ⠀㈀ ㄀㌀⤀㨀 ਀儀甀愀渀搀漀 渀愀爀爀愀洀漀猀 愀氀最漀Ⰰ 攀猀琀愀洀漀猀 渀漀猀 produzindo e nos constituindo, nossa moral, nossas leis, nossos costumes,਀渀漀猀猀漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 洀漀爀愀椀猀 攀 瀀漀氀琀椀挀漀猀Ⰰ 渀漀猀猀愀猀 挀爀攀渀愀猀 攀 爀攀氀椀最椀攀猀Ⰰ 渀漀猀猀漀猀 洀椀琀漀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀 e coletivos, nossas instituições. Estamos dando sentido à vida. Aquilo que਀椀渀挀氀甀洀漀猀 搀攀 渀漀猀猀愀猀 渀愀爀爀愀攀猀 搀攀瀀攀渀搀攀 搀愀 椀洀愀最攀洀 洀漀爀愀氀 焀甀攀 焀甀攀爀攀洀漀猀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 攀 repassar. Através das narrativas recobrimos nossas vidas de significação. Elas਀爀攀椀琀攀爀愀洀 攀 挀漀渀昀椀爀洀愀洀 漀 挀愀渀渀椀挀漀Ⰰ 渀漀洀攀椀愀洀 攀 攀砀瀀氀椀挀愀洀 漀 搀攀猀瘀椀愀渀琀攀Ⰰ 氀攀最椀琀椀洀愀洀 攀 estabilizam o mundo. Na narrativa, imitamos a vida; na vida imitamos as਀渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 ⠀䴀伀吀吀䄀Ⰰ ㈀ ㄀㌀Ⰰ 倀⸀ ㄀㠀 ⴀ ㄀㤀⤀⸀ ਀☀渀戀猀瀀㬀 ਀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀☀渀戀猀瀀㬀 伀 tracismo utilizado na charge “O complô”, assemelha-se ao adotado por Ziraldo. Traços਀猀椀洀瀀氀攀猀Ⰰ 洀漀渀漀挀爀漀洀琀椀挀漀Ⰰ 挀甀樀愀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀  挀漀渀猀琀爀甀搀愀 攀渀琀爀攀 愀 搀椀渀洀椀挀愀 琀攀砀琀漀 攀 imagem. ਀ ਀ ਀  ਀  ਀  ਀  ਀  ਀  ਀  ਀  ਀  ਀  ਀ Fig.3: charge਀瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 瀀漀爀 娀椀爀愀氀搀漀 焀甀攀 猀攀爀瘀椀甀 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀⸀ ਀ ਀
 
CONSIDERAÇÕES
਀ Adotamos neste estudo a ideia de charge como um exemplo de਀渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 挀爀琀椀挀愀 戀愀猀攀愀搀愀 渀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀Ⰰ 漀渀搀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 爀攀挀漀爀爀攀 愀 爀攀挀甀爀猀漀猀 搀攀 linguagem para produzir efeitos do real. Para produzir a charge “O complô” foi਀瀀爀攀挀椀猀漀 攀渀琀爀愀爀 渀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀ⴀ瀀漀氀琀椀挀漀 渀漀 焀甀愀氀 estamos inseridos, analisar os personagens, fazer uma leitura crítica da mídia,਀漀 搀椀猀挀甀爀猀漀 搀攀 昀愀氀愀 漀猀 猀攀渀琀椀搀漀猀⸀  ਀䤀渀猀瀀椀爀愀搀漀 渀愀 瘀攀椀愀 挀洀椀挀愀 搀漀猀 挀栀愀爀最椀猀琀愀猀 䠀攀渀昀椀氀 攀 娀椀爀愀氀搀漀Ⰰ 愀 charge O Complô retratou um dos capítulos mais emblemáticos do Golpe político਀搀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 愀猀 爀攀氀愀攀猀 瀀爀漀洀猀挀甀愀猀 攀渀琀爀攀 漀 瘀椀挀攀ⴀ瀀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 攀 漀 瀀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 搀愀 Câmara daquela época. ਀ Falar sobre política exige um vocabulário culto e codificado਀瀀漀爀 猀椀最氀愀猀Ⰰ 渀愀猀 焀甀愀椀猀 渀攀洀 猀攀洀瀀爀攀 琀攀砀琀漀猀 攀 愀爀琀椀最漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀 攀氀愀 猀漀 搀攀 entendimento de uma comunidade mais ampla da população. Entretanto, por meio਀搀愀猀 挀栀愀爀最攀猀  瀀漀猀猀瘀攀氀 椀爀漀渀椀稀愀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀氀最漀 焀甀攀 琀愀渀琀漀 渀漀猀 aflige: a política. É possível informar conteúdos consistentes através਀搀漀 栀甀洀漀爀Ⰰ 樀甀渀琀漀  昀椀砀愀漀 搀攀 洀攀渀猀愀最攀渀猀Ⰰ 愀漀 琀爀愀渀猀瀀漀爀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 挀漀氀漀焀甀椀愀氀Ⰰ juntamente com imagens. Para਀椀猀猀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 猀愀戀攀爀 搀漀 焀甀攀 猀攀 琀爀愀琀愀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀漀渀琀椀搀愀猀 渀愀猀 挀愀爀椀挀愀琀甀爀愀猀Ⰰ  importante que o chargista esteja informado da atualidade e possua leitura਀挀爀琀椀挀愀 搀愀 瀀爀瀀爀椀愀 洀搀椀愀⸀  ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䐀伀一䐀䤀匀Ⰰ 䐀漀渀椀猀⸀ 䄀⸀ 匀椀渀琀愀砀攀 搀愀 䰀椀渀最甀愀最攀洀 嘀椀猀甀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀愀爀琀椀渀猀 䘀漀渀琀攀猀Ⰰ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䄀圀刀夀匀娀䔀圀匀䬀䤀Ⰰ 䄀氀戀攀爀琀漀⸀ 䌀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 挀愀爀椀挀愀琀甀爀愀⸀ 一漀 吀攀洀 䜀爀愀愀 一攀渀栀甀洀愀⸀ 䐀漀洀渀椀漀猀 搀愀 䤀洀愀最攀洀Ⰰ 䰀漀渀搀爀椀渀愀Ⰰ 愀渀漀 䤀Ⰰ 渀⸀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ 㜀 ጀ†㈀㘀Ⰰ 洀愀椀漀 ㈀  㠀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䰀伀Ⰰ 䨀漀猀 䴀愀爀焀甀攀猀 搀攀⸀ 䄀 漀瀀椀渀椀漀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀⸀ 倀攀琀爀瀀漀氀椀猀Ⰰ 刀䨀㨀 嘀漀稀攀猀Ⰰ ㄀㤀㠀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀吀吀䄀Ⰰ 䰀甀椀稀 䜀漀渀稀愀最愀⸀ 䄀渀氀椀猀攀 挀爀琀椀挀愀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀㨀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䔀刀夀Ⰰ 䨀漀漀 䔀氀椀愀猀⸀ 䌀栀愀爀最攀 攀 挀愀爀椀挀愀琀甀爀愀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀⸀ ㄀㤀㤀㠀⸀ 吀攀猀攀 ⠀䐀漀甀琀漀爀愀搀漀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 匀攀洀椀琀椀挀愀⤀ ጀ†倀漀渀琀椀昀挀椀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀琀氀椀挀愀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㄀㤀㤀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀䰀䤀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ 一⸀ 䄀⸀㬀 䄀䰀䴀䔀䤀䐀䄀Ⰰ 䰀⸀ 䴀⸀ 䜀渀攀爀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 漀瀀椀渀愀琀椀瘀漀猀 搀攀 栀甀洀漀爀㨀 挀愀爀椀挀愀琀甀爀愀猀 攀 挀栀愀爀最攀猀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䨀愀渀甀猀Ⰰ 瘀⸀ ㌀Ⰰ 渀⸀ 㐀Ⰰ 瀀⸀ 㜀㘀ⴀ㤀㄀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䄀刀一䄀䤀䈀䄀Ⰰ 䌀爀椀猀琀椀愀渀攀 搀漀猀 匀愀渀琀漀猀㬀 䜀伀䈀䈀䤀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 䌀爀椀猀琀椀渀愀⸀ 䌀栀愀爀最攀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀㨀 搀攀昀椀渀椀漀Ⰰ 栀椀猀琀爀椀挀漀 攀 昀甀渀攀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀挀漀渀最爀攀猀漀⸀瀀甀挀瀀⸀攀搀甀⸀瀀攀⼀愀氀愀椀挀㈀ ㄀㐀⼀眀瀀ⴀ挀漀渀琀攀渀琀⼀甀瀀氀漀愀搀猀⼀㈀ ㄀㌀⼀ 㤀⼀瘀䜀吀㄀㜀ⴀ䌀爀椀猀琀椀愀渀攀倀愀爀渀愀椀戀愀ⴀ䴀愀爀椀愀ⴀ䌀爀椀猀琀椀渀愀ⴀ䜀漀戀戀椀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㘀⸀ ㄀⸀㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀匀匀伀䄀Ⰰ 䘀⸀ 䴀⸀ 搀攀 䰀愀挀攀爀搀愀⸀ 䄀 挀爀琀椀挀愀 猀漀挀椀愀氀 攀 瀀漀氀琀椀挀愀 渀愀 挀栀愀爀最攀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀愀 搀攀 䠀攀渀昀椀氀⸀ 䤀䤀䤀 攀渀挀漀渀琀爀漀 渀愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 攀猀琀甀搀漀猀 搀愀 椀洀愀最攀洀⸀ 䰀漀渀搀爀椀渀愀Ⰰ 倀刀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀伀䐀刀䤀䜀唀䔀匀Ⰰ 䄀搀爀椀愀渀漀⸀ ᠀传 䄀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀ᤀ⸠ 䤀渀 吀刀䄀儀唀䤀一䄀Ⰰ 一攀氀猀漀渀 ⠀漀爀最⤀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 焀甀攀猀琀攀猀Ⰰ 琀攀漀爀椀愀猀Ⰰ 攀猀琀爀椀愀猀⸀ 䰀椀猀戀漀愀㨀 嘀攀最愀 䔀搀椀攀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀爀愀漀猀 䤀渀琀攀爀洀椀琀攀渀琀攀猀㨀 唀洀愀 栀漀洀攀渀愀最攀洀 愀漀 挀攀渀琀攀渀爀椀漀 搀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䤀洀瀀爀攀渀猀愀⸀ 䠀刀 䜀爀昀椀挀愀 攀 䔀搀椀琀漀爀愀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 䴀愀爀漀 搀攀 ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀䔀䤀堀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䰀甀椀稀 䜀甀椀氀栀攀爀洀攀 匀漀搀爀⸀ 伀 琀爀愀漀 䌀漀洀漀 琀攀砀琀漀㨀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 挀栀愀爀最攀 渀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀 搀攀 ㄀㠀㘀  愀 ㄀㤀㌀ ⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䘀甀渀搀愀漀 䌀愀猀愀 搀攀 刀甀椀 䈀愀爀戀漀猀愀⸀ 䌀漀氀攀漀 倀愀瀀椀猀 䄀瘀甀氀猀漀猀Ⰰ ㈀  ㄀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀䔀䤀堀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䰀甀椀稀 䜀甀椀氀栀攀爀洀攀 匀漀搀爀⸀ 匀攀渀琀椀搀漀 搀漀 䠀甀洀漀爀Ⰰ 琀爀愀瀀愀愀猀 搀愀 爀愀稀漀Ⰰ 愀 挀栀愀爀最攀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䘀甀渀搀愀漀 䌀愀猀愀 搀攀 刀甀椀 䈀愀爀戀漀猀愀Ⰰ ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀